Para quem não me conhece, eu tenho desde de um ano a organizar a math trade na comunidade. E gostaria de apresentar algumas conclusões que tirei como moderador e também participante.
Desde da mudança da LeiriaCon para o mês de março, as math trades da LeiriaCon tem crescido em volume e participantes porque por norma é local em que reune participantes de Norte a Sul do país, enquanto as restantes math trades não tem aquela participação porque não tem membros de todos locais.
A math trade da RiaCon acho que tem sofrido do efeito da mudança para março da LeiriaCon. E este ano sabia que corria o risco de baixar o numeros de entradas de artigos com o novo sistema OLWLG, mas acho que vai compensar para futuras math trade porque os utilizadores estarão mais habituados.
Possivel Calendário para Futuras Math Trades:
LisboaCon 2019 - Junho (no ship) OLWLG - até para dar oportunidade mais pessoas de experimentar OLWLG
Julho Math Trade Iberica - (ship) OLWLG - math trade de envio por correio que somente aplicava a Portugal e Espanha
InvictaCon 2019 - Novembro (no ship) OLWLG ou Abreojogo - o metodo de depende das reacções dos participantes das 2 math trades (LisboaCon e RiaCon)
Dezembro 2019 Math Trade Iberica (ship) OLWLG - math trade de envio por correio que somente aplicava a Portugal e Espanha- a terminar antes da AugustaCon 2019 para talvez facilitar futuras trocas entre portugueses
LeiriaCon 2020 - Março (no ship) OLWLG - devido ao tamanho actual desta math trade, não vejo sentido voltar a fazer no Abreojogo, dá imenso trabalho
Maio 2020 Math Trade Iberica (ship) OLWLG - math trade de envio por correio que somente aplicava a Portugal e Espanha- a terminar antes da RiaCon 2020 para talvez facilitar futuras trocas entre portugueses
A minha ideia era fazer math trades com entregas nas grandes convenções, e naquelas que tem menos volume ou que estão mais perto destas grandes fazer uma math trade de envio (Portugal e Espanha). Por exemplo existem math trades para area do Benelux (Belgica, Holanda e Luxemburgo) com este objectivo de aumentar o volume e diversidade, porque eu diria 75% artigos tendem a repetir de math trade para a próxima. Já contactei um espanhol no BGG como eles fazem, e ele escreveu que eles não tem utilizado OLWLG e eles tem utilizado um site do tipo como o Abreojogo.
Isto faria que haveria 3 math trade de entrega no local (Leiria, Lisboa, Invicta), e outras 2 math trade de envio por correio que seriam perto da (RiaCon e AugustaCon). Ao mesmo tempo abria possibilidade de haver math trades de envio por correio algo que até agora não existe.
Viva! Em primeiro lugar, muito obrigado por teres assumido esta posição de moderador de MathTrades, e parabéns pelo trabalho efectuado até agora.
A nível pessoal, confesso que acho desnecessária a existência de tantas trades, tão perto umas das outras. Participei nesta da RiaCon mais pela novidade de usar o BGG e o OLWLG (que sinceramente não me pareceu uma melhoria substancial sobre o método tradicional aqui no AoJ). Pessoalmente fico bem servido com apenas duas por ano, por exemplo por altura da LeiriaCon e InvictaCon, que dá 5 a 7 meses de intervalo, tempo ideal (para mim) para aproveitar para avaliar jogos (tanto os que já tenho como os que eventualmente quererei).
[quote=Richard]Viva! Em primeiro lugar, muito obrigado por teres assumido esta posição de moderador de MathTrades, e parabéns pelo trabalho efectuado até agora.
A nível pessoal, confesso que acho desnecessária a existência de tantas trades, tão perto umas das outras. Participei nesta da RiaCon mais pela novidade de usar o BGG e o OLWLG (que sinceramente não me pareceu uma melhoria substancial sobre o método tradicional aqui no AoJ). Pessoalmente fico bem servido com apenas duas por ano, por exemplo por altura da LeiriaCon e InvictaCon, que dá 5 a 7 meses de intervalo, tempo ideal (para mim) para aproveitar para avaliar jogos (tanto os que já tenho como os que eventualmente quererei). [/quote]
Efectivamente acabam por ser só 3 MathTrades com entregas em mão - portanto ão muito longe da tua sugestão
As outras 3 são a nível ibérico, que se parte do princípio terá que haver envios por correio, pois numa MathTrade, mesmo que a nossa want list só tenha jogos em solo Português, poderá acontecer que o jogo que temos que enviar vai para outros lados… mas isso também é algo a acertar.
Só devo participar em algumas, provavelmente aquelas sem envio por correio e relacionadas com convenções nacionais onde irei. O número de MTs será mais importante para quem as organiza do que para os outros. Só participamos nas que queremos…
Quanto ao OLWLG, parece-me uma boa ferramenta (já tinha usado em MTs do BGG) e se facilita a vida a quem as organiza, força. Talvez um futuro AoJ mais moderno possa acautelar essa funcionalidade mas, para já, acredito que seja muito mais trabalhoso para os organizadores.
Nunca é de mais agradecer a todos que, de alguma forma, já se envolveram na organização das mathtrades.
Parece-me que a utilização da ferramenta do BGG facilita imenso a introdução dos jogos e, sobretudo, a organização e controlo daqueles em que temos algum interesse (é ótima a ferramenta que possibilita associar determinado valor aos nossos jogos, e também àqueles que estamos dispostos a receber). Desde muito cedo, permite com relativa facilidade organizar e atualizar a nossa wantlist, possibilitando, no final do prazo para inserção dos jogos, imediatamente proceder ao envio daquela.
Assim, e na perspetiva de mero utilizador, apoio este novo sistema.
Quanto ao calendário para futuras Mathtrades deverá ser quem as organiza a ponderar sobre a sua disponibilidade para as realizar. As que se vierem a efetivar serão bem vindas (pessoalmente, terei mais interesse naquelas que possibilitem a troca em mão nas várias Convenções em território nacional).
3 math trades nacionais sem envio e 3 ibéricas com envio parecem-me bem.
Não deverei participar em todas, nomeadamente nas ibéricas, mas deverei estar atento ao que aparece.
.
A minha ideia ao participar em math trades é trocar jogos que já não jogo por outros que tenciono jogar de forma simples e sem grandes custos.
Não sei se irei participar nas trades Ibéricas pois não me agrada a ideia de ter de enviar por correio jogos mas, equacionando os custos, poderei vir a fazê-lo.
.
Quanto às trades associadas às Con's nacionais.
A ideia de ter uma trade em cada Con até é porreira mas a verdade é que não é necessário ter tantas trades e de forna tão seguida.
Só como exemplo, não participei nesta trade da RiaCon porque basicamente não tenho nada para trocar desde a LeiriaCon.
3 math trades por ano parecem-me suficientes e bem espaçadas (Março, Junho e Novembro), certamente participarei sempre que tenha trocas a fazer.
.
Obrigado, David, por moderares e organizares estas math trades.
Ainda não experimentei a trade pelo BGG mas se é mais simples de moderar então vamos nessa.
A minha ideia sobre as math trades ibericas seriam somente 2 por ano e não 3, mais ou menos desfasadas por 6 meses. Uma perto do mês de Dezembro e outra por volta do mês de Maio.
Se fizer este ano a math trade em Julho, será a excepção por ser a primeira vez. Em relação fazer uma math trade com envio e adicionar Espanha, porque acho que seja essencial para o futuro haver uma renovação da oferta, por norma verifico os mesmos artigos de math trade em math trade, e com novos utilizadores haveria essa renovação, e para além dos portes para Espanha serem mais baratos comparativamente se enviasse algo para o resto da Europa.
Outro motivo para existência de uma math trade com envio é que nem todos vão às Con, e acho que permitia participantes regiôes como Açores, Madeira, Algarve ou Alentejo… ficassem mais envolvidos na comunidade.
Em relação correr a math trade no BGG ou no Abreojogo, eu acho que o meu trabalho enquanto organizador ficou mais simples no BGG. Desapareceram problemas tais como:
numeração quando as pessoas colocavam os artigos,
não há duvidas sobre o jogo que as pessoas colocam, (por exemplo no abreojogo dizerem que era o jogo ABC, e afinal era ABC CARD GAME)