Enquanto andava a ver sites sobre boardgaming deparei-me perante este artigo do conhecido Bruno Faidutti:
https://www.faidutti.com/index.php?Module=divers&id=456
A questão é, estará ele certo? Haverá demasiados jogos a inundar o mercado?
Como economista, sei que demasiada oferta estrangula a procura, logo não é bom haver oferta a mais, mas será que o nosso mercado irá entrar em colapso devido à inundação de boardgames, muitos mediocres segundo Faidutti?
Sinceramente, acho que há uma inundação do mercado de boardgames, e acho que a oferta excede a procura, o que provoca variações brutais no ponto de equilibrio, mas acho que isto só trará beneficios, no sentido em que as publicadoras que lançam jogos mediocres irão se extinguir e só ficarão aquelas que provam publicar jogos de qualidade. Digo isto porque o nosso mercado é muito peculiar comparado aos mercados de outros bens. No nosso mercado os consumidores têm uma vantagem que consumidores inseridos noutros mercados não têm, nós sabemos o que queremos comprar. E isto é muito importante, pois segundo o que se aprende em Economia do Comportamento, ou então os novos dados de Neuroeconomia, num mercado onde o consumidor sabe o que quer só pode ter como consequência que os bens de melhor qualidade sobrevivam e vendam-se em deterimento dos bens mediocres.
A ver vamos. Pessoalmente não acredito no colapso do mercado de boardgames, mas antes numa especialização do mercado e na sobrevivência de publicadoras que demonstrem qualidade nos seus produtos.