Olá pessoal.
Publiquei na sua totalidade o meu novo jogo Big Brother Zombie. Foi publicado em 1º lugar no blog que mantenho com o Mariano, o Ideonauta, mas podem também encontrá-lo disperso por outros foruns, como a rpg.net, a forge e a story games, porque quis que o jogo estivesse acessível ao máximo de pessoas possível, ao contrário do 101, que só meia dúzia de pessoas conhece (mas espero re-publicar no blog logo consiga convencer o Mariano a escrever a brutalidade de ideias que ele tem para o setting).
O Big Brother Zombie não é um roleplay típico.
Há várias coisas que o distingue:
-a falta de um plot convencional: não existe plot; são postas pessoas numa casa, e têm que sobreviver às várias hordas de zombies até só restar um, que ganha o jogo
-o jogo pode ganhar-se: não foi nunca intenção minha ao escrever este jogo como um jogo sem fim; o jogo tem um fim, e só acaba quando um dos jogadores o ganha, sendo o último sobrevivente
-é um jogo verdadeiramente cooperativo: existem mecânicas para garantir que isto aconteça; não são mecânicas originalmente minhas, mas assentam como uma luva aqui
-é um jogo competitivo: mais uma vez, existem mecânicas para garantir que isto acontece, e a própria finalidade do jogo (só pode sair um) garante que assim acontece
-o importante não é o setting, mas os jogadores: em vários rpg’s o ponto que vende é o setting (recordo-me de vários, desde os baseados em licenças, como o Galactica ou Star Wars até ao Warhammer 40k) noutras é um lançamento de novas regras ou edição (como o D&D ou o Exalted), mas aqui o que realmente interessa são os jogadores e a maneira como reagem à adversidade, os zombies sendo apenas pano de fundo e catalizador para as emoções que andarão à flor da pele
-joga-se melhor com mais pessoas: tenho certeza que o jogo brilhará com 6 ou mais jogadores; menos que isso e as relações que se possam formar não terão a mesma profundidade. Por isso também estou convencido que pode funcionar melhor como um filler (numa noite em que se queira jogar alguma coisa e se esteja farto do Pictionary) e ainda como rpg introductório (toda a gente conhece o Big Brother, toda a gente sabe o que é um zombie, e as mecânicas são fáceis de perceber)
Não é um jogo para toda a gente, mas também nunca foi essa a minha intenção. Não o fiz para ganhar dinheiro, mas como satisfação pessoal de ver pessoas a jogá-lo, ou pelo menos a manifestar interesse nele. Por isso não espero a maior das aceitações, nem espero que daqui a 5 anos ainda se fale nele ou ainda se jogue. Quero, isso sim, é que as pessoas continuem a associar o meu nome a criatividade e vontade de fazer coisas novas pelo hobby.
Posto isto, peço-vos desculpa por apresentar o jogo num formato tão cru. Ainda não consegui fazer um pdf bonitinho para ele, mas tudo o que pode ser regra está aqui para vosso consumo. Espero que gostem!
Personagens
Tarefas, Conflictos e Zombies!
Confiança, Popularidade e Infecção
Algumas ideias maradas para Tarefas
Podem postar as vossas impressões aqui, ou no blog, que serão sempre bem vindas.
Abraço a todos e obrigado pela vossa curiosidade, interesse e paciência!