Artigo no Público (P2), Jogos de tabuleiro (?!??!) para Idosos

Aparece um artigo no P2 de hoje (26-03-2005) sobre jogos para idosos a serem editados em Maio pela Majora.

Ainda não tive tempo para ler :(

Parece-me que é uma versão portuguesa do Trivial Pursuit virada para a cultura geral da população mais velha.

Mais um ponto a favor para que haja traduções decentes das muitas coisas boas que se pode jogar - e um ponto interessante para os nossos designers nacionais: um joguito simples consegue publicação da Majora e artigo no jornal porque é feito por uma psicólogo preocupada com a ocupação dos idosos.

Por acaso é uma coisa que já me tenho questionado imenso, porque tenho estado a trabalhar com idosos, que jogos de tabuleiro dariam para adaptar a eles. A animadora aqui (hei-de-a levar um dia destes aos nossos encontros ehhehe) tem um parecido com este do artigo, com questões de vários temas, tipo trivial, que temos usado.

Também se tem feito uma versão simplificada do werewolf que funciona relativamente bem.

E claro, não nos livramos tipo bingo e dominó....

Curiosa, curiosa é a opção da Majora. Que uma empresa pujante e com uma gama rentável nos segmentos que vendem (crianças e jovens) alargasse os negócio para os idosos até se compreendia. Mas uma empresa parada no tempo... só se for mesmo isso....

Sérgio Mascarenhas

Eu pensava que a Majora já tinha ido à falência à muito tempo :(

My bad...

Acho bem que explorem novos mercados, mas por outro lado tenho algumas dúvidas que estes jogos resultem numa classe etária elevada.

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Resultam em termos de instituições... de facto faz falta material para trabalhar com idosos.

Adaptar os "nossos" jogos, a idosos, é que me parece mais díficil, porque têm um maior nível de complexidade, e nem todos os idosos já têm capacidades/interesse de os aprender. E se nas crianças, dá para ir pela vertente jogos de destreza, nos idosos também é complexo ir por aí... Mas mesmo assim, acredito que haja alguns, que deste que eles tejam com paciência e interesse, até são capazes de gostar.

Concordo contigo.

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

[quote=Starita]Adaptar os "nossos" jogos, a idosos, é que me parece mais díficil, porque têm um maior nível de complexidade,[/quote]Estamos a falar de um Piranha Pedro ou de um Wings of War :) não de um Brass ou um Indonesia.

Claro lol

Daí dizer que até era possivel investir-se nesse campo, não se pode é exigir demais deles..tem mesmo de ser ir pela simplicidade. (não serem dependentes da linguagem; regras simples, jogos de curta duração, etc etc etc)

E também depende dos idosos.....mais ou menos dependentes, etc etc. Imaginar-me a ensinar um jogo a alguém já com alguma demência, é bastante complicado, por mais simples que o jogo seja...

[quote=Starita]E também depende dos idosos.....mais ou menos dependentes, etc etc.[/quote]Sim. Apesar de compreender que jogos simplistas como o referido neste artigo ajudem a senhora psicóloga no seu trabalho, felizmente também há idosos que não precisam de psicologia para nada - e esses, se calhar, até podiam curtir um Brass para relaxar ;) Vá, um Tinner's Trail.

Já agora, a melhor parte deste artigo ainda foi a réplica do MEC no dia seguinte.