ausência estatística

Com já podem ter reparado, a minha presença online tem decaído de nível "Exalted" para nível "Wraith" :) Vários projectos e artigos estão em standby, pendentes pela fatídica falta de tempo que todos nósconhecemos eventualmente.

Mesmo assim, não queria deixar de contribuir para o portal com qualquer coisa, até porque tenho reparado, com uma certa pena - sendo eu nortenho de coração e gostando das pessoas com que jogo - que a malta cá de cima sofre de qualquer coisa estranha que faz com que não participem nestes foruns tanto como poderiam. Não só aqui como no  l5r.turnodanoite.com, no vampire.slamo.net/board, no www.magicportugal.net ou outros assim, dá a ideia que só há gamers deCoimbra para baixo.

Isto leva-me a pensar numa das peculariadades do nosso bem amado hobbie, uma que os distingue dos outros, tais como colecção de selos, golfe ou aeromodelismo. Que me lembre, em todas as formas de entretenimento que podem ser consideradas um hobbie, ou se está ou não se está. Quero dizer, ou se vai ao cinema regularmente ou não se vai. Ou se faz musculação ou não. Ou se junta latas e caricas ou não. Há um certo degrau de comprometimentono qual a grande maioria desse conjunto de pessoas se encontra.

No caso dos RPGs, temos uma curiosa versão contrária. Se um jornalista quiser fazer uma reportagem sobre construtores de barcos feitos com palitos, encontra-os nas suas eventuais reuniões e exposições anuais, mostrando as suas obras. É bastante simples: um indivíduo é considerado parte do hobbie quando tiver montado o seu barquito. Se o mesmo jornalista procurar roleplayers, para além de não saber por onde começar, nunca vai saber quem são e o que fazem. São os que compram os livros? Os maiores compradores de material são dos que menos jogam, são aqueles yuppies casados que não têem tempo para nada, só para acumular prateleiras de suplementos. São os membros deste forum? Temos aqui tão pouca gente queo hobbie já estaria defunto. Onde é que eles estão?

A verdade é que a esmagadora maioria das pessoas envolvidas no mundo dos RPGs são aquilo a que eu chamo de uma ausência estatística. Nunca compraram uma única folha de um suplemento. Não possuem dados. Nunca participaram em algum site na net. Nunca mestraram uma única cena. Nunca ensinaram ninguém a jogar. Se lhes perguntarem se são roleplayers, respondem que não.

Nós sabemos quem eles são. É o vosso amigo que convenceram a jogar. É aquela gaja que daquela vez apareceu. É o moço que passa lá por casa todas as segundas-feiras para gozar um bocado. É a namorada que vem com ele. Podem até por acaso jogar uma campanha um ano inteiro, mas não lhes faz diferença nenhuma.

Esta gigantesca massa silenciosa mostra que os RPGs têem, em parte, uma incrível capacidade para se adaptarem a muitos e diferentes grupos de pessoas. Por outro lado, deve servir de lembrança a nós - a elite que assume ter o seu hobbie - da responsabilidade de o fazer representar e crescer.

Obrigado a todos.