Gostei de ler. Sim senhor, muitas e boas postas de pescada se mandam por aqui - e ainda falam em crise no sector das pescas... 
B0rg - obrigado pelo esclarecimento. Gostei de ler os threads e ver o que já se passou. Naturalmente que, como dizem os anglo-saxónicos, after all has been said and done, much has been said and little has been done; deve ser uma lei da vida.
Gostei de saber da Épica, até porque um dos meus hobbies é igualmente a leitura de ficção científica e fantasia. Podem ler uma lista das obras que já li aqui. Existe alguma relação entre os jogos em geral e a fantasia, mas pode não ser estatutariamente possível à Épica enveredar por essa área. Não me compete pronunciar-me sobre isso. Desejo toda a felicidade a todos os que se lançarem a dar força de todas as maneiras possíveis ao hobby dos jogos em geral: seja criando lojas, empresas, associações, fundações - seja no imediato, jogando. De preferência comigo!
Até porque o meu objectivo principal é jogar. O meu segundo objectivo é incentivar outros a jogar - porque se eu jogo, é porque o Mallgur me pegou o bichinho (como já tinha me pegado o bichinho da FC, colocando liberalmente toda a sua colecção de livros à minha disposição); e hoje existem mais umas dez pessoas que passam um bom tempo em Alcobaça com os jogos devido a mim, que partilhei com eles o meu hobby e fiz o que estava ao meu alcance para que eles pudessem disfrutar desta forma de lazer. Muitos outros foram convidados, jogou quem quis, tudo bem; o objectivo nunca foi a hegemonia. O que por um lado é pena, porque o ditador de hoje pode ser o Grande Português de amanhã, mas isso são outros quinhentos.
Não sei se tenho um terceiro objectivo, mas se o tenho não é certamente ser presidente (ou vogal, ou whatever) de qualquer associação. Já pertenci ao Conselho de Administração de duas fundações, e sou membro de algumas associações, pelo que sei o que espera quem se meter nisso: dificuldades, despesas, tempo gasto, frustrações a diversos níveis, acusações, e quando muito alguma satisfação pelo que se fez, se é que se conseguiu fazer alguma coisa. E estou apenas a falar dos bem intencionados, claro.
A Síndrome do Presidente da Junta é real: onde há uma réstia de poder e 50 cêntimos em dinheiro há a tentação da corrupção, e isso também não ignoro. Algumas pessoas são mais influenciáveis que outras. De forma que dou a maior força, e farei o que estiver ao meu alcance, mas não ambiciono cargos. Não quero e não preciso.
O que me motivou a lançar este debate sobre uma associação foi eu pensar que, para poder jogar melhor e incentivar outros a jogar, preciso de um outro espaço para o hobby. Já referi neste site que jogamos em minha casa; até aqui tudo bem, praticamente toda a gente joga em sua casa - mas em minha casa não pode entrar toda a gente para jogar, e enquanto assim for o tamanho do grupo não vai aumentar. E segue-se uma rant ao pessoal de Alcobaça que não tem correspondido às minhas expectativas: têm aparecido muito pouco para jogar. Tudo bem, cada um tem a sua vida; mas matematicamente é verdade que se a base de jogadores for 40 e não 10, a probabilidade de ter um tipo para jogar comigo e com a minha mulher é mais alta. Daí eu querer dar-me ao trabalho de encontrar um espaço aberto ao público para jogar: loja, biblioteca, escola, associação, seja o que for. Explico-me bem?
Penso que já demonstrei estar por dentro de diversos problemas por que passa quem quer organizar uma associação, ou trabalhar numa. O meu objectivo é abrir um espaço de jogo em Alcobaça. Em vez de falar numa associação, podia ter perguntado quem me pode ajudar a abrir o tal espaço; venho agora fazer esse pedido directo. Seja por intermédio de uma empresa ou associação já existente, seja dando-me indicações concretas de como o posso fazer. Ou vou dirigir-me directamente ao Município solicitando a cedência de instalações? Não me parece uma conversa de igual para igual.
Minar o abreojogo.com está fora de questão; agora, para quem disse que as coisas podem ser feitas em nome do abreojogo.com, duas observações:
- quem o disse não é dono do abreojogo.com, portanto talvez não o pudesse dizer? não sei;
- isso significaria que todos nós, comunidade do AoJ, depositamos suficiente confiança num gajo de nick "Tintazul" para permitir que ele nos represente a todos dizendo que a comunidade AoJ quer solicitar à associação X isto ou aquilo; e que se a coisa correr mal, todos ficamos mal.
Estou a ser claro? Para isso é que poderia servir uma associação – para apoiar as iniciativas dos sócios, dentro de limites estabelecidos. Não é pressa minha em pagar quotas, ser eleito para cargos, ou "regular" seja o que for. É só jogar e permitir que outros joguem. Aceito dicas nesse sentido. Que devo eu fazer?
Tais dicas não invalidam que se continue a debater uma possível associação, até porque há prós e contras de tal coisa. Quanto ao timing de tal coisa, pode não ser para agora, e até nunca vir a ser; só quero que quem mora em Lisboa e tem oportunidade de ir à Runadrake, Homem Azul, etc., e quem mora no Porto e pode ir à XXL, compreenda que há um gajo que vive em Alcobaça e que por isso não pode ir a nenhum desses sítios. E que eu sou a face visível de muitos outros que não jogam mais por falta de condições. Como posso criar condições? E como pode a minha experiência ser usada para que outros criem condições para si? É este o centro da questão. Para mim.
A dimensão do hobby... por um lado dizem que ainda somos poucos, por outro que existem muitos mais jogadores. Em termos numéricos, acho que não faz sentido criar uma associação que se entenda de âmbito "nacional" com menos do que cem sócios à partida. Sim, eu sei que não os teríamos agora. Não estou a falar de cem jogadores, que temos bastante mais do que isso em Portugal.
Fiquei sem saber se de facto já existe uma Associação Nacional de Jogos; se existir, alguém que me dê os contactos, por favor. Bem como de outras, mesmo que apenas tangencialmente relacionadas com os jogos; p. ex. Épica e Ludus.
Soledade: confirmo que sou cristão, mas não me sinto lançado às feras...
Penso que sim, sairá uma associação eventualmente; hoje somos dezenas a debater o assunto, daqui a uns anos seremos centenas. E aí, meus amigos - quem acha que deve ser membro sê-lo-á, quem achar que não tudo bem; desde que o objectivo da associação não seja a hegemonia total - do estilo "nós representamos todos os jogadores" ou "quem não é sócio é cocó". Se assim for, lá me encontrarão a lutar contra tal organização. De outra forma, serei sócio!
Entretanto, vou ver até que ponto é possível encontrar quem queira alinhar os seus objectivos com os dos jogadores, a ponto de me facilitar a vida aqui na "província" de Alcobaça. E caso não tenham entendido - os pontos numerados 1 e 2 acima são para resposta... porque se posso apresentar um pedido formal de colaboração/cedência de instalações/etc. em nome da "Comunidade AbreOJogo.com" fá-lo-ei, quando a oportunidade se apresentar.
Continuem a jogar... eu acabei de chagar de um fim-de-semana bastante produtivo, onde joguei nada menos que dez jogos que nunca tinha jogado - de Halli Galli a Fury of Dracula.