Battlestar Galactica - Ou como a espécie humana precisa mais do que comida, população e combustivel para sobreviver.

[i]Não sei porque, mas este jogo dá sempre umas jogatanas incriveis!!


Firepigeon - Kara “Starbuck” Thrace
Sgrovi - Saul Tigh - [u]Admiral[/u]
FNunes - Galen Tyrol
Henrique - Sharon “Boomer” Valerii
DalimThor - Helo Agathon
Helena - Laura Roslin - [u]President[/u][/i]

No rendez-vous point da frota começaram-se a juntar as naves civis com os sobreviventes das 12 colónias. No entanto no encalço das mesmas iam aparecendo vagas sucessivas de atacantes Cylon. Dando tudo por tudo, os tripulantes da Galactica esforçaram-se por manter as hordas de inimigos à distância. Já com duas Basestars em curta distância a lançarem ataques incessantes à Galactica, fazendo estragos no hangar e perdendo combustivel, e mesmo assim os valentes pilotos nos Vipers conseguiam ir mantendo os caças Cylon à distância.O Almirante que tinha saído de dentro da garrafa, dirigiu-se às comunicações para forçar o reposicionamento de duas das três naves civis que se encontravam no sector mais desprotegido à rectaguarda prestes a serem desfeitas. Assim só uma nave velhinha de ferro-velho foi destruida quando o sector foi varrido na próxima vaga de ataque Cylon.

Entretanto entre a Colonial One e a Galactica uma troca azeda de palavras entre a Presidente e o Almirante, fez com que este destituisse a Laura e assumisse o titulo de Presidente. Esta troca de palavras era pontuada com as palavras de desconfiança da Starbuck à Laura. No entanto a Laura não se manteve quieta e num esforço titânico de manipulação politica recuperou o titulo para ser presa imediatamente, mas mesmo assim conseguiu maquinar de forma a mandar o Helo Agathon para lhe fazer companhia. No meio de toda esta confusão sobre quem mandava em que, e quem era quem, finalmente conseguiu-se fazer o salto FTL, deixando toda a frota Cylon para trás.



[i] - Este foi talvez dos inicios mais cinemáticos em que já participei neste jogo!! Só com as duas primeiras jogadas tinhamos quase toda a frota Cylon de ataque no tabuleiro, juntamente com quase toda a frota civil - tornando-se imprescindivel defender as mesmas - e todos os vipers em combate!! Com as basestars a despejarem canhoadas atrás de canhoadas em cima da Galactica, mas felizmente a maioria iam falhando o alvo. Entretanto a Laura/Helena tinha visto a carta de lealdade do Helo/DalimThor e quando perdeu a presidência ao declarar que ia voltar a ser presidente colocou-me com os alarmes todos a piscar - o resultado final de tanto ela como o Helo acabarem na prisão foi excelente, pois eu estava convencido que um deles era Cylon - tinha de confiar em alguém e decidi colocar a minha confiança no Saul/Sgrovi só para mais tarde ficar abalado nessa decisão.[/i]


Os próximos dois saltos foram feitos sem grandes problemas, resolvendo-se as crises que iam aparecendo. Com a Laura e o Helo na prisão e sem sequer conseguirem sair, uma vez que toda a tripulação decidiu olhar para o outro lado quando se desenvolveu uma gritaria entre a Laura e a Starbuck, com a primeira a gritar a sua inocencia e a segunda a proclamar que movia os céus para a manter na prisão!!! A frota entrou na rotina, em que após cada salto, a Starbuck e a Boomer juntamente com mais uns Vipers se lançavam em CAP's (Combat Air Patrol) em preparação para a frota Cylon que nunca chegou nesta altura a dar com a frota humana, ao mesmo tempo que os Raptors eram lançados à vez pela Boomer e pela Starbuck em missões de reconhecimento de forma a afastar a frota dos maiores perigos que aí vinham.

O Almirante Saul ia escolhendo os destinos, que segundo ele pouco faziam avançar a frota em direção ao objectivo mas que mantinham a mesma a salvo de piores eventos, fazendo com que a moral se fosse erodindo até um nível preocupante a meio da viagem, quando a Boomer se revelou uma Cylon simpatizante pela causa humana e foi parar à prisão imediatamente (o velhadas da garrafa nunca foi de deixar estas coisas da lealdade passarem impunes!). Claro que estes saltos curtos escolhidos pelo bebedolas, iam colocando a Starbuck de pé atrás quanto aos seus verdadeiros motivos.

[i] - A cena de ver a Laura/Helena a tentar fazer o teste para sair da prisão e a Starbuck/eu a declarar imediatamente que ia fazer tudo para a manter lá dentro, e o resto do pessoal todo sem se meterem, foi imperdivel!!! O Helo tb tentou sair mais aí penso que não fui só eu a impedi-lo. Básicamente estava toda a gente a pensar que um daqueles dois era um Cylon!! Nas várias crises que fomos ultrapassando a moral foi descendo pois queriamos estar com um dos indicadores a vermelho para a fase do Sleeper Agent, o que aconteceu com a mesma no inicio do vermelho. Aqui a minha confiança no Saul Tigh (Sgrovi) foi totalmente erodida. Porque raios é que depois de escolher um destino 2, escolhe dois destinos 1 ?!?!?! O primeiro ainda comi que o outro era pior, mas na segunda vez?!? Quando nos interessava saltar o máximo possivel, ele escolhe outra vez um destino 1.[/i]

Com metade da viagem feita e metade das personagens na prisão, o Almirante Saul decide depois de um interrogatório à Presidente Laura que tem 50% de certeza que esta não é uma Cylon. Por esta altura a frota Cylon reaparece numa avalanche que parece ir destruir toda a frota civil. A Starbuck é mandada uma e outra vez contra os caças Cylons, desfazendo num piscar de olhos mais de metade da frota inimiga. No entretanto o primeiro Cylon revela-se, era o Helo que já estava a desesperar no calaboiço da Galactica, e num acto cobarde tipico de um Cylon suicida-se para reaparecer na Ressurrection Ship.

A Presidente pede então um voto para sair da prisão, que nesta altura a Starbuck ajuda a passar, e com este avançar de acontecimentos aparece uma dificuldade que o chefe Tyrol suporta entusiasticamente a se passar, só para a moral da frota ser mais uma vez atingida, e mais um Cylon ser assim revelado!! A partir daqui passa-se a uma corrida contra-relógio, com a moral na frota totalmente em baixo, era necessário que esta chegasse a bom porto rápidamente antes do desespero tomar conta de todos. Mas tal ira revelar-se uma experiência de dar cabo dos nervos de todos. Por um lado os dois Cylons revelados tentavam de todas as formas possiveis desmoralizar a Frota, do outro lado os 3 humanos e a Cylon simpatizante tentavam forçar a Frota a saltar o mais rápido possivel.

Com a ajuda do Almirante, a Boomer lançava Raptors de forma a descobrir o melhor caminho, a Starbuck lançava-se sobre a frota Cylon, enquanto que a Presidente Laura ajudava com a força da sua fé a encontrar as melhores decisões. E finalmente, depois de mais um atentado Cylon, a Frota saltou para a segurança de Kobol.

[i] - NO ARAME!!! Isto acabou no arame!!! A moral da Frota no fim era 1 !!!! Mesmo depois do primeiro Cylon (Helo/DalimThor) se ter revelado, a ajuda da Laura/Helena a obrigar a várias votações em aberto foi essencial para impedir que o segundo Cylon conseguisse fazer muitos estragos. Mesmo assim quando o chefe Tyrol/FNunes se revelou, mandou-nos a todos para o desespero pois ficámos com a moral a apenas 2, e ainda precisávamos de 2 saltos para acabar!! Mais uma vez a Presidente ajudou, primeiro com a capacidade de escolher de entre 2 cartas de crise, o que permitiu escolher uma que ao passarmos o teste ficarmos com menos 1 de distância de Kobol, e depois ainda ajudou a recuperar um de moral para a mesma ser mais uma vez atacada pelos dois Cylons!!! Que jogatana fenomenal!! E depois ainda o Sgrovi teve de me estar a mostrar porque carga d'água é que tinha escolhido aqueles destinos de 1!! É que ele tinha mesmo razão, os outros eram bem piores!!![/i]

Gostava de ver por aqui os comentários dos outros jogadores se possivel!!

Um obrigado a todos!!

grande jogo =)

2x(uma sem completar) e em ambas sou cylon lol é preciso sorte :p

o jogo ta mt bom adorei e axo que prefiro ser cylon :x

grande jogo hehe e com uma grande sorte se safaram (tb axo que me devia ter revelado mais cedo Cylon)

Star YellowStar YellowStar YellowStar YellowStar Yellow po session report ^^

(eu disse ke dava pa um sr fixe :P)


Thumbs UpThumbs UpThumbs UpThumbs UpThumbs Up

BSG dá sempre no mesmo.... grandes histórias.

Também já tenho algumas histórias fantásticas... maditos Cylon 's.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

..gostei muito do jogo, mas ando a ficar com a ideia que os Cylons são um bocado mansos. Se a tripulação se mantiver unida e não perder acções em disputas e suspeitas, os humanos devem ganhar quase sempre.

esta [url=https://www.boardgamegeek.com/thread/382847]pool[/url] coloca os Cylons à frente por uma pequena margem.

[quote=Firepigeon]esta [url=https://www.boardgamegeek.com/thread/382847]pool[/url] coloca os Cylons à frente por uma pequena margem.[/quote]Não digo que os cabeça-de-Kit não tenham armas poderosas à sua disposição, mas parece que as estrelas têem de se alinhar para que eles vençam. Talvez uma variante que cozinhe o baralho de crises à moda de Pandemica ajude?

Já fiz uso dessa variante e posso dizer que faz com que o jogo funcione melhor nesse particular.

Contudo, tenho algumas reservas face ao metajogo. E porquê?

Fácil, se houverem muitos fogos para apagar, os Cylons sentem-se algo constrangidos por darem um verdadeiro açoite nos humanos. E torna-se mais difícil passar por Cylon não revelado nestas circunstâncias. Perde-se muito do metajogo, porque a maioria das acções torna-se ainda mais óbvia. Digo eu.

Últimas jogatinas...

Cylon ou não, vais é para a "Brig" logo no arranque... eheheh

"E o Cylon sou eu?" - Dugy (Parafraseando Scolari)

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Já joguei 20 vezes BSG. Dessas 20, em 15 delas fui Cylon (aproximadamente). Nessas 15, ganhei umas 10 vezes (aproxidamente).

Por mero acaso, ainda não jogaste comigo, sendo eu um dos Cylon. Evilgrin

Tudo depende das circunstâncias e do timing em que os Cylons se revelam e quando decidem usar as suas super Crises.

E depende dos modelos. Eu sou um modelo Cylon do caraças.

Desculpem a presunção.

Últimas jogatinas...

Gostei imenso e não pensei que o jogo fosse tão giro.. :)

Só lamento ter passado tanto tempo na cadeia... não há muito que se possa fazer por lá. :P

Quanto ao report: Star YellowStar YellowStar YellowStar YellowStar Yellow!

A abelha metálica a falar... Pois, pois, este é um dos modelos que eu vos falava. Fraquito... tou a brincar.

Fez um dos melhores actos de revelação já vistos. Convenceu o Crashburner a usar uma Ordem Executiva nele para mandar o mike.pt para a Prisão. E que é que ele fez? Era o Adama e não poderia activar a localização Quartel do Almirante. Mas era também o Presidente. Usou uma Ordem de Prisão do Quorum para mandar o... Crashburner para a Prisão e revelou-se como 2ª acção. E o Cylon sou eu...

No entanto, perdeu ingloriamente quer neste quer noutro episódio. Nesse outro episódio os recursos ficaram 1 - 4 - 1 - 3 ou 2. Os humanos acabaram com 2 vipers e 4 naves civis no tabuleiro (mais nada nas reservas, nem raptors) e no último ataque tudo ficou dependente duma nave civil a ser destruída. Se fosse uma que fazia perder moral...

Cuidado com este modelo Cylon. Tem ferrão e tudo...

Últimas jogatinas...

O Dugy já está a escrever um manual sobre como ser um chato choramingoso do catano enquanto está na cadeia.

Isto de ir para a Brig na 1ª jogada é tramado, e ainda por cima ficar lá quase todo o jogo, com direito a saída precária (1 turno ou dois) para depois acabar o jogo ainda na cadeia. É o que dá jogar com o Gaius Baltar... comigo... vai para a Brig.

Também já passei por essa situação e há sempre muito a fazer... instigar as hostes e mostrar-se um humano valente de talento desperdiçado (choramingar não resulta!) - há que meta-jogar...

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

esta. Abelha Cylon...

Eu achei que fazia sentido para nós, que éramos humanos não envolvidos na disputa, devolver a presidência à Laura para diluir o poder, se não depois o almirante e presidente pode virar cylon (ou já ser) e afundar a nave com facilidade. O meu problema foi ser a Boomer, que não compra cartas necessárias para a votação, só pode votar contra.

E o jogo é muito bom, também achei que fosse gostar menos, mas acho que deve ser ainda mais divertido ser cylon. Escolhi a Boomer para aumentar as chances e o máximo que consegui foi ser um cylon simpático. :/
Menos mal que os humanos venceram. :)