Bees - The secret kingdom

Sinopse:

Bees é um jogo de cartas durante o qual os jogadores vão recolher pólen para o entregar na colmeia e com ele se poder produzir o melhor mel das redondezas!

Como se joga:

⇒ Setup

Baralham-se as cartas de pólen (verso azulado) e forma-se um monte de reserva no centro da mesa.

Baralham-se as cartas de mel (verso amarelado) e depois cria-se um monte de reserva com 5 cartas por cada jogador mais 5 cartas suplementares. Numa partida com 3 jogadores, por exemplo, o monte de reserva seria formado por 20 cartas de mel (5+5+5+5). As cartas que sobrarem são colocadas na caixa e não entram em jogo.

O monte de reserva das cartas de mel são colocadas no centro da mesa. Desse monte revelam-se 4 cartas.

Separam-se as diferentes gemas coloridas (pólen) e colocam-se no centro da mesa de forma a que todos os jogadores lhes cheguem facilmente.

Começa o jogador mais novo na mesa que tira 1 gema na cor que quiser; em seguida, no sentido dos ponteiros do relógio, cada um dos jogadores seguintes, tira 2 gemas de qualquer cor.

⇒ Desenvolvimento

O jogo vai sendo jogado por rondas sucessiva até que a última carta de mel seja retirada do monte de reserva. No seu turno cada jogador escolhe uma de duas ações possíveis:

  1. Tirar cartas de pólen
  2. Produzir mel

Se o jogador optar pela primeira ação, bisca 2 cartas do monte de reserva de cartas de pólen, escolhe uma e descarta a outra. Da carta escolhida recebe as gemas de pólen nas cores indicadas pela carta (canto superior direito); em seguida todos os outros jogadores também podem tirar gemas da reserva, mas apenas o que estiver indicado no canto inferior esquerdo da carta. Após todos terem recebido gemas, o jogador descarta essa carta também.

Exceção: nenhum jogador poderá ter mais do que 3 gemas da mesma cor na sua reserva pessoal. Sempre que isso possa acontecer, o jogador simplesmente não executa a ação.

Sempre que o monte de reserva de cartas de pólen se esgota, baralha-se o descarte e forma-se um novo monte de reserva com ele.

Se o jogador optar pela segunda ação, escolhe 1 das 4 cartas de mel visível no centro da mesa e compra-a, pagando as gemas correspondentes; em seguida executa a ação indicada pela carta e por fim coloca-a à sua frente com a face visível. Antes de passar a vez, o jogador preenche o espaço deixado vazio com uma carta nova do topo da reserva de cartas de mel.

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina no final da ronda em que a última carta da reserva de mel é revelada; obviamente que o jogador que despoletou esta situação já não joga mais nenhuma vez, e no caso de ser ele o último dessa ronda, o jogo termina imediatamente após concluir o seu turno.

Depois de todos contarem os pontos das suas cartas de mel, somam ainda 1 ponto por cada conjunto de 3 gemas de pólen que tenham na sua reserva pessoal.

Ganha quem tiver mais pontos!

Avaliação:

Bees the secret kingdom é um jogo de caixa retangular de pequeno porte e com uma qualidade de produção acima da média para o género.

Um dos maiores atributos que podemos dar a este jogo é a qualidade gráfica soberba das suas ilustrações e o tamanho enorme das suas cartas (estilo Dixit); a paleta de cores é absolutamente encantadora e a qualidade global dos componentes surpreendente.

Em termos de mecanismo de jogo estamos perante um filler linear com regras super simples que se adequada sobretudo a um público mais infantil. As tomadas de decisão são poucas e o espaço para a estratégia quase nenhum. Turno após turno tudo parece muito repetitivo, sem necessidade de tomar decisões muito complicadas. Basicamente recolhemos gemas para comprar cartas de mel e assim se vão encadeando turno após turno… É pouco e às vezes aborrecido.

O caso paradigmático de Bees é que as ilustrações se sobrepuseram à ideia do jogo; e é pena, porque a este conjunto só lhe faltava mesmo ter um jogo à altura da sua qualidade gráfica! No entanto, nada como experimentar para terem opinião fundamentada pela vivência.