Sinopse:
Battle Sheep coloca-nos no papel de um pastor que vai procurar colocar todas as suas ovelhas a pastar, concorrendo pelo espaço com os seus adversários. No fim ganha quem tiver conquistado mais hexágonos!
Como se joga:
No início cada jogador recebe 16 discos de ovelha na cor escolhida e 4 cartões de pastagem. Depois de escolher o jogador inicial, esse jogador começa por colocar um dos cartões de pastagem no centro da mesa seguindo-se os outros jogadores à vez no sentido dos ponteiros do relógio. Uma nova pastagem tem de tocar pelo menos num dos lados de um cartão já em cima da mesa.
Depois de todos os cartões terem sido colocados em jogo, formando uma grande área de pastagem comunitária, o jogador inicial pega nos seus 16 discos de ovelha (empilhado) e coloca-o sobre uma das casas fronteira da pastagem, seguindo-se os outros jogadores à vez e no sentido dos ponteiros do relógio.
O jogo desenrola-se por ordem de turno e cada jogador no seu turno tem de escolher um dos montes onde tem ovelhas das suas, pegar na quantidade que desejar desse monte (mínimo 1 disco, máximo todos menos 1) e deslocar essas ovelhas para extremidade das diferentes linhas que se possam traçar a partir do monte de ovelhas de onde está a partir. Um monte de ovelhas adversárias ou não constituem um obstáculo à concretização da regra anterior por isso funciona como extremidade, ou seja, sempre que um jogador não poder alcançar a extremidade oposta ao seu monte por encontrar fichas de ovelhas nessa linha, para junto a essas fichas (obstáculo).
O movimento é sempre retilíneo não sendo permito zig zags no decurso do deslocamento.
Quando todos as ovelhas estiverem bloqueadas, ou não houver mais ovelhas para deslocar o jogo termina. O jogador com mais ovelhas distribuídas pela pastagem ganha o jogo. Em caso de empate ganha o jogador com o grupo de ovelhas maior (adjacentes umas às outras).
Avaliação:
Battle Sheep é um jogo abstrato originalmente editado com o nome de Splits em 2010 e que agora levou uma “pintura” temática relacionada com pastorícia. O resultado de tal mudança gráfica resultou numa melhoria notória na foram como se olha para este jogo, agora muito mais descontraídos e a apelar a um público mais jovem, no entanto… puro engano. Battle Sheep é um abstrato muito simples e engenhoso servido por material de elevada qualidade, uma caixa de cartão grosso com ilustrações muito agradáveis mas talvez desadequadas ao target que procuram alcançar.
As partidas são sempre muito tensas e rápidas e geralmente jogam-se sempre mais que uma seguidas.
Em suma, um bom jogo para introduzir abstratos com um nível de estratégia bastante interessante para quem quer conhecer este estilo!