Carcassonne Junior

Sinopse:

O objetivo do jogo é devolver todos os animais que se soltaram (ovelhas, galinhas e vacas) às suas cercas, para isso os jogadores vão colocando peças na mesa e sempre que um caminho se fecha, os meeples dos jogadores que estejam nesse caminho são colocados sobre as respetivas imagens.

O vencedor será o jogador que consiga desembaraçar-se primeiro dos seus 8 marcadores!

Como se joga:

⇒ Setup

No início juntam-se todas as 36 peças de terreno e baralham-se com a sua face de terreno oculta, formando-se com elas vários montes de peças que se colocam perto dos jogadores como montes de bisca.

Cada jogador recebe os 8 meeples na cor que escolher e coloca-os à sua frente.

Antes de começar, o jogador mais jovem, designado como o jogador inicial, vira uma das peças de terreno e coloca-a no centro da mesa.

⇒ Desenvolvimento

Uma partida de Carcassonne joga-se à vez e por turnos, seguindo no sentido dos ponteiros do relógio.

Na sua vez cada jogador tem sempre de virar uma das peças de terreno e colocá-la adjacente a uma ou mais peças de terreno já colocadas no centro da mesa.

Ao colocar uma peça é essencial que pelo menos um dos lados toque num ou mais lados das peças que já estão em jogo.

Sempre que um jogador coloca uma peça de terreno que fecha o caminho seus seus dois extremos, os jogadores que tiverem crianças da sua cor nesse caminho, podem colocar os seus meeples sobre os respetivos desenhos.

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina quando um dos jogadores colocar o seu último meeple em jogo, ficando sem nenhum à sua frente. O vencedor é esse jogador. No caso de haver empate a vitória é repartida pelos jogadores empatados.

Avaliação:

Carcassonne Junior já está no mercado desde 2009, mas este ano recebeu um nova versão que se distingue da anterior especialmente pela ilustração renovada e pela mudança na cor dos meeples: a cor verde foi substituída pela cor lilás, pois os verdes tinham uma leitura menos funcional, por se confundirem com a cor das peças de terreno.

A qualidade global dos componentes é excelente. O cartão é grosso e de grandes dimensões, e os meeples de madeira são também muito grandes e, além de terem um toque muito agradável, estão preparados para serem manipulados por crianças de tenra idade. As ilustrações são muito adequadas ao seu público alvo, muito coloridas e com um toque de desenho animado.

O jogo é muito simples, como um jogo para a primeira infância deve ser, mas bastante desafiante para os mais pequenos. Acho-o uma belíssima opção para introduzir este mecanismo aos mais pequenotes. Definitivamente um título infantil de excelente qualidade e que vai proporcionar horas de prazer lúdico aos mais pequenos, sem desiludir ninguém.
@JogoEu