Boardgames!

Ok, vou usar esta entrada como uma maneira de reunir os boardgamers deste site e começar uma discussão animada sobre boardgames.

Para começar, que boardgame foi o primeiro que jogaram e qual a jóia da coroa da vossa colecção?

Para mim, o primeiro boardgame que joguei é também o meu favorito. O Advanced Civilization da Avalon Hill.

O boardgame só peca num aspecto, o tempo de jogo, que pode ir até 15 horas continuas. Mas quando um boardgame é tão bom como este, são 15 horas que passam num instante. Para mim, o Civilization/Advanced Civilization da AH representa o máximo que um boardgame pode atingir. Viciante, divertido, estrategico, tudo o que de bom se pode falar dum boardgame.

Parabéns por esta iniciativa!

Não recordo exactamente qual o meu 1º BG, mas lembro-me de vários, de há muitos anos atrás, como o Dark Blades, o Civilization, o Rome, o Fief… que memórias! :smiley:

Agora tenho dois que acho brilhantes, o Arkham Horror e o Shadows over Camelot - há mais BG’s cooperativos?

Cooperativos há o mais famoso deles todos, o Lord of the Rings do Reiner Knizia. Esse é mesmo pura cooperação e é muito viciante. Tem 2 expansões que tornam o boardgame muito mais interessante.

https://www.boardgamegeek.com/game/823

Farewell, leave the shore to an ocean wide and untamed
Hold your shield high, let the wind bring your enemy your nightmare
By the bane of my blade, a mighty spell is made and
Far beyond the battle blood shall fall like a hard rain.

O meu primeiro boardgame deve ter sido o Colons de Catan, muitas pessoas, acho eu, começaram por aí. Ou melhor, o primeiro boardgame "estilo europeu", porque antes disso joguei o Petróleo, um jogo da Karto que nunca mais encontrei, mas que era girinho porque não tinha dados - coisa rara!! Claro que o risco, o jogo clássico da batatada sem critério, também foi um dos impulsionadores pelo gosto. Acho que agora não suporto a ideia de o jogar mas, ainda assim, ficam os meus mais sinceros agradecimentos por existir.

A pergunta mais difícil é a do jogo preferido ou a da pérola da colecção. Começo a achar, com o tempo e a experiência, que os jogos não se avaliam pela qualidade que têm e sim pelo prazer que nos dão a jogá-los. Ou seja, o melhor jogo do mundo é o jogo que dá prazer numa determinada circunstância, mesmo que estajamos a falar do Pictionary ou do Monopólio, desculpem-me os puristas.

Arrisco, mesmo assim, dizer que o jogo que mais gosto é o Liberté. Combina estratégia e sorte na proporção que eu gosto e é estremamente competitivo e "socializante" - interactivo. A pérola da colecção terá de ser o Die Macher. Nunca joguei, mas é tão caro que só pode ser uma pérola, ou uma safira ou um rubi. Mas como a pergunta era pérola, é uma pérola.

Ooops, parece que dei a ideia errada. Quando disse pérola da colecção, era mesmo o boardgame que gostam mais de jogar.

O Liberté é mesmo muito bom. Do melhor boardgames que tenho de facto.


Farewell, leave the shore to an ocean wide and untamed
Hold your shield high, let the wind bring your enemy your nightmare
By the bane of my blade, a mighty spell is made and
Far beyond the battle blood shall fall like a hard rain.

Eis algo que não disse, o meu segundo boardgame favorito é o Stephenson’s Rocket do Knizia. Se eu não possuisse o Civ, este seria o meu boardgame favorito. A ver se faço um review do boardgame.

Portanto, vamos lá boardgamers, digam lá qual o vossso primeiro boardgame que jogaram e qual o vosso boardgame que mais gostam de jogar!


Farewell, leave the shore to an ocean wide and untamed
Hold your shield high, let the wind bring your enemy your nightmare
By the bane of my blade, a mighty spell is made and
Far beyond the battle blood shall fall like a hard rain.

Então e o Monopólio? Este foi um dos meus primeiros, mas também o incontornável Risco, e o Petróleo, mas também o 4-em-Linha e a Batalha Naval.

Mas sem dúvida que o meu primeiro foi o Jogo do Galo!!

Agora ando muito metido com os solitaire (estilo RAF - finalmente lá consegui vencer os alemães, numa campanha que me durou a semana passada toda, ou o Silent War, ou o Patton’s Best). No capitulo dos interactivos, um dos que encabeça a minha lista é o Formula De, mas também estão na lista coisas como o Warcraft, Runebound, Memoir’44 e o C&C:Ancients. Isto para já não falar de um que me anda atravessado por não ter conseguido ainda tempo e ppl com quem jogar: o Battlestations!!

Mas também tenho andado ultimamente pelos wargames hard-core, tipo John Prado’s Third Reich (que já fiz uma campanha desastrosa para os Aliados!! LOL - ainda fui pior que o Chamberlain à frente da Inglaterra) e espero ainda antes do Verão acabar me lançar numa campanha no WWII: Barbarossa to Berlin. Mas o que tem mesmo andado a fazer-me a cabeça ultimamente é o ASL (Advanced Squad Leader)!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Runebound com a expansão Midnight, Vanished Planet, Battlestations, entre outros!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Hás de gostar de saber que temos aqui um ASL'er hardcore, o João Mendes. Joga duas vezes por semana, online, usando o irmão ASL do VASSAL, o VASL.

Eu ando a meter-me com mais força nos wargames também, e ando à procura de jogar as inúmeras coisas que tenho para aqui. Neste momento ando a jogar Twilight Struggle por PBEM com um espanhol muito porreiro, usando o VASSAL. Quero ver se arranjo mais parceiros fixes online!

Fixe mesmo é face-to-face!!! Ao vivo e a cores!! LOL!! Tou praqui a escrever com 4 horas dormidas pq na noite passada tive numa de ASL!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Ahey, :)

Ok, de acordo, mas é preciso não esquecer que um cenário típico de ASL demora, talvez, cerca de 20 horas a jogar...

Eu no VASL estou mais ou menos 1.5h por cada meio-turno. Num cenário de 10 turnos, isto dá 30h. Mesmo considerando que ao vivo é mais rápido, jogar um cenário de seguida continua a não ser para os fracos... :)

Pois é o q dar ser noviço nas andanças do ASL!! Até agora os cenários têm-se conseguido fazer numa tirada de uma noite apenas !!! LOL !!!

Mas isso nada como deixar o jogo montado de uma semana para a outra (se possivel, não existir miudos, a Maria não se importar, a sala de jantar ficar sem uso durante uma semana, etc etc LOL ).

Agora a sério, o feeling do computador deixo-o para já para os jogos tradicionais, nada substitui o cheiro do cartão como o jogo ao vivo!!! LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM