Burg Appenzell


Sinopse:

Burg Appenzzel é um jogo familiar/infantil em que os jogadores por objetivo conquistar 4 tipos de queijos diferentes. Para o conseguir terão de colocar os seus ratinhos de forma inteligente no tabuleiro para que dois deles fiquem ao mesmo tempo sobre uma ficha do mesmo tipo de queijo.

Como se joga:

⇒ Setup

No início coloca-se a caixa no centro da mesa e cobrem-se todos os buraquinhos com fichas quadradas com ilustrações de diferentes tipos de queijo, outras com um fundo cinzento a imitar tijolos e ainda fichas de armadilha.

Depois de todos os buracos tapados irá sobrar uma dessas fichas, que se coloca ao lado do tabuleiro.

Por cima das fichas que se acabaram de colocar, coloca-se agora o suporte para as fichas de telhado e depois as respetivas fichas com ilustrações de telhado.

Cada jogador recebe quatro ratinhos da sua cor. Nos cantos da caixa colocam-se as torres e ao lado do tabuleiro colocam-se os marcadores dos 7 diferentes tipos de queijo.

BGG – Detlef Burkhardt

⇒ Desenvolvimento

Cada jogador coloca um dos seus ratos numa das torres desocupada, o jogador que viu pela última vez um castelo real é o primeiro a jogar.

O jogo continua no sentido dos ponteiros do relógio e à vez. No seu turno, cada jogador pode executar 4 ações de entre as seguintes:

  • Retirar um telhado
  • Mover-se
  • Deslizar as fichas de queijo


 Retirar um telhado

Se um jogador tiver um ratinho adjacente a uma ficha de telhado pode retirá-la para ver os espaços que estão ali “escondidos”. As fichas do telhado retiradas são colocadas ao lado da caixa até que a vez desse jogador passe para o jogador seguinte.  

Cada ficha de telhado retirada conta como uma ação das quatro que o jogador tem à sua disposição.

  Mover-se

A ação de movimento é aquela que permite ao jogador colocar um dos seus ratos numa torre desocupada, e assim entrar no castelo.

Se o rato já estiver colocado no castelo, por cada ponto de ação o jogador pode mover o seu rato para uma casa adjacente ao lugar onde está. Por cada movimento gasta um ponto de ação dos 4 que tem disponíveis.

O rato não pode entrar em casas que ainda tenham uma ficha de telhado, ou seja, para realizar esta ação terá primeiro que gastar um ponto de ação a remover a ficha de telhado e só depois poderá mover-se, gastando para esse efeito outro ponto de ação, ou mais, se fizer mais que um movimento.

Só pode haver um rato em cada casa do telhado, é possível passar por cima de outros ratos que já estejam no telhado, desde que não se pare em nenhuma delas.

 Deslizar as fichas de queijo

Em cada um dos lados do castelo, por baixo das bandeirolas vermelhas, há 3 encaixes onde se pode introduzir a ficha de queijo que está do lado de fora do tabuleiro.

Se um jogador quiser executar uma ação de deslizar tem de pegar na ficha de queijo que está do lado de fora do tabuleiro,  introduzi-la numa das ranhuras e em seguida fazer deslizar toda a linha de fichas de queijo que estão ocultas por baixo do telhado. Ao executar esta ação fará sair uma ficha de queijo na extremidade oposta.

 Esta ação de deslizar é a única que não se pode repetir mais do que uma vez por turno.

Ratoeiras

Quando se executa a ação de deslizar é possível que algum rato que esteja em cima do Telhado seja apanhado numa ratoeira, caindo num dos inúmeros “alçapões” por baixo do telhado. Esse rato sai de jogo definitivamente.

BGG – Andrea Pasquinelli

Colecionando fichas de  queijo

Há 7 tipos de queijo  diferentes,  cada tipo de queijo tem 3 fichas que estão em jogo por baixo o telhado.

Sempre que um jogador consegue colocar dois dos seus ratos em cima de duas fichas com a ilustração do mesmo tipo de queijo,  ganha imediatamente um marcador desse queijo (da reserva) e coloca-o à sua frente. 

Um jogador pode ganhar um marcador de queijo mesmo não sendo a sua vez, pela ação de deslizar de outro jogador. 

Cada jogador não pode ter mais que uma ficha do mesmo tipo de queijo, por isso, para ganhar tem de colecionar 4 marcadores de 4 tipos diferentes de queijo.

 Fim do turno

 No fim do turno de cada jogador, temos de cobrir novamente os espaços de telhado que não tenham nenhum rato nessa área.

Esta ação não é considerada na contabilidade das 4 ações que cada jogador tem por turno.

BGG – Henk Rolleman

⇒ Fim do jogo

 O jogo acaba assim que um jogador colecione 4 peças de queijo diferentes. Esse jogador declarado vencedor!

O jogo também pode terminar se um jogador perder o seu terceiro rato numa ratoeira. Nesse caso, o vencedor de entre os outros jogadores é o que tiver mais marcadores de queijo à sua frente. Se ainda assim, vários jogadores tiverem a mesma quantidade de marcadores de queijo, ganha aquele que estiver há mais tempo à espera da sua vez de entres os jogadores empatados.

Avaliação:

Burg Appenzell é um jogo excelente com componentes de uma qualidade impressionante e que nos prende a atenção sempre que está montado numa mesa.

Não será muito exagerado dizer que este é um clássico incontornável e que está no restrito lote de jogos infantil indispensáveis. O seu cocktail de mecanismo bem interligados são parte do seu sucesso. Burg Appenzell são uma excelente introdução aos jogos de estratégia e estimulam neles o lado “gamer” e estratega.

Embora seja um jogo infantil, os adultos vão adorar jogá-lo e por isso o recomendo a todos!