Uma Terra de Sobras
Os 200 anos seguintes passaram sem eventos significativos na história de Darokin. A maioria das vilas e aldeias governavam-se a si próprias, enquanto algumas das grandes cidades, nomeadamente Akorros, Darokin, Corunglain e Selénica, começaram a exercer alguma influência nas terras circundantes. O contacto e comércio com outras nações melhoraram, especialmente com Alfheim e os Five Shires.
Os conflitos com os orcs foram mínimos nesta época, com uma notável excepção. A cidade fronteiriça de Ardelphia foi saqueada e arrasada em 846 AC por um gigantesco exército de orcs que atravessou a fronteira nas Broken Lands. Felizmente, os orcs rapidamente caíram em discussões internas sobre o saque e o seu exército desfez-se e regressou a casa sem causar mais estragos.
Mas os eventos mais significativos da era de 725-925 AC foram as contínuas migrações de refugiados de outras terras. A medida que os seus vizinhos selavam os seus destinos, os perdedores dessas lutas entravam em Darokin. A história repete-se por todo o lado: Em 828 A, os Principados de Glantri estabeleceram a sua independência e expulsaram todos os anões, alguns dos quais fugiram para sul, para Darokin. Também no inicio da primeira década de 800 AC, os Emiratos de Ylaruam declararam independência, e os que eram leais aos antigos governantes foram convidados a sair, muito dos quais acabaram também, em Darokin.
No início do 10º século, colonos de Thyatis reclamaram o Ducado de Karameikos, e muitas das pessoas que lá viviam decidiram ir para Darokin. Em boa verdade, quase todas as grandes nações em redor de Darokin tinham um grupo de pessoas a lutar por elas, e os derrotados de cada um deste conflitos vieram para Darokin, a única terra que, aparentemente, ninguém queria.
Hoje, Darokin tem grande orgulho no seu “caldeirão de sopa” populacional quando muitos dos seus críticos chamam a Darokin a “Terra das Sobras”, uma frase que se espalhou por todo o lado e se tornou uma divisa nacional não oficial.
A Ascensão dos Mercadores
Desde que os Eastwinds usaram armas e bens dos elfos de Alfheim para persuadir outras tribos humanas para se aliar a eles, os Darokinianos sempre equacionaram riqueza com sabedoria. É parte integrante do seu carácter nacional. Assim, não é surpresa nenhuma que à medida que os Reis de Darokin perdiam poder e eventualmente desapareceram, as pessoas olhavam para os ricos donos de terras para orientação e liderança. Apenas os mais ricos podiam contratar tropas, manter estradas transitáveis, e construir fortalezas. Uma vez que estas coisas, que os ricos faziam para proteger os seus bens, tinha um benefício natural para todos, muitos dos donos de terras locais encontraram-se com as rédeas da liderança em mãos, e quer o quisessem ou não, gradualmente tomaram o poder.
Mas a riqueza em Darokin não está apenas ligada à posse de terras. Numerosos outros aspectos do clima e da geografia combinaram-se para dar origem ao que Darokin é hoje. As regiões agrícolas da nação, por exemplo, não têm rival no Known World, e criam enormes excessos anuais de tudo desde sementes e madeira a fruta e produtos lácteos.
A indústria mais “pesada” também não foi esquecida em Darokin, pois o poderoso rio Streel providencia uma constante fonte de energia para moinhos e afins. Com uma terra tão próspera em seu redor, não demorou muito até que alguns visionários Darokinianos começaram a organizar grandes caravanas para transportar os seus bens para outras terras.
Tendo tudo em conta, o negócio tem sido favorável. Quer os mercadores se confinassem a negócios de baixo lucro e baixo risco em portos próximos para vendas rápidas a mercadores marítimos, quer guiassem uma caravana durante meses antes de alcançarem um destino longínquo, os Darokinianos tornaram-se rapidamente nos mestres indisputados do comércio terrestre. Quantos filhos pobres de agricultores ou moleiros tornaram um punhado de moedas numa grande fortuna, adquirindo poder e respeito no processo.
Assim como os seus primos, os donos de terras, os mercadores de Darokin começaram a preencher o vácuo de poder deixado pelo declínio da monarquia. O resultado foi, durante um tempo, um remendo de “governos privados”, onde os indivíduos ricos providenciavam os serviços básicos de governação numa área por uma taxa. Uma vez que estas eram usualmente menores que as taxas cobradas pelos Reis de Darokin, as pessoas estavam mais do que satisfeitas em pagá-las.
Estes pequenos governos privados eventualmente começaram a fundir-se quando se tornou claro que era economicamente eficiente de se fazer, até que os líderes das maiores conglomerações se reuniram na cidade de Darokin em 927 AC e estabeleceram o que é hoje conhecido como a República de Darokin.
A Ascensão dos Diplomatas
Desde a Elfwar, Darokin conseguiu não envolver-se nas muitas guerras de revolução e conquista que se travaram em seu redor. Isto é, deliberadamente, o resultado de um planeamento cuidadoso e trabalho árduo.
O interesse de Darokin na diplomacia tem um fundamento económico. Embora seja verdade alguns lucros podem ser obtidos no comércio de bens de guerra, esta é, em ultima análise, má para o negócio. Pessoas mortas não compram, e vilas arrasadas não têm grande viabilidade económica. Os mercados marcados pela guerra levam muitas vezes décadas a recuperar.
Com estas realidades económicas em mente, muitos dos grandes mercadores de Darokin iniciaram a arte da negociação e da diplomacia para travar rapidamente conflitos, e mais importante, para prevenir as hostilidades antes destas surgirem.
O primeiro dos chamados “Grandes Diplomatas” foi Sasheme Vickers, um comerciante júnior da casa comercial Umbarth. Antes da Grande Fusão em 927 AC, a casa Umbarth controlava a cidade ocidental de Akesoli. Quando uma disputa surgiu entre os Atruaghin Clans e Glantri, não foi necessário um génio para perceber que, se se iniciasse uma guerra. Darokin (e Akesoli em especial) seria apanhada no meio. Vickers auto impôs a si próprio a meta de negociar a paz entre as duas nações. A disputa não foi, felizmente, grave e Vickers conseguiu que ambas as partes retirassem os seus exércitos a falassem sobre os seus problemas.
Não demorou muito que outras casas comerciais de Darokin tomassem conhecimento disto. Vickers tinha salvo a sua casa de centenas de milhares de daros (gp) de prejuízo, e em breve todas as casas tinham diplomatas as seu serviço.
Inicialmente, as coisas foram um pouco duras pois muitos destes diplomatas “faz de conta” não tinham nem treino formal nem apetência para a profissão. Eram frequentemente mercadores falhados que não tinham para onde ir. Mas ao longo do tempo, os que eram “maus” no serviço foram filtrados, e os mercadores de Darokin tinham um corpo de negociadores hábeis à sua disposição.
Um das provisões da Grande Fusão de 927 AC, quando nasceu a República de Darokin, foi que todos os negociadores das casas comerciais fossem entregues ao novo governo para formarem o Darokin Diplomatic Corps (DDC). Hoje, o DDC tem numerosas responsabilidades, incluindo: Manter boas relações com todos os vizinhos de Darokin, resolver disputas entre vizinhos (especialmente se Darokin está no meio) e negociar acordos comerciais de todo o tipo, tanto dentro como fora de Darokin.
_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”