As Lendas de Andor

Cá está mais um magnífico trabalho de tradução para português do kennerspiel des jahres 2013 (Jogo do Ano na categoria de "jogos avançados").

Desengane-se quem pensa que este é um RPG numa caixa com um pesado livro de regras.
O sistema de introdução à regras foi engenhosamente desenvolvido pelo autor, Michael Menzel, ilustrador de inúmeros jogos que todos nós conhecemos como o sejam o eternamente famoso Die Siedler von Catan (corrijam-me se errado).
Nas palavras do próprio, ele tentou passar para o jogo de tabuleiro a abordagem utilizada nos jogos de computador em que, ao longo do próprio jogo, vamos aprendendo a jogá-lo. Para o conseguir ele incorporou na estrutura das próprias lendas, tema central do jogo, a introdução a cada regra específica, à medida que vão aparecendo no jogo.
Com este sistema não só conseguiu desenvolver um jogo extremamente fluído como um jogo de apreensão fácil a quem está fora do mundo dos RPG tradicionais.
No lado dos críticos a esta abordagem tipo (utilizando terminologia dos jogos informáticos) "RPG on Rails" ( numa tradução livre poderemos referir-nos como RPG pré-determinado) a queixa comum é a potencialmente fraca rejogabilidade de lendas já jogadas e com "final feliz" alcançado.
No lado da crítica positiva existe quem defenda as múltiplas opções a tomar para conseguir realizar os objectivos de cada lenda, que variam de jogo para jogo. É referido ainda o desligar da incesante procura do monstro, do seu extermínio e do regojizo com os frutos do encontro, fortalecendo o personagem tipico do RPG. Aqui, o extermínio de cada monstro leva-nos um nível mais próximo do fim da lenda e do nosso previsível fracasso.
Existem umas certas semelhanças na forma de aplicação de jogo cooperativo com o Pandemic mas são apenas leves resquícios, sendo que o jogo é completamente inovador.
As ilustrações, como seria de esperar, estão magníficas.

Para rematar há que referir que ainda não tinha acrescentado este jogo à minha colecção pela reluntância dos meus co-jogadores ao extenso texto em inglês necessário descodificar para o usofruto do mesmo.
Com esta tradução em português este problema está resolvido.

Volto, como num post anterior, a dar os meus parabéns à Devir PT pelo excelente trabalho realizado e com esperança que continuem o trabalho realizado até agora, desejando-lhes as melhores felicidades no mundo dos negócios para que se possam manter saudáveis no mercado por longos anos.

Obrigado pela informação. Encomendado! :slight_smile:

Sim senhor… Parabéns :slight_smile:

Venham mais :slight_smile:

Entretanto, já passaram 24 horas, a minha encomenda ainda se encontra no estado a "MB - Aguarda Pagamento", quando na realidade já paguei. Mandei email para esclarecimento e…nada. Tentei telefonar, a máquina diz para ligar mais tarde. Como diria o Sócrates, porreiro pá!

Actualização: são 15h30 e voltei a ligar. Agora vai para o fax. A sério…para que é que querem endereço de email e telefone se não servem para contacto? :\

Há algum tempo que na Devir.pt o jogo aparecia com “Brevemente” mas estava disponivel na loja online.
Inquiri a Devir por email ao que ele responderam já estar disponível e, 2 dias depois o “Brevemente” desapareceu.
Como não iria estar em casa e receava o buraco dos CTT acabei por não encomendar logo.
Entretanto este domingo estive na capital e, ao visitar a fnac colombo, lá estava ele e não me escapou.
Em relação à encomenda online pode ser que seja apenas o fim de semana a atrasar o processo.

Fico contente por não ser o único a sofrer da febre da impaciência quando desejo algo. :stuck_out_tongue:

Confesso que sofro da "febre da impaciência", mas o que me está a incomodar mais é parecer que encomendei numa loja online do 3º mundo, onde agora é completamente impossível entrar em contacto com eles. Parece que foi no conto do vigário do príncipe da Nigéria. Não querem vender, devolvam-me ao menos o dinheiro…

Só agora vi que nem é fim de semana. Tenho que deixar urgentemente de trabalhar por turnos.

Assim sendo é estranha a falta de resposta.
Já há novidades?

Acabei mesmo agora de consultar o estado da encomenda. Está exactamente na mesma, a aguardar pagamento MB, quando já está pago desde segunda de manhã, dia 30 de junho. Também acabei de telefonar…é fax.

É…fui mesmo no conto do príncipe da Nigéria…

Alguém que more perto da Devir que lhes informe para atenderem telefonemas e responderem a emails, por favor…

o pagamnto por MB poder demorar até 24 horas úteis.

O que já nºao e muito normal é não atenderem telefones. bem…

Já atenderam o telefone. Disseram-me que o pagamento por MB pode demorar até 72 horas…right…Não há nada a fazer. É esperar.

Também já cai no erro de encomendar na devir.pt e é para esquecer…acabam por fazer as coisas… mas demoram imenso tempo, o atendimento ao público é fraco e no geral demonstram um pouco falta de profissionalismo. É pena porque, exceptuando alguns casos, costumam fazer edições muito boas dos jogos para português. Ultimamente têm optado pelo português do Brasil, o que eu percebo…mas recusei-me a comprar a 2ª edição da Guerra do Anel com Valfenda, etc., escrito no mapa lol. O mesmo vai acontecer com a Batalha dos Cinco Exércitos, penso que opterei pela versão inglesa…

Esqueci-me de mencionar que fiquei agradavelmente surpreendido pela edição do Lendas de Andor, o qual tenciono sem dúvida adquirir.

Eu já nem penso no jogo…é esperar e pronto.

Já temos novidades relativamente à entrega?

Já sim! Entregaram-mo ontem. Finalmente!!!

Levou "só" uma semana. Deve ter vindo da Amazon UK :smiley:

Mais vale tarde que nunca…

Agora toca a meter as lendas em acção.

Depois de as jogar algumas vezes estou a pensar traduzir e diagramar outras lendas (oficiais e outras) para português.

Se o fizer e assim que o fizer irei deixar aqui os links para os interessados…

Talvez lá para o fim do ano.

Já ontem fiz, mais o meu filho de 11 anos, a minha primeira lenda. Não correu lá muito bem, já que perdemos e de que maneira. Os gors eram mais que as mães!!

Está muito bem feito a maneira como vamos aprendendo as regras, jogando.

Não conseguimos entregar o pergaminho, já que sempre que matávamos um gor, o narrador subia, e claro, chegámos ao "N"…Não conseguimos atravessar a ponte…

Torna-se difícil o herói que leva o pergaminho não poder passar pela "casa" onde está um gor, tal como funciona normalmente. :frowning:

Ficámos supreendidos como apareceram tantos bichos ao longo da narração. Fui um choque! :smiley:

Adorámos o jogo!! O meu filho parece que jogou Andor toda a vida. Pena foi o resultado.

A tradução era uma excelente ideia, até porque o jogo está em PT-BR, o que é uma pena.

Uma dúvida que me surgiu: nesta 1º lenda, não podemos comprar equipamentos, pois não? É que seria mais fácil.

Dicas aceitam-se. :slight_smile:

Parece que num futuro próximo, geração dos nossos filhos, o PT-BR e o PT-PT vão ser coisas do passado.

O PT-PT vai ser substituido pelo BR-ANG. angry Nós não queremos aceitar mas é próprio das gerações "mais velhas" a resistência à mudança e à novidade. (E sim, estamos mais perto da meia idade do que da juventude crying)

Gostava de acreditar que seria por esse motivo que a Devir insiste nesta tradução, no entanto, percebo que a actuar simultaneamente no mercado PT-PT e PT-BR opte por uma tradução na linha do Brasileiro, até porque o português engole tudo com mais facilidade (exemplo prático a novela brasileira).

Por outro, seja qual for o português, é sempre um passo em frente na abertura de portas a pessoas com dificuldade ou aversão a idiomas estrangeiros.

Na realidade prefiro sempre a versão original, quando esta é em inglês (em alemão é para esquecer infelizmente) e o motivo é que muito se perde na tradução. Por exemplo imaginem uma versão traduzida do Munchkin!? Metade das piadas lá se vão…

Jogaram com dois heróis cada um ou só com um herói cada um?

Descobri que a dificuldade varia um pouco em função do número de heróis. Não é mencionado na instrução geral mas pode ser um incentivo à rejogabilidade 

Cada um jogou com o seu herói. Eu com o guerreiro e o meu filho com o arqueiro.

Ontem ao final da tarde conseguimos finalmente entregar o pergaminho. Foi uma alegria enorme!! Ainda para mais quando o meu filho pensava que não conseguiria entregar o pergaminho, na "casa" da cascata, ou pelas montanhas…Quando lhe disse que sim, pegou no arqueiro e vou vê-lo triunfal a correr para a Árvores das Canções! Até saltou da cadeira e fizemos um high-five! :smiley:

Chegou a ser épico: mais um dia/inimigo morto e chegávamos ao final da lenda "N", e perdiamos o jogo. E tinhamos 2 gors prontinhos para invadir o castelo no dia seguinte, onde já lá estavam 3. ÉPICO!!! ÉPICO!!! :smiley:

Ah! Alguém sabe onde poderei arranjar umas miniaturas para poder substituir, pelo menos, os heróis? Obrigado.