Breve Apresentação

Bem,

Seguindo uma óptima sugestão que me foi dada, e dado que fiquei muito contente por ter encontrado um local para falar sobre D&D em português (já estava farta do site da wizards), vou começar por  me apresentar a todos os que como eu esperam encontrar neste site uma ponte de contacto entre quem joga, lê ou pelo menos conhece o mundo fantástico dos jogos de personagem.

Eu devo a minha introdução a este passatempo tão pouco usual no nosso país, a um colega de faculdade, já lá vão uns aninhos, que após ter descoberto que eu adorava livros de fantasia me falou deste tipo de jogo diferente, em que em vez de lermos a história de uma personagem a podíamos construir, nós mesmos pouco a pouco.

Confesso que ao princípio achei tudo um pouco estranho, mas uma vez percebidas as regras e criadas as personagens, nunca mais parei de jogar. Criámos um grupo no qual foram entrando e saindo pessoas ao longo dos tempos, com 3 elementos fixos e fomos procurando aliciar outros colegas, amigos e até desconhecidos, na esperança de tornar este tipo de jogos mais popular, pelo menos na nossa cidade (que é Coimbra).

Comecei por jogar 2ª edição de Dungeons and Dragons e também Vampire the Masquerade, depois trocámos para 3ª edição e finalmente para 3.5. Jogámos em diferentes settings, desde os mais comuns, como Forgotten Realms até outros completamente criados por nós e que foram crescendo com as próprias personagens que criámos para cada aventura. Tivemos aventuras épicas, daquelas que ainda hoje relembramos uns aos outros e que fazem as pessoas que passam por nós na rua e nos ouvem voltar a cabeça para trás e ficar a olhar. Provavelmente qualquer jogador já passou por esta experiência e sabe de que é que estou a falar.

Infelizmente já todos acabámos os nossos cursos, o nosso mestre de jogo está nos Estados Unidos (onde para grande inveja minha tem acesso a tudo o que nos custa imenso a encontrar cá) onde já tem um grupo novo e onde vai cumprir um sonho que nós lhe negámos desde o início, poder ser jogador outra vez.

Cabe-me a mim a "árdua tarefa" de dar continuidade ao que ele fazia tão bem, e tornar-me agora a DM das nossas aventuras. Vai ser difícil igualá-lo, mas vou tentar.

Espero poder pedir conselhos, trocar experiências e quem sabe, encontar novos jogadores neste site.

Até Breve

Morganne Ravenshaw

Mais uma vez, bem-vinda ao nosso site, que agora é parte teu também. Espero que encontres o que procuras e que te divirtas por cá. Vai-nos mantendo informados das tuas aventuras e desventuras!

Então e como é a cena de roleplay em Coimbra? Há ao menos alguma loja onde se possa comprar material de RPG?

"You can choose just who you are."

Já agora, e como mencionaste não conhecer nenhum site português de roleplay, deixa que te aponte para a nossa secção de links, onde encontras o site Dados na Mesa: https://bodak.ptisp.org/dados/

Em teoria, é um portal de RPG generalista tal como o nosso. Na prática, parece haver uma divisão de público: no nosso há mais tendência para discutir o acto de roleplay em geral e RPGs invulgares e menos conhecidos, enquanto que o Dados parece ser o ponto de encontro para a maioria dos apreciadores de D&D/D20, discutindo-se lá pouco mais que isso. Há alguma polinização cruzada, através de alguns utilizadores que os dois sites têm em comum, mas muito pouca. Também me parece haver uma diferença significativa na média de idades dos utilizadores (com tudo o que isso implica): nós por cá temos casados, divorciados, unidos de facto, com filhos e filhas, ou seja já a caminho da terceira idade, eheh.  É assim ou não é, malta?

De modo que se tiveres daquelas dúvidas estranhas sobre o sistema, por exemplo de como é que este feat funciona em conjunto com aquele feitiço quando o PC é desta raça/classe e de nível X, possivelmente lá terás bastantes pessoas capazes de te tentar responder enquanto aqui terás uma ou duas.

Mas aqui estarás no sítio certo se quiseres uma discussão mais geral, que não diga respeito à regra no parágrafo tal da página X do suplemento tal. Tens aqui uma mistura de roleplayers incríveis, que no seu conjunto já jogaram de tudo, já tentaram de tudo, não têm medo de experimentar soluções/sistemas/métodos fora do comum, e têm sempre um conselho bom para te ajudar a construir uma história mais interessante, para te ajudar a conseguir manter o interesse dos jogadores, para te ajudar a experimentar formas de roleplay mais colaborativas, para te ajudar a encontrar o sistema de regras que mais se adequa aos teus objectivos reais, etc.

Bom, só te queria dar a conhecer o site da "concorrência" . Não sei se os outros utilizadores partilham estas minhas opiniões, mas é o modo como vejo as coisas, pelo menos na actualidade. Obviamente que nós aqui preferimos ter-te por cá, mas se é D&D puro e duro que procuras é justo que saibas que os cromos todos estão por lá, e sabem bem do que falam. Beijos!

"You can choose just who you are."

Eu acho que em D&D as duas opções são importantes. Para mim é importante o roleplay e a acção, já que uma não existe sem a outra. De qualquer forma agradeço teres mencionado o outro site, foi muito "lawful good" da tua parte.

Quanto a D&D em Coimbra, existe uma loja DIVER onde podemos encomendar  os livros e suplementos, mas o fornecimento é difícil, por isso agora mandamos vir tudo da net. Também é possível jogar lá (se quiseres jogar com o grupo habitual da loja) mas eu e o meu grupo normalmente jogamos em casa. Existem pelo menos 3 grupos activos em Coimbra (heeee!), embora eu ache isso muito pouco, mas também acho que  com a falta de divulgação que existe 3 até é um bom número.

Até breve

Morganne