É melhor não deixarmos este assunto estagnar, né? Decisões a tomar, em que posso ajudar?
Não está estagnado. Ainda hoje fui fazer mais alguma pressão ao Cristal Park. Ainda não tenho confirmação, mas espero conseguir o espaço.
Podemos vir a precisar de algum material extra, cadeiras ou mesas, mas primeiro preciso de confirmar o espaço de forma definitiva.
Talvez segunda ou terça já tenha uma decisão.
Então como esta tudo para o CaragoCon?
Precisam de alguma ajuda?
Querem que peça um apoio ao IPJ? Tenho um comentario na Con de Lisboa do que é preciso para pedir apoio
e é exactamente o quê?
diana
Boas, malta...
A proposta foi feita à Administração do condomínio do Cristal Park. Por um lado há abertura para a realização do evento. Estas são as boas notícias.
As más notícias são que teremos que pagar uma quantia (dita simbólica) pela utilização do espaço. O valor que me foi apresentado é de € 5,00 por mesa. Dispõe o Cristal Park de 13 mesas e 26 cadeiras.
Vou dar o meu ponto de vista em relação a esta resposta e peço-vos que façam o mesmo.
Assumo que teríamos que pagar por mesa, mesmo que fossem trazidas por nós. Creio que o que está aqui em causa é a utilização do espaço.
A minha ideia era apontar para os 60 participantes. Apontava para a realização a 12 de Setembro, o que permitia às pessoas de mais longe do Porto virem para o encontro no sábado, dia 12, e ficarem a ver as corridas do Red Bull Air Race no domingo, dia 13.
60 participantes implicam pelo menos 60 cadeiras. Se fizermos uma média de 4 pessoas por jogo e quisermos ter toda a gente a poder jogar ao mesmo tempo, precisamos de 15 mesas de jogo. As mesas de jogo para nós normalmente implicam 4 mesas de esplanada, em média. Ou seja, vamos lá para as 60 mesas, no mínimo umas 40, para termos 10 "mesas de jogo". Ora isto manda os custos de espaço para os € 200,00.
A vantagem do CP como local é o estar aberto até de madrugada e ter um espaço onde se pode comer sem ter que fazer grandes deslocações e não implicar assim um tão grande esforço de organização logística.
Antes desta ideia de fazer o encontro nacional do Porto a 12 de Setembro andei a investigar outras datas e locais e tive uma proposta de um hotel para aluguer de uma sala por um dia de um valor muito próximo deste. Com a vantagem de já haverem lá mesas suficientes e poderem alguns dos participantes de mais longe ficarem lá hospedados também. Por outro lado implica uma duração mais limitada (não me parece que pudéssemos jogar toda a noite).
Ou seja. A ter que pagar estes valores, talvez seja mais interessante o Hotel.
A minha posição é de fazer o encontro, mesmo que não seja o ideal. Estou disposto a arcar pessoalmente com os custos, agradecendo naturalmente contribuições voluntárias e opcionais. Não me interessa organizar um encontro em que seja exigido valor de inscrição ou participação. Quem quiser ajudar, ajuda com aquilo que entender apropriado.
Portanto o facto de eventualmente termos que pagar alguma coisa não é impeditivo de que se realize o encontro.
De qualquer modo, temos que nos decidir.
Para isso, teremos que determinar se existirá alguma alternativa gratuita ou mais económica e se as condições são apropriadas.
Ou então se, simplesmente, não fazemos encontro nacional no Porto este ano. Devo dizer que esta opção me desagradaria muito.
Algumas ideias?
Obrigado, desde já, pela vossa participação.
Olá Diana. Espero que estejas a gostar destes primeiros contactos com esta comunidade.
Os vários grupos, mais ou menos organizados, em vários locais de Portugal têm vindo a organizar encontros nacionais de boardgamers. Leiria já fez bastantes, Abrantes dois, e outros... o Porto também já teve dois encontros nacionais.
O primeiro foi feito nos primeiros tempos deste grupo. Foi realizado na entretanto encerrada loja XXL. Teve alguma cobertura mediática e uma participação que na altura me surpreendeu. Foi felizmente um catalisador para que mais alguns curiosos se juntassem a nós e creio que terá sido um ponto de viragem para o Grupo de Boardgamers do Porto.
O segundop decorreu o ano passado no Indoor Karting de Espinho. Locais que durante algum tempo era também palco dos nossos encontros semanais, em alternância com o Porto, que já conheces.
Este ano estamos ainda sem local para a realização do evento, estando mesmo equacionada a hipótese de não o fazermos de todo, apostando antes em preparar melhor o do ano que vem.
O Encontro Nacional de Boardgamers do Porto teve o nome jocoso de CaragoCon. Por um lado aludindo ao vernáculo regional, pelo outro ao conceito de Convenção, mais comum e justificado em eventos internacionais com outra dimensão.
Essencialmente é um dia em que jogadores de todo o país se reúnem para jogarem juntos e conviverem à volta do seu hobby.
Podes ver alguma informação adicional se pesquisares por "Nacional" aqui no Abreojogo.
Para um exemplo da cobertura que o 1º encontro do Porto teve, podes ver aqui:
https://www.abreojogo.com/2007/03/encontro_do_porto_abreojogo_com_no_expresso
Até breve!
Se só se tiver de pagar as 13 mesas que o CP tem ficava só por 65€!! Por isso era de esclarecer esta hipótese.
Mas de qualquer das formas como se arranjariam as outras mesas?
E ali naquele espaço do CP cabem 60 pessoas (o problema não é bem as pessoas, mas as mesas...).
Eu e o Sérgio estamos ligados a algumas associações culturais e afins, por isso vou averiguar se há algum espaço grande com 60 cadeiras e 40 mesas para um sábado...
É necessário mesmo haver restaurantes no local ou basta haver por perto?
Se fossem menos cadeiras e mesas acho que se arranjava facilmente espaços para tal e gratuitos...
Agora assim tem de ser um espaço grande.
Resumindo, as condições são:
espaço para 15 mesas grandes ou 40/60 mesas de esplanada e 60 cadeiras;
poder ser utilizado durante todo o dia (incluindo noite)
ter wc
ter restaurantes ou no local ou perto
Será que assim por esta ordem indicadas até estão por ordem de prioridades?
Sim... as condições são essas. Tenho que esclarecer a questão das mesas com o CP, mas não estou muito confiante que só vão cobrar isso. O Encontro não seria na esplanada actual. Era no piso inferior. Aí há mais espaço.
Obrigado. Se conseguires algum contacto avisa. Eu vou explicar o que é a quem for preciso...
o espaço é para ser utilizado de que horas a que horas?
Gosto do espaço do CP. Em baixo é excelente. Luminoso, jardim atrás para os desgraçados dos fumadores, comidinha (e mais que uma opção) perto. É próximo do centro, e espaçoso.
200 euros, sim, voto que seja o Mallgur a pagar tudo.
(disparates, é óbvio que contribuirei)
O único problema é mesmo as mesas. Com um jeitinho até se pede emprestado à malta do tropical.
Ah, e o estacionamento, que também não será fácil. Ainda por cima com a corrida do touro vermelho.
Quanto ao hotel não sei, tu é que viste. Mas sim, faz-se a Con! Até porque já são meses demais sem haver uma...
E repito, Pedro. Qualquer coisa apita, que eu ajudo.
Normalmente começamos às 10:00 o encontro e acabamos quando já não pudermos jogar mais. Claro que se o espaço tiver horários a cumprir, teremos que nos sujeitar... Essa era uma das vantagens do CP. Pode-se jogar até de madrugada...
A estes períodos teríamos, eventualmente, que acrescentar algum tempo de preparação antes e arrumação depois.
Sim. O Espaço tem esses benefícios, sem dúvida.
Não creio que possamos contar com as esplanadas já lá existentes. Deve ser um dia com bastante movimento por causa dos aviões... e eles devem querer rentabilizar. Mas mesas e cadeiras acho que se conseguem arranjar... Primeiro temos que definir em absoluto se será ali.
Estacionar naquele local vai ser practicamente impossivel.
Quanto a despesas, é claro que concordo que seja o Mallgur a pagar tudo.
.
Nah! podes contar comigo.
Olá,
mandei uns e-mails e obtive umas respostas.
Há um espaço que é Fundação José Rodrigues que tem várias salas, jardim, restaurante vegetariano (e que pode também servir não vegetariano), 200 cadeiras e mesas é que ainda não percebi se têm suficiente que ficaram de me dar uma resposta.
Mas o local à partida reune as condições necessárias:
tem mesas e cadeiras
tem wc
tem restaurante que pode tar aberto todo o dia e noite dentro
portanto podemos tar lá desde as 10h até noite dentro
há possibilidade de nos cederem gratuitamente, ainda estou à espera de resposta.
de qualquer das formas disse sempre que ainda ia apresentar esta proposta ao grupo por isso podiamos não aceitar
ah, o local é que não sei se agrada a todos, fica quem vai de santa catarina para o marques, numa ruela nao muito conhecida
eu nunca fui lá a essa fundação mas tenho amigos que conhecem bem e dizem que o local é fixe.
o metro mais próximo é o do marques
mas de qualquer das formas se a resposta por parte deles for positiva se o Mallgur quiser ir la ver o espaço connosco, era o ideal, porque assim ficava-se com mais informação para se decidir..
também estou a ver outras hipóteses: orfeão do porto, clube fenianos, e ateneu comercial do porto
Obrigado!
Estou disponível para lá ir quando quiserem e vos der jeito. Por mim, a partir das 18:00-18:30 estou livre. Pode ser já amanhã.
O local nem deve ser muito longe de onde moro, por isso dá jeito em qualquer altura. Se vocês não quiserem vir, eu posso lá dar um salto sozinho. Desde que me digam com quem tenho que falar...
Se quiserem ligar-me, podem fazê-lo para o 912 262 712. Anytime.
Já agora, fica o update que o Cristal Park cobrará quer as mesas deles, quer as que eventualmente levemos.
Também posso informar que contactei os Fenianos e o Ateneu o ano passado sem sucesso. No Ateneu obrigam a sociedade dos membros, nos Fenianos tínhamos que pagar e as condições não seriam as melhores... Seria preferível o CP.
Creio que, seja no Cristal Park com o valor já antes visto, seja nesta nova possibilidade, poderemos avançar com o encontro...
A ver se ainda posso fazer o anúncio definitivo antes do final do mês...
Não conheço o espaço, mas José Rodrigues é o escultor que criou o cubo da Ribeira, esse monumento aos eurogames em geral :)
Procurando no google, o sítio parece ser um pouco difícil de encontrar.

![]() |
![]() |
porque assim é mais fácil combinar.
eu não posso ir amanhã nem esta semana a essa hora porque trabalho turno da noite,
mas o Sérgio pode ir amanhã a essa hora
fico à espera do teu e-mail então
https://maps.google.pt/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-PT&msa=0&ll=41.157041,-8.60517&spn=0.007205,0.013776&z=16&msid=115147581227223882387.00046fcc940e8a7eca756
Sim. Parece catita.
Estacionamento é que é do caraças.
Silo-Auto durante 16 ou mais horas fica caro.
Não é a única opção. Creio que ao logo da rua do Bonjardim e notras por ali perto se deve conseguir estacionar. Além disso, num sábado não se pagam parquímetros.
Em princípio vou lá amanhã com a Diana e o Sérgio. Já se vê isso também.