As minhas desculpas, para quem as merece (Associação de RPG)

Oh Rui, mas afinal, estamos a falar de quê? Das nossas gavetas? Tu tens uns jogos nas tuas, é verdade. E alguns em gavetas abertas ao público. Olha, também eu. Mas não é disso que estamos a falar. Estamos a falar da promoção do hóbi. Os jogos que eu tenho nas minhas gavetas, os que tu tens nas tuas e os que os demais amadores como nós têm nas deles são muito interessantes mas nada contribuem para a promoção do hóbi. Esta é a realidade, ponto final.

Os meus jogos e os teus são portugueses? Em quê? No facto de nós sermos portugueses? E daí? O meu Gentlemen Explorers é um jogo inacabado em inglês sobre as histórias de um autor francês (em tradução para inglês) e disponível num site americano. É tão português como o trabalho de investigação sobre o cérebro do Damásio.

O Vampire em tradução portuguesa é um jogo português (ou mais exactamente, brasileiro), é tão simples como isto. Baseado num jogo americano em inglês, é verdade. Mas jogado por falantes de português em contextos que lhes dizem alguma coisa. Como aquele grupo que existiu em Sintra que jogava Vampire num contexto sintrense. No máximo podes dizer que é luso-americano. Ou então, se quiseres, o Vampire em português é a expressão portuguesa de um produto transversal ao universo cultural a que chamamos Ocidente. Assim como o meu Gentlemen Explorers ou o teu Dara são outros dois produtos transversais a esse universo, mas neste caso expressos em inglês.

Além de que quando eu digo que é importante um jogo português em Portugal não estou a falar de uma divisão de fronteiras à antiga. A questão não é de fundamentalismo nacionalista, é de pragmatismo social. A sociedade portuguesa só consumirá jogos de personagem de forma mais extensa do que o faz quando tiver os jogos na língua em que comunica no dia-a-dia. Apenas isto.

Sérgio Mascarenhas

Concordo com essa ideia de se comunicar a ideia do RPG na linguagem própria do dia-a-dia através do veículo concreto e acabado de um produto de roleplay. Mas porque raio é que ainda ninguém dispendeu tempo para criar e publicar um e nós gastamos tanto tempo a discutir o possível mérito da sua futura mas hipotética existência? :expressionless:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Já aqui muito foi dito, nomeadamente através do meu colega do Tá Quinas sobre as nossas experiências na divulgação de D&D em Portugal.

Vou apenas deixar aqui 3 situações:

1- Eu comecei a jogar D&D com uma caixa vermelha de D&D base editada na altura pela Sociedade Tipográfica por volta do meio dos anos 90 e era completamente em português de Portugal, e não me lembro de existirem tantos jogadores de RPG na altura como agora. Portanto a expansão comercial devido a marketing depois da Wizards ter adquirido D&D se calhar acaba por ser mais importante que a existência do jogo traduzido para português.

2- Quando fui à GenCon UK em 2004 tive contacto com alguns game designers. Lembro-me particularmente de uma conversa com o criador do jogo Deadlands RPG (cujo nome confesso que não me recordo) a perguntar-me se nós em Portugal utilizávamos a mesma língua que no Brasil e que isso seria interessante para experimentar lançar produtos no nosso mercado que é quase insignificante.

Ao inicio dei-lhe uma resposta algo ríspida que implicava a sua ignorância em relação a geografia, do género: "O idioma chama-se português e o meu país chama-se Portugal. Vês alguma relação? Porque achas que o idioma falado no Brasil chama-se português e onde achas que surgiu?"

Isto além de provar que os americanos não sabem muito de geografia, serve também para mostrar na prática aquela questão do mercado. A tradução de um RPG para português não interessa a estas companhias porque não justifica o investimento. Existem traduções em fartura para português do Brasil porque há mercado para isso...

3- Vocês já deram uma olhada ao site português da Devir? A informação relativa a D&D é quase inexistente e a que há está desactualizada, inclusivamente há um separador a dizer TSR na parte de roleplay. A TSR já não publica D&D há mais de 10 anos! Neste último D&D Game Day não houve sequer uma menção na página online sobre este evento.Se o próprio distribuidor nacional dá a importância que dá ao jogo, e são os que eventualmente têm mais interesse na sua divulgação porque têm dinheiro investido e interesses comerciais, como é possível que haja uma maior divulgação por parte de amadores?

P.S: Peço desculpa por só dar exemplos com D&D, mas é o RPG que melhor conheço e que jogo há mais tempo. Sei que neste forum é uma espécie de filho bastardo que ninguém gosta de falar, talvez devido a ser mais "comercial". Mas é inegável que se este, que é mais comercial digamos, está neste estado em Portugal, então dá para fazer bastantes correlações com os restantes que não são tão "widespreads" como D&D.

https://taquinasocrl.blogspot.com

E tu acreditas mesmo que um rpg em português de Portugal ajudaria assim tanto a promoção do hobi? Um rpg escrito por um português que só o pessoal que aqui vem conhece ajudaria quando muito o seu ego.

E aquilo que a WotC faz com o D&D game day, como já foi dito? Vê as fotos do pessoal do Tá Quinas, que metem 40 pessoas a jogar D&D ao mesmo tempo. Queres mais divulgação que isso, em Portugal?

Em que é que a inexistência de um rpg em português de Portugual me impediu a mim, a ti, ao Rick, à Lady Entropy, ao Mariano, a outros que me esqueço, de publicar jogos amadores gratuitamente (e jogáveis!) em português de Portugal?

O que eu discutia era a tonteria nas tuas afirmações, que um rpg português só pode ser considerado tal quando for publicado em Portugal, que um rpg português publicado ajudaria o hobi, que não haja sectores na sociedade a funcionar por puro amadorismo, e finalmente a tonteria enorme que é considerar um jogo de uma língua/cultura passa automaticamente a ser de outra língua/cultura só porque foi traduzido.

Eu acho que já se discutiu de mais o ovo e a galinha; estou farto desta discussão e não consigo acrescentar nada à discussão original sobre a associação, por isso retiro-me.

–~~–

Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!



Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar!

Epá, nem tens que pedir desculpa nem me parece que assim seja. Falo principalmente por mim, mas acho que o D&D não é menor em nada. É um bom RPG de fantasia medieval táctica e é incontornável, com uma marca forte e no fundo um trend-setter. É tão incontornável e dado como certo (o próprio Taquinas já lhe faz boa justiça, por exemplo, e como ele existem muitos bons sites sobre D&D na internet) que acho que é por isso que não se fala tanto dele aqui como se calhar gostarias.

Existe aqui, aliás, muita gente que gosta dele. O Rick_Danger falou bem dele no último Jogador-Sonhador, o Rui anda a sonhar jogá-lo em Dark Sun (talvez na senda de uma mini-companha que eu e ele jogámos uma vez, já que também é o meu setting favorito de D&D) e tens por aqui o Demonknight, que é um dos mais activos e constantes Mestre-de-Jogo de D&D que conheço.

Não é o meu jogo favorito, o que se prestares atenção às coisas sobre quais escrevo, não é difícil de perceber porquê: sou um produto da geração de jogadores influenciada pelos jogos do World of Darkness, com os seus metaplots globais, super-poderes disfarçados e muita estética e pouca coerência. Contudo não deixo de prestar a atenção aos lançamentos da Wizards, às iniciativas que desenvolvem e outros assuntos que lhes são transversais. Eu ainda estou à espera de que a Devir em Lisboa tenha à venda o livros base da 4ª Ed. em Português do Brasil (já tenho os do Mundo as Trevas!) para eu introduzir novos jogadores.

No fundo o AbreoJogo é animado pelos gostos individuais de cada utilizador porque a sua filosofia é essa: dar sem pensar em receber. Quando é que alguém posta aqui alguma coisa sobre D&D? :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=Lord_of_Blades]Peço desculpa por só dar exemplos com D&D, mas é o RPG que melhor conheço e que jogo há mais tempo. Sei que neste forum é uma espécie de filho bastardo que ninguém gosta de falar, talvez devido a ser mais "comercial".[/quote]Achas?
https://www.abreojogo.com/campanhas_de_rpg/journey_thru_sea_fallen_stars_dd_4e
https://www.abreojogo.com/add_play_post
https://www.abreojogo.com/node/6836
https://www.abreojogo.com/2009/02/golpe_de_vista_4thed_dungeonsdragons
https://www.abreojogo.com/2009/08/e_vencedores_dos_ennies_2009_sao

Lá porque o Pesquisar não dá para procurar por palavras com menos de 4 letras, como "D&D" :) não quer dizer que este até não seja dos RPGs mais falados actualmente aqui no abreojogo. Até por Play by Post se joga.

Entretanto, parece-me que este tópico já descarrilou para um vasto assunto que é a divulgação do hobbie, onde cada um dos objectivos referidos merece o seu próprio tópico. Parece-me que a questão da criação ou não da associação já fez o seu percurso e, se para já ninguém tem nada a acrescentar, sugiro partirmos para outra.