Back to the Future: Dice Through Time - Análise

Sorte? Para onde vamos não precisamos de sorte! :man_red_haired: :older_adult: :blue_car: :watch:

Breve descrição:

Oh não!
Alguém deve ter mexido na linha do tempo e corrompido o espaço-tempo com um acontecimento que se ramificou em múltiplas realidades futuras possíveis em que coexistem vários jogos com a temática do popular filme Back to the Future, preenchendo vários nichos e proporcionando experiências peculiares neste universo.
Great Scott!
Lançado quase simultaneamente com o jogo Back to the Future: Back in Time, da Prospero Hall, parece que a competição está cerrada, mas qual jogo é para mim? E este Dice Through Time cumpre o que parece prometer?
O jogo permite-nos viajar pelos 4 períodos de tempo onde Doc Brown e Marty McFly viveram as suas aventuras na trilogia de viagem no tempo a bordo do famoso DeLorean.
Assim como no filme, cabe-nos colocar vários eventos importantes em ordem, garantindo que os eventos mantenham a linha do tempo original.
Para isso contaremos com a ajuda do(s) DeLorean(s), coexistentes em diferentes lugares no tempo, Doc Brown e ainda, o personagem fundamental mas um tanto esquecido na trilogia, Einstein (o cão, não o cientista :sweat_smile: ).

Número de jogadores e escalabilidade:

É um jogo para 2 a 4 jogadores, porém é perfeitamente possível jogar com apenas 1 jogador assumindo o papel de dois jogadores.
Porém, com 3 ou 4 jogadores torna-se muito mais envolvente e divertido.

Duração:

A caixa diz entre 45 a 60 minutos e não mente. As nossas sessões duraram aproximadamente esse tempo.

Componentes:

Os componentes estão muito bem conseguidos, dentro da imagem do filme que os inspirou. Temos 4 cores, 1 para cada jogador, castanho/beje, azul, laranja e rosa. Cada jogador terá o seu próprio DeLorean em miniatura (todos com o mesmo modelo, não variando de acordo com a época a que “pertencem”).
Cada jogador tem ainda, surpreendentemente, 4 dados da sua cor e um tabuleiro que resume o que cada face do dado faz e onde podemos colocar os eventos/objetos a serem devolvidos no momento e local certos.

Integração temática:

Este é um jogo de dados. Os dados permitem realizar ações e podem até ser retidos ao longo do tempo para serem recuperados no futuro, uma das funções inovadoras que permite um bom jogo.
Tem um bom DNA da trilogia, fazendo um bom trabalho capturando a sua energia. Não é uma representação fiel do que acontece nos filmes, mas sim uma reinterpretação de como poderia ter acontecido ou que outras histórias poderiam ter surgido.
Ao mesmo tempo, conta com alguns objetos e locações icónicas dos filmes, dando uma piscadela aos seus maiores fãs.

Rejogabilidade:

Este jogo é, na sua essência, uma corrida contra o tempo, resolvendo puzzles sobre como optimizar a recolha/entrega de objectos, escapando ao rasto do tempo/Out of Time.
É imensamente rejogável e, por ser simples de montar, jogar e ensinar, é um jogo obrigatório para quem gosta de rolar dados.

Este jogo é para mim?

Se és fã de Back to the Future… já nem estás a ler esta análise e já tens este jogo na tua jogoteca.
Para quem não é fã, é um bom jogo cooperativo, com alguma sorte à mistura mas que proporciona um bom desafio e decisões estratégicas em equipa, embora possa sofrer um pouco da síndrome do jogador alfa como outros jogos do género.

Custo benefício:

Este jogo está disponível a preços acessíveis, proporcionando boas horas de diversão.

Pontuação:

Mais informações:

Back to the Future: Dice Through Time (BGG)

1 Curtiu

Boa análise.

Gostei particularmente do gráfico no final e da categorização dos vários aspectos.

Parabéns.

Venham mais!

1 Curtiu