Boardgame para crianças

Preciso de um jogo de tabuleiro com os seguintes requisitos:
- Acessível a crianças entre 8-12 anos.
- Regras simples.
- Não obrigue a grandes leituras, ou seja, que possa ser lido por crianças ainda a aprender a ler mas não que não seja necessário que as crianças leiam (eu posso ler por elas).
- Com um tempo de jogo entre 60-90 minutos.
- Pode ser qualquer temática.
- Com uma versão em Português (embora não seja estritamente obrigatório, mas dou bónus por isto).

Alternativamente, também posso optar por um jogo de cartas (embora prefira tabuleiro)

Penso que não falta nada. Conheço poucos boardgames e quero evitar Monopólios, Trivial Pursuits, Jogos da Glória, etc.

Boas, Hugo.



Assim de repente lembro-me das seguintes opções:


  • Dixit
  • Mysterium
  • Formula D
  • Stone Age



    Todos têm edição em Português e estão todos acessiveis no mercado nacional

Takenoko, ha regras traduzidas para português. Deve ficar pela hora de jogo com 4.



Flashpoint, regras intuitivas na versão simples. Deve ficar pelos 60 minutos com 4 ou talvez menos…



Pandemia há em pt, dificil chegar a 60 minutos tambem.



Rallyman é simples, e deve dar para uma hora a 4.



O discoveries diz +14 anos na caixa, mas sinceramente acho-o bem simples. Dificil é chegar a uma hora mesmo a 4.














Boas,
Antes de adicionar mais algumas sugestões gostava de referir que existem imensos jogos com esse tipo de caracteristicas e provavelmente o mais fácil seria experimentar alguns (ou procurar videos do jogo no youtube) para encontrar o que se mais se adequa ao grupo de crianças que pretendes, pois tanto os temas como as mecânicas podem ser muito variadas.

Mesmo o numero de jogadores a que se destina pode ser um fator importante pois apesar de a maioria dos jogos dizer que é de 2 a 4 jogadores, poucos são igualmente bons com 2, 3 e 4 jogadores.

O tempo de jogo de 60 a 90 minutos parece-me algo excessivo para essas idades, provavelmente seria melhor algo mais curto (30 a 60 minutos no máximo) mas que desse para repetir.

Também confirmo que existem jogos que dizem +14 na caixa mas que são bastante acessiveis a crianças desde que sejam acompanhadas por um adulto nos primeiros dois ou três jogos.

Como disse antes o ideial é experimentar e depois decidir por ti se o jogo serve ou não, sem dar muita importancia à idade recomendada na caixa.

As minhas sugestões:
Blokus - 2 a 4 jogadores (melhor com 4), 20 minutos por jogo
Can't Stop - 2 a 4 jogadores, 30 minutos por jogo
Carcassonne: Caçadores e Recoletores - 2 ou 5 jogadores (melhor com 2 ou 3), 40 minutos por jogo
Jungle Speed - 2 a 8 jogadores (melhor com 4 ou mais), 10 minutos por jogo
Pingüinos & Cia Deluxe! (edição iberica da Devir do jogo "Hey, That's My Fish!") - 2 a 4 jogadores, 20 minutos por jogo
Ticket to Ride: Europe - 2 a 5 jogadores (melhor com 4), 50 minutos por jogo
Tsuro - 2 a 8 jogadores, 15 minutos por jogo
Zooloretto - 2 a 4 jogadores(melhor com 3 ou 4), 45 minutos por jogo

Quanto a jogos de cartas, para essas idades, talvez destaque estes:
Love Letter
Mamma Mia
Zeus on the Loose

Se tiveres alguma duvida pergunta, que o pessoal por aqui costuma gostar de ajudar.

--
GPires

Acho que as opções que sugeriste são mais apropriadas do que as anteriores, mas tal como disseste há imensas opções com essas caraterísticas. Para quem nunca jogou e tem essa idade, o Carcassonne é sempre uma boa escolha, tal como o Catan, pois são jogos que de facto agradam aos nongamers.

Os jogos Labirinto Mágico, Noite Mágica, Escadas Assombradas, Crazy Coconuts, são sugestões com o factor diversão e que dão para jogar com crianças ainda de menos idade. 

O ideal é ires até ao grupo de boardgamers mais próximo, solicitando com antecedência para eles levarem alguns títulos para experimentar. Não compensa comprar às escuras, e o que agrada a uns pode não agradar a outros. 

Alguns podem estar repetidos, mas cá vai uma "listinha".

Não referiste o nº de jogadores, por isso "levas" com jogos para 2, 5 ou 10  :)

Utilizei os meus filhos como cobaias, por isso sei que funcionam.

Existem versões em português e/ou as regras são simples e facilmente apreendidas.





Augustus

Ave Caesar

Blink

Colorpop

Diamantes

Dixit

Ghosts!

Jungle Speed

Liar´s Dice

Marrakech

Piece o´cake

Piranha Pedro

Rythme and Boulet

Sequence

Sushizock im Gockelwok

The magic labyrinth

Transeuropa

Wasabi!





Divirtam-se!!!

Abraço



Marco


Eu vou recalcar o que já foi dito, a diversidade é muita, e o melhor é mesmo experimentar num grupo de boardgamers antes de começar a comprar.

Além de que sendo com crianças, por vezes nem é a complexidade das regras, mas o tema em si, a mecânica ou o aspecto visual.



Ainda assim deixo aqui mais umas sugestões, que saem um bocado do tradicinal Monopolio, risco, etc…,





Spot it!
Este é um jogo rápido (e viciante), e o nível de exigência chega a ser superior mais para os adultos do que para as crianças (o que quero dizer é que é frequente levarmos coça dos mais pequenos).

Alguém em cima sugeriu o Mysterium que tem uma mecânica base semelhante, mas penso que com crianças o Dixit funcione melhor. Também neste jogo o nível de exigência fica bastante nivelado adultos/crianças.


É um jogo um pouco complexo, mas remeto para esta variante Junior, que usa o jogo base com alguma simplificação do setup para ser jogada com crianças - assim ficavas com um 2 em 1.




 

Obrigado a todos pelas respostas. O meu tempo é limitado para os encontros de boardgamers mas vou tentar participar em alguns. De uma lista reduzida a três (das sugestões que me ofereceram e do que pesquisei na net) vou começar pelo Carcassonne, A Ilha Proibida (Forbidden Island) e Takenoko. Aliás, comprei o Carcassonne e foi um sucesso instantâneo: simples, de fácil compreensão mas com variedade suficiente para entreter as crianças e introduzi-las a este hobby. Já agora, alguém recomenda o site Jogos na Mesa para mandar vir jogos?

[quote=Dwarin]

 alguém recomenda o site Jogos na Mesa para mandar vir jogos?[/quote]



Sim garantidamente uma boa opção. Creio até ser das opções mais vantajosas em termos de preço.

Recomendo francamente, além disso poderás usufruir de um desconto pelo facto de estares inscrito neste forum, contacta o Vasco pelo mail geral do site.



Também há pessoal com listas bem grandes aqui no forúm, dá uma vista de olhos nos classificados.

Estes são simples e costumam ter muito sucesso entre as crianças (e adultos também;) :

King of tokyo (até 4 jogadores)

Dooble (até 8 jogadores)

Fantasma Blitz (até 8 jogadores)

Drako (2 jogadores)

Dragon Heart (2 jogadores)

Vou fazer uma combinação entre competitivos e colaborativos para pôr toda a família a jogar e até amigos que lá vão a casa. Neste momento já tenho o Carcassonne. Vou comprar A Ilha Proibida e Takenoko.
Quero primeiro concentrar-me em jogos que obriguem a ler muito ou com elementos em Português para as crianças poderem ler. Não quero nada muito pesado em termos de leitura. Ticket to Ride: Europe também me parece bom.
Quanto a mim, a ver se arranjo tempo para ir a algum evento experimentar coisas novas.

mas a minha experiência diz-me que nessa faixa etária que estás a apostar, terás de escolher muito bem a temática do jogo para os manter colados ao jogo e na minha opinião Ticket to Ride e Jamaica, serão as duas melhores opções que tens.

Boas,



Ainda que tarde, aqui vai a minha contribuição.



Tenho um miudo com 5 anos e actualmente o que jogo com ele é o Catacombs (a versão nova).



Se conseguires arranjar é óptimo, na medida em que é um dexterity game, jogável a dois (mas pode-se jogar a mais, sendo que cada jogar extra representa mais um herói).



É um dungeon crawler cuja mecânica principal é disparar os discos de madeira (herois ou monstros ou bolas de fogo por exemplo) uns contra os outros, resultanto numa horita divertida