Brasil e Portugal: duas realidades, um mesmo Hobby.

Estava mesmo agora a dar uma vista de olhos no site e reparei que se registou mais um membro. O registo de novo membros não é raro mas também não é assim tão frequente como isso. Contudo o que me chamou à atenção foi a nacionalidade do membro: brasileira!

Pois é, apesar das diferenças relativamente ao estado do hobby de RPG entre Portugal e o Brasil serem notórias não é de salientar que a língua e a história comum definitivamente nos une. Eu por mim tenho uma vontade louca que Portugal tivesse o mercado e a força editorial do Brasil que inclusive tem criações nacionais, grupos de estudo académicos, associações culturais, etc. Contudo não invejo a penetração exacerbada da fantasia como género dominante e a tradição inalianável do D&D e o GURPS nas terras brasileiras. Nesse aspecto Portugal é uma terra virgem em que se algum dia o hobby se mostrar mais revelador poderemos ter produtos menos associados a visões estereotipadas de grupos sociais e tão derivativas de movimentos de culto.

O efernandes fez um retrato bem interessante de Portugal  em: https://www.abreojogo.com/forum/encontro_de_roleplayers/2005/10/rpg_em_portugal

E o itiro ajudou à causa e fez um retrato do Brasil em: https://www.abreojogo.com/forum/encontro_de_roleplayers/2005/10/rpg_em_portugal#comment-1549

São tudo perspectivas interessantes e definitivamente concordo com a opinião do efernandes que deveria haver um gameday trimestral para o pessoal se juntar e jogar... Uma boa oportunidade para se conhecer sistemas novos e pessoas novas, o que de outro modo se apresenta ser muito difícil.

Contudo acho principalmente que a existência do site tem materializado as ideias dos vários jogadores que aqui contribuem com as suas palavras. E espero que de futuro se encontrem entre eles cada vez mais jogadores falantes do Português. Que este seja verdadeiramente um Portal que ligue mais gente à comunidade!

BEMVINDOS a todos! Que tenham boas conversas e trocas de ideias e que os vossos instrumentos geradores de resultados aleatórios nunca fiquem gastos!!!

Bem, parece que vamos ter de te contratar para mestre de cerimónias, eheh.

[quote=jrmariano]definitivamente concordo com a opinião do efernandes que deveria haver um gameday trimestral para o pessoal se juntar e jogar... Uma boa oportunidade para se conhecer sistemas novos e pessoas novas, o que de outro modo se apresenta ser muito difícil.[/quote]

Sem dúvida! Sei que tens umas ideias na manga, a ver se durante o jantar reúnes parceiros e entusiasmo suficiente para o projecto ir em frente. Um grande abraço!

Bom, é verdade, sou culpado, o membro brasileiro do forum. ^_^

Se bem é certo que o mercado de RPG é muito forte aquí, principalmente nas regiões do sudeste do país (onde casualmente o nível de escolaridade e renda per cápita é mais alto, e portanto melhor preparado pra absorver o quanto é oferecido pelo RPG) Ao mesmo tempo tem uma realidade que asusta, que é o medo instigado pela mídia e pela igreja, e que conta com a colaboração de algúns idiotas (de natureza tal) que fazem burradas e depois jogam a culpa no RPG.

É especialmente preocupante o fato de que o RPG tem sido -prohibido- em algums estados da união, e quanto mais isso acontece mais complica-se o mercado interno na produção e distribuição do mesmo.

Dentro dos positivos, é como você remarcou, tem muitas pessoas tocando pra frente e mostrando que é algo bom, há iniciativas educacionais escolares pra promover que as crianças desenvolvam a imaginação e o pensamento elaborado que o RPG é capaz de criar, mas lamentavelmente pelo momento são poucas e muito dispersas.

Contente de ter-me unido a vocês, os deixo pelo momento.

Abraços.

Andrés

PS: É culpa da Lady Entropy que eu esteja aquí :D

Isso era o que acontecia nos Estados Unidos há uns anos atrás. ;)

E acho que ainda acontece, se calhar um pouco por todo o lado onde as pessoas não percebem o que se faz e por isso acusam. :P

A ignoráncia causa medo, e o medo é mau conselheiro.

Lamentávelmente, ignoráncia é o que não falta neste país, falo como alguém que conhece outras realidades, pois de fato, estou no Brasil ha apenas 2 anos.

No Uruguay que foi onde fiz o meu batismo de fogo com RPG, a coisa é bem mais diferente, a comunidade é muito unida, e caso algúm imbecíl da imprensa ou similar pega no nosso pé, há uma forte resposta (educada, porém tácita) de nossa parte, aclarando todos os pontos e procurando sempre o entendimento. Há já varios anos que a comunidade organiza sessões beneficentes e de divulgação, onde tudo o arrecadado é doado à instituição oficial estadual de cuidado às crianças. A comunidade crece lentamente (como o próprio país dito seja de passo) mas é forte.

Aqui em Portugal existe pouco a mentalidade do associativismo e de trabalho conjunto para organizar eventos e programas de sensibilização e divulgação ao contrário de no Uruguai e no Brasil.

Os Portugueses mobilizam-se em larga escala de maneira errática e imprevisível mas quando o fazem existem mesmo movimentos nacionais que se tornam quase um frenesim ferveroso. O último exemplo foi o Euro 2004 onde (numa inédita demonstração de nacionalismo) todos compraram bandeiras e as puseram nas janelas e marquises... Lembro-me também de uma movimentação pela paz em Timor em que toda a gente vestiu roupa branca e fez um cordão humano. Para não falar nos fenónemos comerciais cícilicos no que corresponde à cultura e literatura: sudoku, Código DaVinci e Harry Potter por exemplo.

Contudo ao clarificares as situação no Uruguai estás a pôr-me a pensar relativamente a eventos não-comerciais de divulgação. Obrigado! :)

Sê bemvindo e que a LadyEntropy traga mais um amigo também... a qualquer dia da semana! :D

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Já agora por curiosidade, Silverblade, como vai o mercado Brasileiro de RPG? De boa saúde? Consome-se cada vez mais RPG's alternativos? Fazem-se compras de PDF's?

Estão receptivos à editoras portuguesas? Com revisões do português paa a norma brasileira, claro! :D

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Quanto aos fenómenos de massas relativos ao RPG, eu realmente devo dizer que a pesar de tudo D&D é o barco insígnia, e está a fazer um excelente trabalho nisso.

Já Happy Rotter me é alheio, e tenho-me recusado de forma teimosa e (admitidamente) irracional a lê-lo, portanto absterei-me de julgá-lo.

Quanto aos eventos não comerciais, a parte fundamental é que haja uma estrutura de suporte já seja da prefeitura ou governação ou a forma de organização que corresponda em Portugal, pois isso lhe dá uma maior projeção e peso ao mesmo. Como entrada aos eventos no Uruguay, o estándar é um kilo de alimentos não perecíveis ou dependendo se é próximo das festas ou do dia da criança um brinquedo em bom estado. Lá os GMs e todos os colaboradores são voluntários e fazem pelo gosto de promover seu hobby e criar um melhor ambiente para a expansão dele. A mídia é sempre importanto nestes casos para divulgar, mas não pra dizer "que bonzinhos que são" mas pra mostrar que sempre podem-se se fazer boas coisas quando há interesse das partes.

Os RPG são um elemento socializador muito poderoso quando utilizado de forma adequada .

Algo é incoerênte quando o receptor da menságem não tem a fineza mental necessária para captá-lo em sua plenitude. - Eu

Vou te dizer a verdade Mariano, faz só pouco tempo que saí de minha toca e entrei em contato com o pessoal daquí onde estou (que é escaso e adora oWoD pra meu desesprazer, porém de tão desesperado que estava depois de 3 anos sem RP eu topo RP até de bolinha de gude).

Por quanto sei o mercado está tomado pelas publicações da Devir (que acredito é Portuguesa - Lathander nos acuda e traga à luz de edições em inglés (pra mim não existe tais coisas como míssil mágico e Palavra de Poder: Morte)  e da editora de WW aquí (que não sei qual é).

O maior assunto é sempre a barreira do dinheiro, em geral os custos de importação são absurdos e terminam por afugentar qualquer um.

Quanto aos PRGs alternativos eu diria que não, o que mais chega aquí é o mainstream, WW e WotC, porém 3D&T (setting e sistema originais daquí) tem muita saída.

Já o mercado de PDFs eu posso apostar que é inexistente, é muito mais fácil pegar pela internet à través do mIRC ou E-Mule. Eu mesmo possuo uma -IMPORTANTE- coleção de manuais, tanto de D&D 3.0 como de L5R 2e e Shadowrun 3e.

[quote=Silverblade]porém 3D&T (setting e sistema originais daquí) tem muita saída.[/quote]

Podes falar-me mais disto?

Realmente de momento eu desconheço, mas posso tentar conseguir o endereço eletrónico para você.

O 3D&T é uma criação brasileira do Editor da revista Dragão Brasil. Foi criado para ser um sistema introdutório e é bastante divulgado por sites e revistas. Apesar do nome ser Defensores de Tóquio a sigla parece ser uma referência a outro jogo americano muito conhecido! Engraçado não?

Mais informações em: https://www.dragaobrasil.com.br/3d&t/oque.htm

Não deixa de ser interessante a ideia de se desenvolver um sistema simples para introduzir novos jogadores... Qualquer dia quem sabe, um sistema do abrirojogo.com (ou rpg.turnodanoite.com)? ;)