Burning Wheel em VoiP

Eu e Burning Wheel somos assim, volta não volta, tenta não tenta, muito por culpa dos jogadores que tenho tido para jogar em pessoa. Agora que o meu grupo no Skype terminou algumas sessões de PTA, vamos à carga, mas desta vez a sério. E estendo aqui o convite para malta que queira experimentar este excelente sistema mas, acima de tudo, contar boas histórias de fantasia onde aquilo que as personagens acreditam é mais importante do que os monstros que matam. Em caso algum quero inferir que D&D é inferior a BW mas penso que muitas pessoas que não conhecem BW trazem um certo conjunto de expectactivas que não se concretizam. Assim:

  • Burning Wheel é um sistema de fantasia, não tem setting a não ser aquilo que é sugerido pelas raças e tecnologia: homens, anões, elfos, orcs e Europa Ocidental circa Séc. XII / XIII.
  • É sobre aquilo que as personagens acreditam, as suas crenças. É isso que motiva as aventuras e dá lenha ao GM para atiçar o fogo da narrativa. Ou, se querem a analogia da Roda Flamejante (Burning Wheel), dá o fogo para fazer girar a roda da narrativa.
  • O setting é criado "as we play."
  • As sessões são usando as seguintes ferramentas: Skype (para VoiP), Viewing Dale Dice (para lançar dados online) e Google Documents (para partilhar folhas de personagem editáveis).
  • Horário: TODAS as Sextas-feiras das 21:00 às 00:00 (nove da noite atè à meia noite). Com 10-15 minutos depois para falar sobre a sessão, planos futuros, etc.

NOTA IMPORTANTE: Burning Wheel é um sistema que só brilha em longas campanhas, e é isso que pretendo fazer.

Olha que ... sou menino para experimentar esses moldes (se dizes que funciona.. eu agredito)

6ª feira não é é umbom dia para mim pois bate com os Encontros de Boardgames da Linha.

Quando pensam começar ?

Esta semana vamos jogar uma "pequena" aventura porque um dos jogadores está ausente. Mas contamos mesmo começar a campanha no dia 3 de Fevereiro com aquilo que em Burning Wheel se chama o Burn Setting, ou seja, a criação das personagens e do setting / premissa base / situação inicial da campanha cheia de possibilidades e conflictos para atirar as personagens logo para o fogo. Não é a criação do mundo mas apenas a criação das bases da campanha (O que está a acontecer agora? Que obstáculo imediato se apresenta ao grupo? Quem são os antagonistas, se os há? Etc.)

Já agora, se achas que os encontros dos boardgamers interferem com a tua assiduidade, então não te comprometas, por favor. Evita agravos adicionais. Prefiro esclarecer às coisas à priori do que andar depois com pézinhos de lã a tentar resolver inconvenientes.

Já agora, quem quiser ouvir o Dwarin conversar comigo sobre o que é Burning Wheel, tem aqui o episódio 37 do Jogador-Sonhador:


Podcast Powered By Podbean


Eu alinhava nesta campanha, mas estou mesmo a sair do trabalho ás 21h e tenho a agenda bastante preenchida neste momento. Espero que haja gente que aproveite para experimentar Burning Wheel, é um RPG que vale o investimento.

Obrigado pela força, Ricardo. De facto, Burning Wheel compensa bem o tempo que o jogador investe, ou seja, é daqueles sistemas que, quanto mais o jogador dá, mais recebe. Se houver interesse até, posso mesmo começar por uma pequena demo criada para o sistema, The Sword, para os jogadores verem se gostam ou não e para se irem habituando às nuances do sistema.