A minha primeira ideia, ao comprar este jogo, seria trocar os "peões" de cartão por miniaturas, mas no entanto até que a arte deles encaixa perfeitamente no design global do jogo e acho que seria um crime deixá-los de lado.
E, já agora, parabéns pela vitória "épica".
Obrigado! ![]()
Já agora, que jogos cooperativos me aconselham para jogar com o meu filho. Não é preciso ser algo infantil, até porque ele entrou muito bem neste jogo. Estava a pensar no Robinson e até mesmo no Freedom, mas para além de caros, parecem-me ainda muito difíceis e com muitas regras a cumprir. O que acham?
Assim de repente, a preços um pouco mais em conta, Pandemic (que funciona muito bem a dois) e Hanabi (dá para dois mas acho mais engraçado com mais gente).
Se ele já estiver numa de entrar no mundo de Tolkien, o Lord of the Rings (não sei como anda em termos de preço).
_
Não tenho grande experiência em meninos de 11 anos.
O meu está para nascer a qualquer altura e daqui a uns anos já poderei falar com conhecimento de causa.
Actualmente jogo com a minha miúda de 5 anos. O primeiro jogo que joguei com ela foi o Carcassonne, tinha ela 4 anos e posso dizer-te que me ganhou com praticamente o dobro dos pontos.
Pelo que tenho lido aponto o que me despertou a atenção:
Fórmula D
Rampage
Kingo of tokyo
X-wing
Parecem-me jogos que ele gostará e pegará facilmente.
O Descent, Journeys in the Dark, com um tema mais pesado também me parece que ele poderá apreciar, necessita de algum conhecimento de Inglês e uma ajudinha de mais alguém (mãe/amigo) como dungeon master.
O importante, nestas idades, são os temas apelativos e as mecânicas bem desenvolvidas.
Sem um bom tema o interesse pelo jogo pode desaparecer.
Sem uma boa mecânica, perde-se a noção do tema, a linha de estória que motiva as nossas acções e nas crianças perde-se o interesse.
Na escolha de jogos para a minha filha normalmente começo por pensar:
Será que ela vai gostar de encarnar certo papel/estória?
Será que vai conseguir perceber as regras e mecânica?
Será que vai conseguir perceber o objectivo do jogo?
Será que a duração do mesmo não a vai cansar?
Respondendo às perguntas chego a uma compra informada.
O Freedom é surpreendentemente simples em termos de regras e gameplay! Ao mesmo tempo que permanece desafiante e com tema bem integrado. É realmente um excelente design, dai os elogios que tem amealhado. Diria que é tão fácil de aprender como o Pandemic.
Falhou-me na leitura que o foco seriam os jogos cooperativos.
Neste sentido aconselho:
Forbidden Island
Forbidden Desert
Pandemic (já apontado)
Flash Point Fire Rescue
Existe ainda (estes ainda não joguei, conheço apenas pela web):
Ghost Stories
Castle Panic
Dead Panic
Space Alert
Escape the Curse of the Temple (ou o remake com zombies - Escape: Zombie City)
Red November
O Pandemic e o Forbidden Island tenho no iPad, mas não me puxaram muito, mas se fossem jogos físicos, talvez mudasse de opinião.
Também tenho o Escape, que também costumamos jogar.
O Descent parece-me fantástico, é um caso a pensar. Podemos jogar só os dois, acho… Basta eu ser o dungeon master e o meu filho o herói, não é?
O Freedom peca pelo preço (a minha mulher mata-me com tantos jogos), mas nem é assim tão "heavy", óptimo. Vai já para a lista de futuras compras.
Vou "investigar" esses Flash Point, Panics e o Space Alert e afins.
Obrigado a todos pelas sugestões!!!
As esposas/mães são excelentes dungeon masters… normalmente já o fazem diariamente na nossa pequena masmorra (digo casa) apenas com outro nome (dona de casa). (Leia-se que neste caso os monstros somos mesmo nós)
Brincadeiras à parte, sempre pode ela assumir esse papel, envolver-se mais no mundo dos jogos, participar activamente na compra (diluir a pressão do investimento) e permitir um jogo mais rico de colaboração pai/filho, permitindo o convívio entre todos.
Também já utilizei as versões digitais e acredita que ficam a perder muito da atração do jogo.
Cá em casa o forbidden island já não vai muito à mesa pois revelou-se demasiado monótomo, pelo menos na nossa opinião.
Já o Pandemic tem sido alvo de várias incursões, com diferentes grupos e ainda não conseguimos vencer o jogo, na sua versão fácil.
O Pandemic é um jogo bem agradável para uma noite com a esposa (pelo menos assim o diz a minha).
![]()
É difícil, a minha esposa não gosta de jogar. Quase que a obrigamos quando é para jogar o simples The Three Little Pigs. Até para ela ficar a ver-nos jogar um bocado é complicada. Quer logo ir embora. :(
Ela também participa da compra, mas não usufrui nada.
Se soubesse mais cedo, tinha era arranjado outro filho/a ![]()
edit: Vou jogar mais vezes o Pandemic no iPad. Bonito o jogo é. ![]()
Estou convencido que existe um jogo (nos milhares já criados) para cada um. O difícil é descobrir qual é.
Sempre vai a tempo de mais uma mão cheia de filhos. Também existem uns jogos que ajudam nesta "Quest".![]()