Aventura Z: Vol.1 Lovecraft - Análise

Aventuras no mundo de H.P.Lovecraft… :feather:


Descrição breve:

Aventura Z: Vol 1 Lovecraft é um jogo, ao estilo dos antigos livro-jogos, onde assumiremos o papel de investigadores no mythos de Lovecraft, tentando responder aos mistérios e eventos paranormais que assombram as populações locais e, possivelmente, salvar o mundo.

Número de jogadores e escalabilidade:

Este é um jogo para 1 a 2 jogadores. Existe escalonamento, se jogarmos com dois jogadores, só não é o mais “equitativo”. No entanto, mantém-se funcional e permite-te desfrutar da história com um amigo sem problemas de maior.

Duração:

As minhas sessões duraram em média trinta minutos por cenário, com vários cenários se entrelaçando e conectando, numa campanha global.
Achei bastante difícil largar o jogo sem ter chegado ao final da campanha, querendo ver o desenrolar da história.

Componentes:

Os componentes são simples, mas mais do que suficientes. Num mundo onde reinam as miniaturas de plástico, descobri que este jogo fica melhor servido com stand ins de cartão, mantendo a visibilidade do livro.
As jogadas de dados e os consequentes agrupamentos de resultados são uma forma diferente de obter o resultado, sem recorrer a dados personalizados, o que pode tornar o jogo mais caro.

Integração temática:

O Tema é o ponto central deste jogo, com as histórias integradas de forma brilhante com a jogabilidade, com algumas reviravoltas e surpresas muito interessantes ao longo do jogo.

Rejogabilidade:

Uma vez conhecida a história e todas as “surpresas”, a rejogabilidade não é um ponto forte.
Acho que no futuro pode ser vendido ou mandado para o fundo da estante, até que a memória se esvaia e ele possa jogar novamente.

Este jogo é para mim?

Se gostam de jogos narrativos, neste universo, e não se importam em jogar cada cenário/campanha apenas 1 ou 2 vezes até “despachar” o jogo então, sem dúvida, este é o jogo para vocês.
Este não é um jogo para o “matemático” interior, que gosta de calcular todas as variáveis e jogar sem parar até encontrar a melhor forma de vencer o desafio. Se este for o teu caso, é melhor procurar noutro lugar.
Se o espanhol não é o teu forte, talvez devas esperar que o jogo seja lançado noutro idioma, pois, pelo menos por enquanto, ele só está disponível neste idioma.

Custo benefício:

Depois de tudo que eu já disse, acho que o equilíbrio entre custo de produção e custo final para o consumidor está bem estabelecido, dando um ótimo retorno financeiro.

Pontuação:

2 Curtiram