Sou +/- como o Ricardo disse, imparcial sempre, não ando atrás dos meus pcs e abomino a ideia de DM´s que pensem que são eles as estrelas da coisa. Sim, já houve alturas onde toda a party foi ao ar, aliás uma, é o que dá quebrar um staff of magi..... Mas ai na altura em que foi toda a gente queria a grande explosão se era a única maneira de maneira o recurring villain (não é bom quando os pcs odeiam tanto um npc que estão dispostos a morrerem desde que ele morra também ;) ).
Mas claro, entendo bem o conceito que é um jogador fazer um mega background, investir muito num pc e vê-lo a morrer, agora essa questão põe-se mais nos sistemas onde a morte é final, ou seja não há recurso a uma 2ª hipótese, em D&D a morte ás vezes é um novo inicio, e para os pcs muitas vezes é algo de onde eles (porque têm os recursos, o poder, etc ) podem regressar. Claro que é mau morrerem, em termos de jogador o pc deles perde algo, em termos da personagem pode ser um grande trauma, provocar novas reacções, etc, tudo depende dos pcs e do modo como eles encaram a coisa.
Eu costumo avisar os meus pcs sobre isso, os dados caiem como caiem, eu interpreto os resultados, sou um DM que conta um jogo mas arbitra os resultados de maneira imparcial, se eles tentam fazer um slay living numa hydra no 1º round, e eu por detrás do biombo lanço um automatic failure... não vou dizer que ela passou porque seria a primeira vez que eu iria usar uma hydra (e todos sabemos como os DM´s adoram os seus bichinhos, o usar uma criatura nova..), aconteceu, ela morreu ao primeiro toque de um clerico após o resto da party atrair os AOO dela, foi uma boa táctica, permitiu uma vitória fácil, muito bem! Recompensa-se os pcs, haverá outras chances para usar outros monstros.
É assim que eu penso, e sei que tal não é fácil, muitas vezes um DM investe muito tempo a preparar uma sessão desde o encontro com npcs até à luta e ver tudo a desaparecer num round pode ser frustante mas.. acontece, são heróis e o próprio facto entra anos depois para a lenda da campanha.
No lado oposto há o facto de que quando eu saco um 20 e confirmo o critical, bem,, vai doer.. não vejo quantos hp tem o pc antes de lançar o dano e evito saber, rolo os dados, já calhou ficarem com -9 e com os certinhos e mortais -10 pontos de vida, acontece. A vida é dura para os aventureiros, se não fosse toda a gente iria enfrentar perigos...
Agora podendo ressuscitar até não é assim tão mau :P
Para os meus jogadores a acrescentar o facto de que o meu maior poder como DM é o modo como uso os monstros e as tácticas dos mesmos é a sorte que costumo ter, o Bruno Jacinto que o diga, assistiu ao meu lado numa sessão da WLD e duas mortes de pcs....
Mas enfim, para mim (e cada pessoa terá claro a sua opinião...) os heróis são o foco da história, são eles que me dão onde pegar para avança-la e inseri-la em algo global, e são eles versus o resto do mundo, eu não estou lá para matá-los, isso seria demasiado fácil e tremendamente injusto. Dragões podem cair do céu, etc, qual a piada? Piada é continuar a divertirmo-nos semana após semana, mesmo quando o DM vê ficarem com um dos dados dele porque naquela sessão já ia no 4º 20.... :P
Pc´s Deaths, TPK, Fumbles, Dm´s Criticals, and still they play with me! ;)