Betrayal at House on the Hill - Análise

Um Padre, uma Cigana e uma Menina entra numa casa… :scream:


Descrição breve:

Este jogo é uma aventura de terror. Esta aventura de terror é um jogo. Na verdade é um pouco de tudo. Um verdadeiro RPG numa caixa, onde vamos encarnar os protagonistas de um filme da era de ouro dos filmes de terror B, onde tudo pode e vai acontecer, incluindo reviravoltas e traições que não esperávamos.
É muito mais que um jogo, é uma experiência.

Número de jogadores e escalabilidade:

Este é um jogo para 3 a 6 jogadores, mas quanto mais melhor, pelo menos na maioria dos casos.
Não há escalonamento entre o número de jogadores, o que por vezes vai desequilibrar o jogo para um lado ou para o outro. Esta é uma das maiores críticas feitas a este jogo mas, na minha opinião, o que o torna ainda mais temático. Em um filme de terror, normalmente, as chances não são equilibradas do lado da vítima, certo?

Duração:

As nossas sessões duraram em média sessenta minutos por cenário, podendo ser mais curtas ou mais longas dependendo das circunstâncias. Com este jogo, você nunca sabe o que vai acontecer.

Componentes:

Os componentes estão embutidos no tema, as miniaturas são pré-pintadas, mas não esperem uma pintura profissional.
Os dados são personalizados, parecendo incorporar o horror e a imprevisibilidade do jogo.

Integração temática:

O tema é o jogo inteiro. Onde falha é em integrar uma história maior que interconecta os eventos e explica a sequência de eventos que levaram a esse momento. É por isso que nós, os jogadores, temos que preencher as lacunas e criar uma teia narrativa entre todos. Daí o brilhantismo desse jogo, a criação de uma história entre nós e os nossos amigos, as estratégias desenvolvidas e aquele amigo malvado que se virou contra mim!
Sim João, estou a falar de TI!!

Rejogabilidade:

Esta experiência… desculpem… este jogo tem uma forte rejogabilidade. Existem 50 assombrações na caixa.
Se eventualmente jogarem todas elas, sempre poderão comprar a expansão. Depois ainda temos a versão Legacy (esta sim já com uma história global…fica para outras núpcias). Depois disso, sempre podem comprar a 3ª edição.
São algumas boas noites…

Este jogo é para mim?

Se adoras filmes de terror, não podem perder este na vossa estante e na vossa mesa.
Quem não gosta tanto de terror, ou tem um grupo mais “limitado” em capacidade narrativa e atuação, pode deixar este de lado…

Custo benefício:

O custo deste jogo é muito bom para um jogo desta magnitude.
Um bom investimento.

Pontuação/Análise:

2 Curtiram