Penso que o balanço final foi bastante bom.
Cerca de 150 pessoas exprimentaram jogos, alem dos que falaram e não tiveram tempo de exprimentar.
A quinta feira foi talvez o que mais gente exprimentou jogos, tambem foi o dia em que a Spot teve mais gente. Mais de 50 pessoas exprimentaram nesse dia.
Na sexta feira o nº de participantes talvez não tenha sido tao alto (mas não variou muito) mas as pessoas mostraram-se mais interessadas e jogaram mais jogos. Varias pessoas jogaram mais do que um jogo ou repetiram o mesmo.
Tambem se começou a ver que algumas pessoas que ja tinham jogado na quinta apareceram para repetir sexta (pessoas que estavam la tambem a trabalhar).
Sabado o publico era diferente, bastante menos gente, mas muita gente que ficou la todo o dia. Participou bastante gente e durante bastante tempo.
Tivemos sorte com a confusao que se gerou no almoço (uma fila gigantesca) e tivemos mesmo muita gente nessa altura. Todas as mesas que tinhamos disponiveis foram ocupadas com jogos.
Foi pena foi a confusao que se gerou ao final da tarde com as pessoas a verem uns espectaculos que havia num palco muito proximo da zona onde estavamos que terminou com os jogos as 17:30.
Domingo foi um dia em que o Spot esteve muito vazio (houve um concerto e festa ate as tantas na noite de sabado) e onde as 10:30 voltava a haver confusao devido a novos espectaculos no palco. A pedido meu o Phillipe nem apareceu já a prever a confusao nessas horas e que o espaço iria estar vazio antes.
Nesse dia apenas tive um "cliente", um dos habituais que tambem estava a trabalhar no Spot.
A nivel de divulgação do abreojogo e locais de compra de jogos ainda se conseguiu alguma divulgação.
Um dos habituais "clientes" mostrou-se bastante interessados nestes jogos mais pequenos de cartas. Adorou o Loot, o jovem era da zona de Lisboa e tambem lhe falei dos encontros em lisboa e na linha.
2 jovens tambem da zona tambem ficaram com essa informação. Uma ate o Phillipe lhe explicou onde ficava o Magic Pool.
Umas jovens de Viana do Castelo adoraram o Sleeping Queens e perguntaram onde se comprava.
E umas professoras tambem ficaram com os contactos.
Umas meninas que estavam la a dar baloes e a pintar as caras que tambem trabalhavam na mesma zona onde eu estava que sao de uma Associação em Braga tambem adoraram os jogos e estao a pensar comprar para a Associação. Exprimentaram varios jogos principalmente de cartas.
Quanto aos jogos o Genial penso que foi o jogo com mais sucesso, O ticket to Ride teve tambem muito sucesso, varias pessoas jogaram e gostaram o problema foi que ninguem conseguiu terminar o jogo. Acima de tudo e principalmente nos 2 primeiros dias em que os visitantes eram escolas as pessoas tinham tempo limitado.
Quanto aos jogos de cartas Loot e Sleeping Queens tiveram muito sucesso. Gockelwok tambem teve alguns adeptos (umas das que vinham todos os dias adoraram este).
Rat a Tat Cat e Ka-Ching! tiveram muito sucesso embora não tenham sido jogados muitas vezes.
O Tsuro tambem foi um jogo que foi jogado algumas vezes nos dias que o Vasco apareceu.
Tambem se jogou um jogo de piratas do Philippe que agora não sei o nome.
O Pinguinos e Companhia tambem teve algum sucesso, não foi jogado muitas vezes. Mas roubaram-me varios pinguins. Se alguem ate souber onde posso comprar pinguins que me diga
Por último falei uns 5 minutos com um dos responsaveis maximo do IPJ, se não me engano era director do departamento recreativo (só não sei o departamento mas era mesmo director). Ele ja conhecia alguns jogos e costuma jogar com amigos. Ele falou-me que tinha o Lobo e mais um que agora não me lembro. Falei-lhe nos encontros em Lisboa e do abreojogo. Mostrei-lhe o Genial e era para lhe falar no vosso encontro nacional mas devido a uns problemas na feira nao deu para falar mais com ele...
Espero que a divulgação sirva para que apareçam alguns novos elementos nos encontros em Lisboa e que permita que mais pessoas conheçam os jogos
Foi um prazer estar em Lisboa, conhecer a malta dos boardgamers em Lisboa e agradeço novamente a vossa ajuda