Blackbeard

Hmmm, parece que o novo Blackbeard não está a ser recebido de forma favorável. Pena, pois tinha grandes expectativas para este jogo. Foi tirado da minha lista até eu ver mais reviews e impressões, mas se as primeiras impressões forem verdade então isto é um desperdicio total de um grande potencial.

https://www.boardgamegeek.com/game/25685

Pelas reviews que tenho lido parece estar a ser um autentico blast, mas amanhã já digo mais qq coisa!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Seria bom pois tenho expectativas bem altas deste jogo. Vai dizendo novidades.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

Bom jogámos o Blackbeard ontem em Oeiras e eu pessoalmente gostei bastante e não estou nada arrependido de o ter comprado.

Não me parece que esteja a ser mal recebido, está apenas a sofrer o mesmo que todos os jogos com demasiado hype sofrem. Não há nenhum jogo que esteja à altura do hype que os camones fazem.

O jogo é um misto de wargame e euro, tem mecânicas muito engraçadas e muita coisa para fazer. Para além disso é também muito bom em solitaire. Ontem éramos 4, eu o Vital o Nicholas e o Pombeiro e o jogo correu bem sem que o pessoal estivesse farto.

Foi o primeiro jogo e obviamente valeu o que valeu, muitas incursões pelas regras e pelos player aids para tirar a limpo as diversas situações de jogo. Tem dados mas a meu ver em nada estragam o jogo, a nível de tema está muito perto da nota 10.

O meu receio que se arrastasse muito ficou logo dissipado pelo facto de o jogo terminar no máximo qd o baralho se esgotar, não havendo reshuffle nunca poderá demorar mais do que o aceitável para mim.

I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!

Oblivion

Óptimo, o jogo entra de volta na minha lista!

Obrigado pela tua opinião!


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

Achei-o engraçado e o jogo joga rápido, mas é muito dependente da sorte e do zilião de coisas que tens de fazer não consegues nem 1/3. Acho que o jogo é mais virado para acções antipiratas do que para os piratas. Esses pouco fazem até morrer. De resto é divertido. Vou voltar a joga-lo certamente, mas não é um grande jogo. É mais ou menos.

como tu costumas votar, é um 15 em 20

from apple to earth

Não concordo com o que dizes que é muito dependente da sorte. No entanto aquela carta de trocar as cartas da mão com os outros jogadores vai sair fora na próxima vez.

:)

I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!

Oblivion

Básicamente tem de se olhar para o jogo primeiro como uma simulação e depois como um jogo. Não há ali mecânicas idiotas que os Euros gostam de inchar e fazer um jogo à volta das mesmas. Aqui é a simulação e o jogo pelo jogo que ganham. Começar o jogo a pensar como o ganhar sem antes perceber como o jogar é meio caminho pra não se gostar dele. As regras são à Richard Berg o que quer dizer que pra se saber o que é que uma warship faz tens de ir buscar isso a 10 regras diferentes espalhadas pelo rulebook.

O Berg está a admirar-me bastante com a quantidade de vezes que tem aparecido no BGG a dar respostas e esclarecimentos às perguntas e dúvidas que aparecem (desta vez não anda a mandar o pessoal todo pro forum da Consimworld procurar lá as respostas).

A famosa carta que as mãos todas de cartas para o jogador do lado é errado tirá-la. Existe está lá e tanto pode aparecer no inicio como no fim. Como não estávamos preparados para ela fomos todos apanhados desprevenidos LOL!! A sensação com que fiquei é que é daqueles jogos que mesmo ao fim de uma vintena de jogos não esgotará o potencial de coisas que se podem fazer!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Está decidido, o Blackbeard está na minha lista de comprar o mais depressa possivel.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

Concordo contigo em quase tudo o que dizes mas que aquela carta vai sair lá isso vai. Não faz o minimo sentido no jogo nem é sequer justificável do ponto de vista temático.

 

I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!

Oblivion

Se gostarem de um jogo que é baseado em antijogo, depende do rol do dado e tem cartas ediotas que fazem passar a tua mão para o parceiro do lado e te pode matar um pirata só porque alguem tirou a carta. Então é um bom jogo.

ahh, tem um bom tema.

 

 

from apple to earth

Por esse raciocinio no Age of Steam quando roubas coubos a um adversário e os entregas tu é antijogo!

É só leres as sessões no Geek e vês que o jogo não é só isso. Apenas jogámos uma vez e como tal é impossível fazer uma avaliação justa. Eu gostei e não acho que dependa dos dados até porque é fácil planear algo e quanto muito lanças um dado.

Andaste à nora como nós também andámos!

 

I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!

Oblivion

Realmente tens toda a razão em comparar o Age of Steam a este jogo.

Não andei à toa, simpesmente acho que dá trabalho e contas a mais com modificadores para simplesmente se lançar dados e esperar que saia o numero certo. Eu explico, jogo uma carta com duas acções (as mais comuns no jogo), vou usar uma acção para me movimentar para um mar com o intuito de descobrir um merchant ship, mas antes acções antipirata, um dos jogadores lança um war ship, toca lançar um dado para decidir se dou de fuga ou vai haver combate. Combate, mais um dado e contas com modificadores, fixe ganhei, agora posso usar outra acção para descobrir um mechat ship, outro dado para ver se o descubro, pera , aíto aí iz alguém, aqui vai um emissário do Rei, aguenta a batalha pimba outro dado, ganhei,exclamo, fartei-me de ganhar pontos notoriedade. lá vou eu lançar o dado a ver se descubro o navio, atenção o 3ªjogador lança uma carta idiota e faz um motim. lança um dado para ver se consegues controlar o motim. Fonix não saio o valor não sei das quantas, o meu pirata morreu. Lá se foi o espolio com os cães. Pera, qual espolio, eu ainda não consegui descobrir nehum navio quanto mais rouba-lo, não há espolio, cool, vou buscar outro pirata.

Estou desejando torturar alguém, claro e preciso lançar dados.

Pode ser que desta vez consiga descobrir algum barco.

Turno seguinte:"- É desta, bora lá , pimba aconteceu um tornado, lança dados para ver onde foi. fonix, mesmo em cima do meu pirata perdi a acção, pera tenho otra, é desta que vou descobrir o barco. "Naaa era bom, toma lá com escorbuto", dado, agora eu, mando-te com outro warship, mais dado, fixe consegui ganhar ao warship. "-O quê??? então ganhar com o dado é dar de fuga, ok posso jogar, então?, naaa, fugiste acabou o teu turno, isto é um simulador.

Pronto outro turno, é agora, mais um warship, dados, desta vez perdi, fixe, agora posso batalhar, dados, ganhei, fixe, dados para descobrir o barco, preciso de 4, ou 6. Saiu 3 fonix e agora?, pode ser que tenhas mais sorte para a próxima.

Ok tenho aqui umas grandes cartas que tive a srte de tirar, para o próximo turno vou arrasar. Naaa, passa as cartas ao jogador do lado,o q? não me gozes, é o que diz aqui nesta carta é temático, pronto ok. E pá tirei uma carta que diz que os piratas se podem reformar assim que entrem num porto. O jogador 2 está num porto, reforma o pirata ganha um mihão de pontos, ganha o jogo. Cool

 

 

Um Eurogamer puro a falar!! ROTFLMAO!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Moves o teu pirata na esperança de encontrar um belo e gordo navio mercante quando de repente ao passares por uma ilha onde te encontravas à coca, te deparas com um navio de guerra. Não te fazendo rogado e verificando que não tens hipótese de fuga (estás entre a ilha e aquele navio de guerra), lanças-te ao mesmo e manda-lo para o fundo do mar. Começa aqui a nascer a lenda deste pirata, que apesar de quase se deixar apanhar conseguiu defrontar um navio de guerra e vencer (nem vou falar nos danos que isto causou no teu barco). Teimoso como o teu pirata é continuas naquele emaranhado de ilhas a ver se descobres um navio carregado de ouro Maia quando mais uma vez a história se repete, só que desta vez contra um enviado do rei, com ordens de caçar piratas. Mais uma vez te sais bem nesta acção, continuando o teu navio a sofrer dano, ficando o teu pirata muito admirado por a tripulação se revoltar, pois em vez de sairem daquelas águas perigosas continuaste ali à procura de uma galinha de ovos de ouro. Mesmo assim a Notoriedade deste teu pirata mesmo acabando como comida para os peixinhos ficou para a história.

Noutro dos teu piratas, parece que a capacidade de prever o tempo não era bem a sua especialidade, para além que não sabia manter a tripulação em bom estado de saúde, apesar de mesmo assim conseguir escapar (fugindo) a um outro Navio de Guerra. Um outro Navio de Guerra que te aparece pela frente consegues derrotá-lo mas mais uma vez perdes semanas a navegar à procura de um navio mercante que não encontras.

Finalmemte a Inglaterra decide ver se acaba com parte do problema da pirataria prometendo um perdão a quem se entregar e renunciar à pirataria, e um pirata que tinha entrado disfarçado num porto inglês ao saber dessa noticia imediatamente se apresentou a receber o perdão real, ficando a sua lenda para a história em como conseguiu ser o maior pirata de todos os tempos.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Uau, excelente sessão de roleplay.

Sérgio Mascarenhas

LOL, sem dúvida, só é pena o meu pirata servir de comida aos tubarões sem que eu tenha feito nada por isso, menos sorte ainda o meu outro pirata não ter estudado e não perceber um chavo do tempo. Grande azar o gajo ter menos um olho e não ver um navio a dois metros de distância e sorte daquele pirata que por estar no lugar certo à hora certa se tornou o maior pirata de todos os tempos. Mesmo sem saber.

Ok, agora vou jogar um Age of steam, porque pelo menos posso colocar as linhas onde quiser sem ter de rolar um dado. Smile

Mas confesso, foi uma boa sessão de dados, divertida, um jogo de dados cheio de tema, que faz as delicias a qualquer roleplayer. :)