As 20 grandes

Notas iniciais:
- As seguintes questões não são, nem pretendem ser, o supra-sumo do conhecimento de RPs, o seu único objectivo é que jogadores que as façam consigam iniciar uma conversa com o GM com quem vão jogar de modo a terem mais ou menos uma ideia do que podem esperar à mesa de jogo, tanto dos jogadores, do GM ou do jogo;
- Também podem ser bons pontos que um GM pode abordar quando tenta recrutar jogadores para uma crónica, de modo a eles perceberem o que podem esperar dele, dos outros jogadores ou do jogo em questão;

Vou compilar algumas questões que me pareceram pertinentes, colocadas por outros utilizadores (alguma são minhas hehe):(edit2)[quote=Troy Costick]1. Sobre o que é o teu jogo?

2. O que é que as personagens fazem?

3. O que é que os jogadores fazem?[/quote]A meu ver essenciais para perceber a onda do jogo, foram criadas para criadores de jogos mas não vejo porque não podem ser utilizadas neste propósito.[quote=Rui]a)Vais lançar-nos desafios atrás de desafios, esperando que os resolvamos através de uma sagaz combinação de sorte, inteligência e perspicácia, e skills?

B) Vais envolver os nossos personagens na história e no universo, permitindo-nos experimentar o setting como se estivessemos realmente a viver nele?

C) Vais colocar-nos problemas e dilemas morais que nos digam a nós, jogadores, alguma coisa, sem necessariamente envolver os personagens?[/quote]Parecem-me boas perguntas para determinar as agendas criativas em causa.[quote=the_watcher]1- Quantas sessões vai durar a campanha, aproximadamente?[/quote]Pode ser útil para estlabecer objectivos para a campanha (seja esta 3 anos, seja 3 sessões)[quote=the_watcher]4- É preciso haver um background extenso ou algumas linhas servem?[/quote]Acho útil porque define +/- o trabalho que um jogador tem quando cria o seu personagem.[quote=JMendes]Quem é que tem controlo e autoridade sobre a morte de um PC, o seu jogador, o GM ou a mecânica?[/quote][quote=ricmadeira]estamos em combate, estou a jogar um personagem muito fixe que toda a gente adora, e tu, GM, tens a sorte de sacar um triplo crítico atrás do screen que me vai matar. como lidas com a situação?[/quote]São boas questões para definir morte de personagens.[quote=RedPissLegion]existe algum NPC que tem menos probabilidade de morrer que outros NPCs ou PCs?[/quote]Para mim serve para perceber a diferença com que um NPC e um PC são tratados.[quote=RedPissLegion]Jogador VS Player: é suposto agirmos apenas pelo conhecimento do nosso PC? podemos dar dicas fora de personagem aos outros jogadores para avançar a historia? é suposto reagirmos a tudo "dentro de personagem" ou podemos passar certas partes frente?[/quote]Estas parecem-me úteis para definir o "ambiente" em que a crónica se vai realizar e o que é esperado dos jogadores.[quote=RedPissLegion]Como é que a crónica vai avançar?: existe uma história definida que temos que seguir à risca? existem pontos da história pela qual temos que passar, importante: quais esses pontos?, mas entre eles temos liberdade de acção? não existe nada predestinado para os jogadores e o GM apenas reage às suas acções[/quote]Parecem-me úteis para perceber como é que a história vai avançar.

Nota final: algumas destas questões podem não fazer sentido para jogos com input dos jogadores ("tradicionais"), se alguém melhor informado que eu colmatasse essa falha agradecia hehe.

Edit: Por alguma disse 20 como número de perguntas, mas isso é completamente subjectivo e não é base para nada.