Back to the dungeon, Ideas?

Assim um post mais terra a terra, mais aventureiro incurável e tal!

Back to the dungeon foi o ou um dos slogans de DD 3.5 (acho que foi da 3.5, ou será que foi mesmo de D20? whatever)

So, procuram-se ideias para o “Back to the dungeon” ideal! :stuck_out_tongue:

Bem, eu neste momento tou prestes a começar uma party mas antes de avançar com a campanha própriamente dita vamos fazer uma aventura mais tradicional, muito dungeon, muito hack’n slash, muita estratégia e táctica de porrada, acção, armadilhas, esse tipo de coisas, básicamente desafios qb sem grandes responsabilidades ou preocupações para além disso. Bem, apenas um mistério à volta na dungeon que vai ter a ver depois com a campanha mas isso não é importante. Para isto nem nos preocupámos sequer na razão para as personagens lá estarem sequer. Duas conhecem-se já em jogo, uma terceira não mas vão começar todas juntas, já amigos e já metidos na aventura sem qualquer preocupação de comos ou porquês. Os personagens existentes estão acompanhados por vários npc’s mas neste caso vão mesmo ser só pc’s, sem qq razão para a ausência dos npc’s. Portanto vão ser 3 personagens ao todo!

Básicamente isto vai ser algo fora da continuidade da campanha depois, para testar o sistema (uma coisa esquisita que eu fiz e que uso agora e que nem deve poder ser chamado por esse nome), testar a conversão das personagens (duas são convertidas de d20 e uma é completamente nova), tentar levar tudo aos limites e tal! Quando acabarem isto, então vão começar com as mesmas personagens na campanha, sem qualquer referência a esta aventura, mas espero que esta aventura apresente algumas pistas para o que virá eventualmente a acontecer. A ideia é que eventualmente, mais à frente na campanha esta aventura virá a acontecer de maneira semelhante, mas diferente. Já fiz isto antes duas vezes e correu bastante bem de ambas! :slight_smile:

A ideia agora é fazer uma coisa que puxe mesmo por tudo, pelos personagens, pelos jogadores, pelos dados, até esgotar a última gota de suor! Aquelas sessões em que o ppl acaba esgotado e apenas sobreviveu porque se esforçou ao máximo. Obviamente não estou muito preocupado se alguém ou mesmo todos acabarem por morrer lá para o fim.

Eu já tenho bastantes ideias mas tenho andado a pensar em maneiras de tentar melhorar as coisas.
Isso leva-me ao que eu quero com este post:

Ideias sobre o que uma tipica aventura destas assim levada ao extremo deva ter?
O que gostam de ver nestas coisas?
E não estou a falar de coisas especificas como este monstrou ou aquela armadilha. Mas tipo, alguns conselhos mais gerais de como levar uma situação destas aos limites e usá-la ao máximo em todos os sentidos?

Neste momento, tentando dar assim uma ideia muito geral da coisa: passado numa cadeia montanhosa/desfiladeiro/vale gelado, muita neve, muito gelo, tempestades de gelo, vou usar muito o ambiente e o clima e tal, cavernas, castelo assim na ravina, dungeon, muitos undeads, fantasmas e visões do passado do tempo em que o castelo foi construido e era habitado e tal, tesouros e informação perdida desse tempo, todos os cliches, incluindo um dragão!
Há a hipótese de em vez de os começar logo à “entrada do dungeon” por assim dizer, tipo já envolvidos no ambiente da aventura em si, começarem na “aldeia antes do dungeon” para fazerem também a parte de reunião de informação e preparação para a aventura em si mas ainda não tenho a certeza se vou ou não fazer isso!

Já há muito tempo que não jogo umas sessões assim e admito que até tenho algumas saudades! :slight_smile:

[quote=B0rg]Ideias sobre o que uma tipica aventura destas assim levada ao extremo deva ter?
O que gostam de ver nestas coisas?
E não estou a falar de coisas especificas como este monstrou ou aquela armadilha. Mas tipo, alguns conselhos mais gerais de como levar uma situação destas aos limites e usá-la ao máximo em todos os sentidos?[/quote]

Há um thread engraçado na Forge sobre isso, aqui

Básicamente, destilando as ideias que gosto mais:

  1. Aggressive scene framing: passa as partes fora de combate a correr, estilo, perder o mínimo tempo possível com compras in character ou pagar ao barqueiro para atravessar o rio;

  2. Poucos combates, mas lixados: EL = PL +4 ou assim.

  3. Nos combates, deixar claro o que está em jogo: não ser só matar e morrer, mas também “estes gajos guardam a grande porta que temos que atravessar” ou “se não vencemos o combate em X rounds eles dão o alarme!”.

Também tenho algumas sugestões próprias:

  1. Resolver todos os conflitos que não sejam dificeis com “conflict resolution”, ou seja, apenas um roll (para eliminar a palha). Desta forma os jogadores continuam a ter impacto no que se passa fora de combate sem isso dominar o tempo de jogo.

  2. Fazer variar o terreno em que se dá cada combate: uma tempestade de neve, o combate é num labirinto, numa falésia, etc. Serve para adicionar novidade, e para incentivar os jogadores a usarem o terreno de forma criava (eg labirinto - tentar dividir os inimigos e emboscá-los um a um :slight_smile:

  3. Adicionar complicações no combate para além do inimigo: um corredor estreito onde só se combate 2 a 2, um tanque com água gelada e a subir de nível a cada minuto, etc. Para além de darem um sentido de urgência ao combate, as complicações sendo neutrais podem ser subvertidas pelos jogadores - ou seja, tornam-se mais um terreno onde utilizar a táctica :slight_smile:

  4. Desenhar tácticas para o inimigo de antemão - dá um sinal de inteligência ao inimigo, tornando-os (na minha opinião) mais temíveis aos olhos dos jogadores (acho que se te limitares aos jogadores e inimigo rolarem iniciativa-ataque-dano os inimigos soam a máquinas ou a estatísticas, mesmo um mega-dragão fica mais parecido com uma catástrofe natural, que ninguém odeia, do que alguém sedento de sangue e odiando pessoalmente os jogadores :slight_smile:

JP

eheheh, já tinha lido isso antes mas já me tinha passado ao lado. Já fui reler, inclusive os comentários ao texto original! :slight_smile:
Tem lá bastantes coisas úteis ao que quero. Algumas coisas que não gosto e que sei que os meus jogadores também não mas outras bastante úteis! :slight_smile:

Tx


[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile…

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom!

Oi, :slight_smile:

Em termos de cenário específico, a Sunless Citadel, uma das aventuras de nível baixo do DD3 (níveis 1 a 3, especificamente) parece bastante bom para o que tu queres. É uma dungeon, e em termos de recursos, é bastante equilibrada, ou seja, exige mesmo um certo esticanço e põe em causa a capacidade de gestão do pessoal.

Ah, e é gira. :slight_smile:

Cheers,

J.

Bem, eu acho que depende um bocado dos jogadores. O grupo pode ter perferência por combates épicos, explorar locais estranhos, ou de resolver enigmas.

 Relativamente a combates, como ja foi referido, nada como os colocar frente a um inimigo poderoso, forçando a consideração de outras vias que não a de confronto directo (por exemplo, recorrer a objectos no local, atrair outro monstro rival para ali, etc). Outra forma de combate interessante é combate em massa... meter o pessoal no meio de uma batalha entre exercitos (Middle Earth anyone?).

Explorar é uma questão de visitar reinos e paragems distintas no universo em questão. Por exemplo, para os Forgotten Realms, seria muito interessante uma visita ao Underdark, seguido de um pulo a Waterdeep ou até às Ten Towns.

 Para os enigmas, não há nada como um local mais ou menos confinado, como uma cidade ou uma guilda de ladrões. Descobrir quem foi o assassino, quem levou a espada +3 do warrior da equipa... coisas interessantes. :D

Nestes ultimos anos de campanha acho que testei quase tudo... cheguei a uma conclusão. O objectivo é criar uma noite por semana onde nos divertimos... por isso cada campanha é feita à medida dos jogadores. Alguns gostam de combate, outros de explorar, outros das descrições...etc... é engraçado mutar a nossa capacidade de dmizar de acordo com o grupo e a campanha em questão. Sendo assim a unica sugestão que tenho para dar é esta: Divirtam-se, respeitando-se... T+.

 

 

[quote=Pitr]

Nestes ultimos anos de campanha acho que testei quase tudo… cheguei a uma conclusão. O objectivo é criar uma noite por semana onde nos divertimos… por isso cada campanha é feita à medida dos jogadores. Alguns gostam de combate, outros de explorar, outros das descrições…etc… é engraçado mutar a nossa capacidade de dmizar de acordo com o grupo e a campanha em questão. Sendo assim a unica sugestão que tenho para dar é esta: Divirtam-se, respeitando-se… T+.[/quote]

 

Amem