Boardgames com regras dificeis

Na onda do post do ricmadeira, eis mais um questionário, desta vez só com uma pergunta.

Digam lá um boardgame vosso ou que tentaram jogar em que as regras eram tão dificeis que não deu para compreender como o boardgame funcionava.

Para mim, eu tenho o meu nemesis. Chama-se Fresh Fish.

https://www.boardgamegeek.com/game/1017

Não é que as regras sejam dificeis de ler, é mais é que não se consegue visualisar as acções activas das regras. Nunca joguei ao jogo porque pura e simplesmente não o consigo visualisar.

Eu não me assusto facilmente porque se o comprei tenho mesmo de joga-lo nem que tenha de ler varias vezes as regras. No entanto, tenho um que apenas joguei duas vezes e li as regras mais de cinco vezes, e mesmo assim não marcha: Empires of the Ancient World

Uma das confusões (a principal) está neste ficheiro: https://www.boardgamegeek.com/fileinfo.php?fileid=2827

Não que sejam particularmente difíceis, mas sim confusas: Reef Encounter

Mas tenho outro que só lá fui com review em video: Die Macher

Regras escritas pelo Arty Conliffe ... as Shako e as Spearhead, para Napoleónicos e 2ª guerra mundial respectivamente!

cada vez que leio as regras só me vem à cabeça ... "mas porquê?" o homem tem livros de regras com 30 páginas que poderiam ser facilmente reduzidos a 10, os capitulos estão extremanete mal organizados, o que não apela à visualização do das mecanicas pelo jogador!

Mas o auge das regras mais mal escritas são as DBM do Phil Baker ... em que o termo "tradução para inglês/português de phil-bakeriano" é extremamente comum, já foram escritas não sei quantas enciclopédias sobre o jogo para explicar melhor as regras, e é daquelas regras que eu já tentei ler e desisti porque não estava a ver mesmo nada daquilo, no entanto o esquema básico do jogo foi-me explicado em menos de 5 minutos :D

O engraçdo destas DBM é que são o set de regras mais popular para batalhas de antiguidade, o que prova que um conjunto de regras mal escritas não desanima os jogadores :D

 

PS: para variar o meu Post é sobre wargames com miniaturas! :D

 

Yaaaa Phtagnn!!

Também tenho o Mare Nostrum, que embora não seja dificil de ler, as regras contradizem-se um pouco.

E o Vinci primeira edição. O boardgame é injogável com as regras. Quem quiser o Vinci certifique-se que arranja a 2a edição.


Por isso eu tomo ópio. É um remédio.
Sou um convalescente do Momento.
Moro no rés do chão do Pensamento
E ver passar a vida faz-me tédio.

O die macher é difícil mas, com a ajuda do scott nicholson, até é jogável e, parece-me, uma vez atingindo o catch consegue-se jogar facilmente.

Impossível é o 1830 Railroads & robber baron. Tentámos todos jogar aquilo mas é impossível. Se alguém souber jogar please HELP!!!

Abraços

Paulo

Caro soledade,

A melhor maneira de jogar o 1830 é por o pessoal todo à volta de um PC e jogar a primeira vez numa versao DOS antiga que penso que terá a opção Hot Seat. Aquilo faz as contas todas, actualiza a bolsa de valores, determina o melhor percurso, disponibiliza o numero certo de comboios por turno.

Acho que qualquer Wargame tem regras dificeis relativamente aos mais dificeis boardgames. Ando a ler o Rommel in the Desert e aquilo dá me um nó completo. Percebo as regras mas não percebo para que servem (que é o mesmo que nada).

Esta droga é impossivel de digerir!! Comprei o Starter Kit li as regras cheguei ao fim meti os counter em cima do mapa … e tornei a guardar tudo!!! 3 meses depois comprei o Starter Kit #2, fiz exactamente a mesa cena…

3 meses descobri que um colega de trabalho jogava ASL. Em 30 minutos távamos aos tiros um ao outro. Então que peguei outra vez no rulebook fez-se luz!!! Arre prà Avalon Hill e pra panca daquelas regras!!! Irra!!! Fazem sentido, o jogo +e fenomenal mas raios!!! aquilo primeiro que se entenda qq coisa…Arre!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Magic realm da Avalon Hill… 130 páginas de caos e horror!

Este de tentarem criar um jogo realista, mesmo sabendo como se faz na realidade, deixa qualquer um com os cabelos em pé ao ler as regras.

https://www.boardgamegeek.com/game/8460