Butine!


Sinopse:

O objetivo de cada jogador é validar o maior número possível de cartas, tendo para isso de polinizar as combinações de flores de acordo com as cartas de colmeia que vão estar sempre à sua frente durante todo o jogo.

O vencedor será o jogador que tiver mais cartas de colmeia à sua frente no final da partida.

Como se joga:

⇒ Setup

Uma ficha hexagonal, com uma flor branca, coloca-se entre os jogadores de maneira a que esteja à mesma distância de todos. Todas as fichas com outras formas e flores são colocadas ao redor da mesa, formando 4 pilhas de formas diferentes.

Sempre que uma nova flor entra em jogo deve ser colocada de forma que toque na flor branca ou noutra flor que esteja a tocar na flor branca. As fichas que estão ligadas desta forma estão em jogo e formam a pradaria.

O marcador azul com o desenho de uma abelha coloca-se sobre a ficha hexagonal (flor branca).

Baralham-se as cartas de colmeia e forma-se um monte de bisca que se coloca ao lado da pradaria.

Cada jogador recebe 3 cartas de colmeia que coloca à sua frente com a face visível. Do monte de bisca revelam-se tantas cartas como o número de jogadores mais uma.

O jogador inicial é escolhido à sorte ou então pode ser o último a ter visto uma abelha.

⇒ Desenvolvimento

Ao longo de uma partida os jogadores vão jogando por turnos no sentido dos ponteiros do relógio. No seu turno cada jogador disporá de uma ação entre duas possíveis:

  1. Colocar uma ficha
  2. Validar 1 ou mais cartas de colmeia

1 . Colocar uma ficha
O jogador escolhe uma ficha de flor e coloca-a na pradaria de maneira a que pelo menos um dos lados dessa ficha toque numa flor branca ou numa flor que esteja em contacto com uma flor branca.

2. Validar 1 ou mais cartas de colmeia
O jogador indica uma das suas cartas de colmeia e em seguida move a abelha de flor em flor respeitando a ordem de cores das flores dessa carta. As flores em causa têm de estar adjacentes umas das outras e a flor onde a abelha estiver não conta para a sequência.

A carta pode ser lida de cima para baixo ou ao contrário.

Depois de mover a abelha sobre as três flores da carta colmeia, o jogador vira essa carta para o seu lado oculto indicando que já a cumpriu. Essa carta passa a valer 1 ponto no final da partida.

O jogador pode validar as suas outras cartas se lhe for possível cumprir as respetivas sequências no mesmo turno. É válido que a mesma flor possa servir para validar mais que uma carta de colmeia.

Se um jogador conseguir validar as suas 3 cartas de colmeia ganha uma quarta carta do monte bisca como bónus.

Antes de terminar o turno o jogador repõe a sua mão para 3 cartas novamente. Bisca uma carta das visíveis na reserva e repõe imediatamente a reserva. Se necessitar de mais cartas, repete o processo. Em seguida o jogador pode gastar uma carta de colmeia já validada, para descartar uma das suas 3 cartas por validar e substitui-la por uma das da reserva ou do topo do monte de bisca (oculta).

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina quando todas as cartas de colmeia tiverem sido biscadas. Cada jogador conta as cartas de colmeia que conseguiu validar e ganha quem tiver mais. As que não validou não contam!

Em caso de empate há vários vencedores!

Avaliação:

Butine! é um jogo da Bragelonne Game que que usa o mecanismo de colocação de fichas de diferentes formatos e de movimentação em percursos de sequências variadas.

O material de jogo é de muito boa qualidade, a caixa traz encaixes muito funcionais para acomodar todas as peças de forma segura e de fácil acesso. As ilustração são coloridas e remetem-nos para um universo floral bonito e atraente. As cartas do jogo são muito pequenas e retangulares, tão pequenas que duvido que haja sleeves para as proteger, no entanto, também elas têm o seu encaixe para serem devidamente arrumadas. O marcador de abelha em madeira é muito apelativo!

Butine é daqueles jogos que se prepara e se explica num minuto. Os jogadores constroem em conjunto a pradaria colocando as fichas de flores de formatos diferentes, dispondo-as de forma a criar ligações de cores que permitam mais tarde validar cartas de colmeia.

Para ter sucesso em Butine é preciso mobilizar capacidades de observação e projeção de itinerários para encadear o máximo de percursos de forma a otimizar a ação que dispomos no nosso turno. Estes requisitos são muito interessantes para trabalhar com crianças em idade escolar e aí está uma mais valia deste jogo que talvez não se veja logo à primeira.

No início podemos ser iludidos pelo aspeto infantil do jogo, especialmente pela abelhinha que nos transporta para o universa da abelha Maia. Depois jogamos uma partida. Uns ficam desiludidos porque o jogo “mata” a Maia que cintilava dentro de si; outros sorriem surpresos pelo jogo tático que acabam de descobrir onde o lado puzzling tem papel primordial na criação dos itinerários que validam as cartas de colmeia.

Em suma, Butine é um jogo de otimização de percursos cujo tema apenas serve para o adornar, mas no final das contas é um jogo que merece uma oportunidade!