Bohnanza

Hoje vou falar de um Non-Collectible Card Game, talvez o NCCG mais famoso de todos: o Bohnanza.

É raro aparecer um jogo que faz com que o meu grupo fique absolutamente viciado, mas este é um deles. O jogo, basicamente, é acerca de plantar feijões. Yeap, feijoes. É um jogo de set collection e, mais importante, de negociações entre jogadores. A princípio cada jogador recebe 5 cartas. É aqui começam as manhas do jogo. Um jogador não pode mudar a posição das cartas na mão. A primeira carta a ser dada tem que ficar nessa posiçao tal como as outras cartas. Isto é importante devido ao facto de só existirem dois campos para plantar feijões e ao facto de que a primeira carta na mão tem que ser sempre plantada, não importa se tivermos cartas diferentes nos campos de feijão.

O jogo está dividido em 4 fases. A primeira fase trata de plantar cartas. Somos obrigados a plantar a primeira carta na mão. Se os campos de feijão nao corresponderem a essa carta, entao estamos com azar pois temos de vender um dos campos para plantar essa carta. Se um dos campos for igual à carta então plantamos a carta no campo desse tipo de feijão. Depois, se quisermos, podemos plantar uma segunda carta que é a primeira carta na nossa mão depois de termos plantado a carta anterior.

Porque plantar feijões? Porque quantos mais feijões tivermos num campo, mais dinheiro ganhamos. Existem vários tipos de feijão, alguns mais raros que outros, mas todos com um ponto em comum: Os campos, conforme o número de cartas existente no campo, valem de 1 a 4 moedas de ouro. Por exemplo, o Blue Bean tem 20 cartas no total. Se tivermos um campo com 4 Blue Beans então esse campo vale 1 ouro. Se tivermos um campo com 10 Blue Beans, então vale 4 ouros, o maximo. Podemos vender campos a qualquer altura do jogo.

A segunda fase do jogo é a mais importante. Começa por sacarmos 2 cartas do deck e pô-las viradas para cima. Depois começa a negociação. Podemos negociar tudo o que tivermos na mão mais as duas cartas viradas para cima com os outros jogadores. É aqui que o jogo se torna divertido, à medida que fazemos todo o tipo de negociaçoes para nos livrarmos de cartas indesejadas e receber cartas desejadas. De facto este é um dos melhores jogos de negociaçao que conheço devido ao facto da negociação ser simples, eficaz e curta. Se não conseguirmos trocar cartas que não gostamos, podemos sempre dar as cartas sem receber nada, mas claro isto só acontece se alguém quiser a carta. Aqui a ordem das cartas na nossa mão não importa, podemos negociar qualquer carta ou cartas não importa se estão em ultimo ou primeiro lugar na nossa mão. No fim das negociações, se alguma das duas cartas viradas para cima não foi negociada ou dada, então temos que a plantar.

A terceira fase trata-se de plantar todas as cartas que todos os jogadores receberam na fase de negociação. A mesma regra aplica-se, têm que plantar as cartas e se não tiverem campos com essa carta, têm que vender um dos campos para dar espaço as novas cartas.

A quarta e última fase é simples, sacar duas cartas do deck e pô-las em último lugar na nossa mão. Depois é o próximo jogador e isto repete-se. As cartas não usadas no discard pile são baralhadas de novo quando o deck acaba. Quando o deck aacabar pela terceira vez o jogo acaba. Ganha quem tiver mais ouro.

Este jogo é viciante, mas viciante de verdade. Tenho-o usado para introduzir pessoas aos boardgames e essas pessoas pedem sempre para jogar mais vezes assim que acaba. É tão viciante que este jogo é o mais jogado pelo meu grupo, e no meu grupo não existe melhor elogio dado a um jogo que esse. É um jogo rápido e serve para passar o tempo mas é tão bom que acabamos por jogar umas 3 ou 4 vezes de seguida. Agora que já passou muito tempo desde que comprei o jogo, começo a ver as suas falhas, como o facto de nao haver muita diversidade, mas continua a ser um jogo mesmo bom. Existem várias expansões para este jogo, 2 delas traduzidas para ingles.

Portanto eu recomendo este jogo a toda a gente. Não é um Gamer's Game como o Louis XIV por exemplo, mas tambem não é completamente um light game. É um jogo interessante que nos obriga a fazer decisões a toda a hora e com um componente de negociação muito divertido e é barato. Comprem-no pois vale definitivamente a pena.

Eu dou-lhe um 15 de 20.

https://www.boardgamegeek.com/game/11

Plantar feijões? Ainda por cima daqueles que não são mágicos? Como é que vou convencer o meu grupo de RPG a tentar isto?

Eheh, brincadeira! Parece simples, muito rápido, e divertido. Obrigado pela dica!

PS - Como costumo fazer, acrescentei uma imagem do jogo ao teu post, só para colorir mais a coisa. Espero que não te importes!

[quote=ricmadeira]

Plantar feijões? Ainda por cima daqueles que não são mágicos? Como é que vou convencer o meu grupo de RPG a tentar isto?

Eheh, brincadeira! Parece simples, muito rápido, e divertido. Obrigado pela dica!

[/quote]

É. Mais do que tudo, é um jogo simples que explicas em 5 minutos. Depois o vicio nunca mais ha de ir-se embora.

[quote=ricmadeira]

PS - Como costumo fazer, acrescentei uma imagem do jogo ao teu post, só para colorir mais a coisa. Espero que não te importes!

[/quote]

Tas a vontade, eu é que nao sei bem adicionar imagens.

Por acaso foi o primeiro jogo da minha colecção. Começou o vício um verão com o um primo meu da Alemanha no Algarve, e no verão seguinte ele ofereceu-me o jogo.

Por acaso pouco tenho jogado, mas acho que até tenho o jogo e uma das expansões mas só tenho a caixa do jogo original.

Boa tarde!

Eu gostaria de oferecer este jogo como presente de aniversário mas tenho tido alguma dificuldade em encontra-lo.

Onde é que eu o poderei comprar?..

(Alguma indicação nas proximidades da Guarda ou Covilhã era perfeito!) hehehehe...

Obrigado desde já pela ajuda.