Bom é Jogar RPG - uma rede social brasileira de jogadores de RPG

Há uns meses falei no meu blogue (https://www.abreojogo.com/blog/jrmariano/2008/11/redes_sociais_de_roleplayers) acerca de “em como as redes sociais de jogadores de RPG afectam não só a experiência de jogar como também a disseminação e divulgação do hobby.”

Entretanto, de lá para cá, cheguei à conclusão de que usar a Internet na sua versão Web 2.0 para ajudar a reforçar a rede social seria demasiado complicado e precisaria de bastante organização de esforço construtivo o que incluiria alguma habilidade em marketing, design e programação.

Mas heis que dou conta do projecto Bom é Jogar RPG (https://bejrpg.ning.com/):

[quote=BEJRPG]A campanha Bom é jogar RPG é uma iniciativa para que pessoas possam fazer amigos, se divertir e estimular a criatividade através de um jogo fantástico. Unindo cultura, interação social e entretenimento numa só campanha para todo o Brasil.

Participe de nossa rede social e fique informado de tudo que acontecer na campanha, faça amigos, divulgue seu grupo ou clã, ache mestres e ache jogadores.

A campanha Bom é jogar RPG pretende estabelecer encontros em todo o país com mestres e jogadores voluntários, criando uma rede de amigos e pessoas dispostas a se divertir de maneira saudável e respeitosa. Serão estabelecidos também: debates, campanhas sociais em escolas e ONGs e outras formas dinâmicas (online ou não) para que o RPG possa cada dia mais ter novos jogadores e ser mais reconhecido como ferramenta interessante de interação social, cultural e de diversão.[/quote]

Esta rede social está sedeada no NING (https://www.ning.com/) um facilitador de criação de redes totalmente gratuito, e já alcança os quase 600 membros. Este tem um design elegante e simples, uma sala de chat on-line, fóruns, lista de grupos de interesse, patrocinadores (inclusive um documento de apresentação para a angariação destes: https://bejrpg.ning.com/page/patrocine-a-campanha-bejrpg), reportagens em directo da RPGCon, uma convenção nacional, e até deram entrevistas a um estação de tv local.

Isto acontece porque o Brasil tem uma grande população de jogadores o que lhe garante muita expressividade e presença em vários media, um mercado auto-suficiente com produtos profissionais e importância e massa crítica o suficiente no mundo do hobby para ter convenções com convidados internacionais provenientes de editoras estrangeiras.

Contudo a exposição e dimensão que o RPG tem atraíu a atenção
dos jornais e televisões que o associaram falsamente a crimes e foi catalogado como satanista por algumas igrejas. Daí o grande ímpeto desta iniciativa de harmonizar e juntar toda a comunidade de jogadores sobre a ideia de o RPG é um hobby interessante e tão pernicioso como outro qualquer.

Felizmente essa não é uma bandeira sob a qual temos de nos reunir aqui em Portugal. Por outro lado a ideia de divulgar um hobby pouco caro, estimulante da imaginação e capaz de criar uma socialização construtiva deveria ser o suficiente para juntarmos os diversos grupos dispersos por aí e formar uma nova sinergia.

Assim que for temos aqui um bom exemplo e uma mina de ideias a copiar. Que esses tempos venham depressa. :slight_smile:

[quote=jrmariano]a ideia de divulgar um hobby pouco caro, estimulante da imaginação e capaz de criar uma socialização construtiva deveria ser o suficiente para juntarmos os diversos grupos dispersos por aí e formar uma nova sinergia. Assim que for temos aqui um bom exemplo e uma mina de ideias a copiar. Que esses tempos venham depressa. :)[/quote]OPTIMIXTA! Thumbs UpLaughing

O contacto online é muito fixe, mas o verdadeiro potencial está em termos eventos regulares aos quais qualquer pessoa possa comparecer.

Como os de jogos de Tabuleiro? E grandes eventos como a LeiriaCon, a futura LisboaCon ou o D&D Gameday em Coimbra?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br


[quote=jrmariano]Como os de jogos de Tabuleiro? E grandes eventos como a LeiriaCon, a futura LisboaCon ou o D&D Gameday em Coimbra?[/quote]Como temos testemunhado, uma coisa leva a outra.
O que eu vejo com os jogos de tabuleiro é que não vale a pena preocuparmo-nos excessivamente com o conteúdo online. Parece-me que 90% das pessoas que aparecem para jogar não participam no abreojogo - por isso, para elas, só têem valor os encontros em si.
Apesar de não devermos exagerar nas comparações BG vs RPG, acho que eventos públicos são essenciais - mesmo que muitos roleplayers não queiram conhecer mais roleplayers e sejam indiferentes ao facto de haver mais ou menos gente a roleplayar em Portugal.


Na LeiriaCon não consegui atrair muitos curiosos. Espero mudar essa ideia na LisboaCon.

E aí pelo norte, que eventos públicos ou projectos para têm sido desenvolvidos/pensados?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Bem a malta do Tá Quinas tem andado a pensar como dinamizar ainda mais a comunidade, e vamos tentar avançar com algumas iniciativas. !º vamos tentar fazer um encontro de boardgames mensal, ao fim de semana num local publico com alguma visibilidade. já temos possibilidaeds de localização que demonstraram ser viaveis no último encontro. Este encontro será em adição aos semanais já organizados na livraria Dr. Kartoon. 2ª estamos a negociar um possivel programa de rádio na RUC. Ainda não sabemos se vai haver essa possibilidade, mas sempre era mais alguma visibilidade que ganhavamos. #ª fazermos umas iniciativas de boardgames e rpg junto de escolas.

Se pensarem em mais alguma coisa que não tenha referido avisem. Passem também no blog para se manterem a par das novidades.

Para quem tiver curiosidade o BEJRPG fez-me uma entrevista como Roleplayer Português a viver “além-tejo” e postou no seu blogue. Se quiserem dêm uma vista de olhos aqui: https://bit.ly/bejrportugal

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

ficou boa a entrevista =)

Obrigado. Espero que tenha sido informativa.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br