Casa

A diferença é que se eu num mês não comprar jogo nenhum perdi o meu bónus. Se os créditos forem acumulando não perco nada. Simples.

[quote=Runadrake]
É uma camuflagem para algo que está a acontecer neste momento e não se modifica. Se achas que comprar na Planeton é preferível, by all means, mas para todos os que pensarem assim, desafio a pensarem no raciocínio oposto: porque não comprar na Runadrake, que por acaso é o sítio onde costumam jogar?[/quote]

Eu estou aqui a falar, que nunca comprei nada na Planeton, e que até todos os jogos que comprei ultimamente foram na Runa. Mas porque é que eu não hei-de comprar na Planeton se o jogo for mais barato? Agora se for ao mesmo preço na Runa, ou mesmo que ligeiramente mais caro, claro que o comprarei na Runa. Agora tendo que dar 10€ de avanço, o preço será forçosamente mais caro, n?

Eu percebo a vossa situação, e de uma forma genérica aceito-a. Mas mesmo assim tenho que contestar, desculpa.
Espero que a medida tenha sucesso e que eu esteja realmente a ver as coisas pelo prisma errado, mas não posso deixar de tentar lutar por aquilo em que acredito. Espero que com a implementação desta medida, tenham também em atenção que agora os clientes também passam a ter direitos, algo que o Pombeiro explicou e exemplificou anteriormente. Se eu tiver que pagar, não me podem “expulsar” como o fizeram ontem, por exemplo.

Bem, apesar de ter desaparecido da circulação há já algum tempo, sempre tive um carinho especial pela Runa, não tanto pela loja em si, mas antes pela necessidade das pessoas que lá vão, terem um canto onde se possam entreter um pouco e arranjarem parceiros para os jogos que compraram. Nessa perspectiva a Runa é muito importante. Existem pessoas que só podem jogar nesse espaço porque simplesmente não têm mais ninguém que partilhe o fascínio pelos jogos de tabuleiro.
Nesse sentido, não me parece nada de extraordinário que se paguem os tais 2 euros para poder passar a noite ou a tarde a jogar. Afinal de contas é um serviço que é prestado e tem todo o sentido ser cobrado. A ideia do crédito do Brainstorm pareceu-me bastante inteligente e funcional e permite relativizar a questão dinheiro, porque no fundo o cliente está a ser fidelizado com a loja e a construir uma conta poupança que lhe permite comprar lá os jogos. Habitua-se, por assim dizer, a comprar os seus jogos na Runa. Por outro lado, o que me parece, é que ao ter de pagar dois euros a seco, o cliente que não tem dificuldade em arranjar jogadores para jogar, nunca mais aparece. O raciocínio é simples, se na verdade eu tenho malta sempre disposta a ir a minha casa fazer uma partida, porque diabo pagarei 2 euros.
Por isso, e pelo pouco que sei sobre técnicas empresarias, cuidado, pode ser pior a emenda que o soneto.
Eu sinceramente, apesar da simpatia que tenho por vocês, acho realmente muito difícil que uma loja nesses moldes consiga sobreviver. Acho que facilmente terão sucesso na distribuição de jogos para os centros comercias ou para as grandes superfícies, mas sustentar um espaço físico aberto ao público é demasiado complicado. E não é com a tal quota de 2 euros que se vai alterar a evidência. Essencialmente acho que uma coisa dessas para ter viabilidade económica terá de haver uma promoção constante e próxima do produto que vendem aos potenciais clientes. Vão ás escolas, às universidades e façam demonstrações. Isso traz pessoas à loja e consequentemente novos clientes. Reparem que os potenciais novos clientes podem achar pouco simpático pagarem o que quer que seja para experimentarem uma coisa que nunca ouviram falar. Eu acharia.
A minha opinião é que deveriam montar uma estratégia de divulgação ambiciosa e seguirem-na religiosamente. Dá trabalho é verdade, exige dedicação, mas é o vosso negócio e terão de se esforçar muito para conseguirem os vossos objectivos. Ainda por cima, pelo que me foi dito, as novas instalações estão escondidas dos transeuntes o que dificulta ainda mais a visibilidade do que querem vender. O meu conselho, que vale o que vale, é que não virem as costas ao vosso público e vão-no procurar onde quer que ele esteja.
O jogadorzeco, disse uma coisa que para mim é a mais acertada. Disse ele: “Em vez disso, (esta sugestão surge do desconhecimento das vossas instalações, pelo que não sei se será util ou não) porque não um pequeno barzinho, com umas sandocas, cafés, sumos, etc? Ou talvez umas máquinas de Vending?”
Se calhar a viabilidade do vosso projecto não esteja na estratégia que estão a adoptar. Se calhar, digo eu, seria mais proveitoso terem um bar (com a porta virada para a rua) onde se jogue e se venda jogos em paralelo. Aí ganham não só pelos jogos que vendem, pelas bebidas e comidas pedidas e terão um melhor resultado na divulgação porque no fundo as pessoas vão beber um café e têm uma apresentação aos jogos, nem que seja só por verem os outros.
Façam as contas e talvez compense alterar a visão estratégica do vosso negócio. É realmente muito chato um gajo que quer apenas jogar (na verdade é um mero cliente) ter que se preocupar se o sítio é rentável ou não. Isso não é problema do cliente, mas do empresário. Eu quando compro um jogo na Pletaon estou-me a borrifar se aquilo dá prejuízo ou não.
Seja como for desejo-vos, claro, a maior sorte do mundo!

Eu até acho que costumo ter ideias boas, embora as pessoas raramente concordam comigo, e provavelmente a minha grande mente vai ser desperdiçada outra vez. Mas tenho uma ideia, só que antes disso tenho de fazer uma introdução para que essa ideia tenha lógica, por isso vai ser um post longo.

Eu não acho que os valores sejam exagerados para as pessoas que tenham o hábito de ir aí regularmente, e embora a partir do dia 29 de Setembro vou poder de os visitar as quartas não será por esta causa mas por uma questão de novo horário (ao levantar todos os dias pelos menos as 7 e acabar de trabalhar na quarta as 22:30 arrisco-me, mesmo eu com a minha resistência lendária, à deixar deslizar o bisturi ou de enfiar um implante no buraco errado). Mas esse valor provavelmente impediria me de trazer amigos para experimentar o “fabuloso” mundo dos jogos de tabuleiro, já levei 2 até agora e estava a convencer mais. Só mesmo se arranjássemos um esquema em que eu pagava por eles sem os meus amigos saberem, mas ninguém na loja poderia referir o facto de a entrada ser paga nem se podia ver ninguém a pagar ao entrar enquanto eles lá tivesse, pois esses amigos, que nãoconhecem jogos de tabuleiro e podem não vir sequer a gostar, poderiam sentir-se obrigados a fingir que gostam ou recusar sequer a experimentar e levar a outras situações desconfortaveis e adversas ao espalhar a “boa palavra” por este país fora.

Daí a minha ideia: se de facto o valor pago for para ajudar a pagar a manutenção e gastos envolvidos em ter uma banda da gajos (e gajas!) a invadir instalações podia se fazer o seguinte - e tenham em conta que não faço ideia dos valores que estou a falar - somavam os gastos de luz e agua que têm, e dividiam esse valor (o total ou uma percentagem baseada num calculo por excesso dos gastos causados por este bando) por 10 (representante de 10 euros). E esse numero seria igual ao numero de cartões acessíveis por mês. E quem os comprasse teria não o direito mas o privilégio das vantagens anunciadas, e comprariam o cartão não por obrigação mas por quererem ajudar e querer fazer parte desse grupo selecto. Eu, que vou passar a poder frequentar só os encontros mensais (e mesmo assim nãotenho certeza), e talvez qd tiver energia dizer olá ao pessoal de quarta, comprava um cartão, podem ter a certeza, e tenho a convicção que vários outros gamers “pesados” (os que aparecem todas as semanas) não se importariam nada de comprar igualmente o cartão nesse modelo. Grande vantagem: Isso evitaria cobrar aos amadores que vão só para experimentar, e o valor pago teria um significado diferente, pois em vez de ter a loja a ganhar dinheiro connosco estamos a ajuda-la, e é psicologicamente diferente. Mas outra vez depende dos valores que estamos a falar, e depende dos numero de “cartões” que daria e do numero de jogadores “pesados”, mas nem que se aumentasse o valor do cartão num segundo mês para ser equivalente ao numero de jogadores dispostos a compra-lo.

Ouçam-me. A sério. Acreditam em mim, eu sou mesmo um gajo muito esperto. E modesto. É só pena eu ser feio, chato e irritante.

Consciência: Tens ido à Runa?
João: Sim, de há 2 anos para cá, quase todas as 4ªas do período de aulas e a alguns encontros mensais.

C: Tens comprado jogos?
J: Apesar da pressão inequívoca, à excepção de uns boosters de Magic… não.

C: Então tu és aquilo que se chama de um…
J: Acampado.

C: Não te sentes em dívida para com a loja?
J: De certa forma sim.

C: Então porque não tens comprado jogos?
J: Essencialmente porque os jogos que procuro não estão à venda na loja, e nem aos preços que procuro. Quando isso acontece, como no Magic, não hesito.

C: Mas podias fazer um esforço para compensar o esforço que a loja tem feito por ti e pelo hobby…
J: Tenho estado à disposição para o que me tem sido pedido.

C: Então agora que te estão a pedir dinheiro, vais contribuir.
J: Não sei…

C: Porquê?
J: Porque acho que a medida não potencia o hobby, não contempla os jogadores casuais, os curiosos, os que só podem aparecer 1 horita e os que podem mas não têm os 120 euros/ano, ou preferem gastá-los em jogos…

C: Então o que vais fazer?
J: Vou jogar, onde quer que os amigos que fiz na Runa forem jogar, se for na Runa, seja…

C: Então e a “dívida” moral que tens para com a loja? Estás-te a esquecer de tudo o que têm feito pelo hobby e pelo teu ócio?
J: Não, no entanto a loja também não me está a deixar pagar essa “dívida”, pondo a comunidade numa posição difícil…

C: O que sugeres?
J: Que se falem das coisas, antes de apanharmos com elas, tem sido o flagelo do portal, andam por aí montes de tópicos que sofrem de falta de diálogo…

C: Não te estás por acaso a aproveitar do tempo de antena para mandar bitaites acerca de questões que nada têm a ver com este tópico?
J: Estou…

C: Então nesse caso vamos ter de ficar por aqui, obrigado.
J: Obrigado

=)

LOL, és o maior, JT!

De patinho feio a… hum… qualquer coisa fixe! Faço-te uma vénia! :slight_smile:

TERESO em grande!

A devida vénia :smiley:

I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!

Oblivion

Bom ca vai uma menina falar de compras que nao sao de maquillage…
É verdade que não costumo comprar jogos na Runa (comprei talvez uns 3 e mandei la 1 amiga comprar 1), mas isto porque, como sabe quem ja viu A minha unica estante de jogos, nao costumo comprar em lado nenhum… Tal como nao compro por exemplo CDs ou DVDs todos os meses. Não sou consumista e satisfaço-me voltando a jogar os mesmos jogos vezes sem fim. Gosto de jogar e estar com pessoas, não de consumir.
No entanto acho mais que justo pagar-se algo. Vou dar o meu exemplo, que até será o de outras pessoas. Dado que às quartas há quem dê 1 pulinho antes do jantar só para fazer 1 joguinho e manter o contacto com os geeks, penso que o montante pedido deveria ser mais baixo. Pagar 10 euros por mês para 5 joguinhos que até posso jogar no conforto da casa lanchando com os amigos… Se calhar pensaremos 2 vezes antes de ir. Claro que contemplar varias situações, complica!
Nao tenho nenhuma soluçao mas concordo que mudar de sitio de vez em quando é sempre bom. No verao já tinhamos arranjado a alternativa jardim para o sabado mensal, que era optima!

Cá vou eu lançar o meu bitaque.

Resumindo a minha opinião, não tenho nada contra o pagamento de uma “cota” mensal. Só que parece-me que há alguma coisa de errado com os valores que foram mencionados.
Ora vejamos com umas contas rápidas:

Com a cota mensal:

• 10€/mês = 120€/ano (10*12)
    Considerando as 52 semanas (encontros semanais) e 12 meses (encontros mensais com a duração de 2 dias) temos:
  • 2€/dia = 152€/dia (2* (52+12*2))
    Agora consideremos que as pessoas apenas aparecem num dos dois dias do encontro mensal (situação relativamente frequente):
  • 2€/dia = 128€/dia (2* (52+12))

Ou seja, temos na prática uma diferença de 8€. Julgo que as vantagens oferecidas acabam por não justificar a mensalidade. E o preço também não.
Overall, a mensalidade acaba por não compensar, isto porque todos nós temos férias.

Resumindo. Revejam os valores que estão a propor, porque há algo errado com eles.

---------------------------------------------------------------------

Looking across the space, we are looking back in time.

Olá.

O que é a Runadrake? Uma loja com espaço para se poder lá jogar.
Como tal não tenho motivo nenhum para me queixar das decisões que tomam nem na altura em que o fazem. Compro se quiser, e já o fiz várias vezes, apareço para jogar se quiser e faço-o sempre que posso.
Neste momento tenho as seguintes alternativas para a 2ª situação:
-pagar 10 euros/mês com algumas regalias
-pagar 2 euros para lá poder jogar.

Como não quero as regalias em questão (se quiser comprar na planet faço-o e poupo a viagem de 50 Km, eles entregam-me em casa, os -15% são-me irrelevantes), pagarei os 2 euros quando lá for jogar. Na boa, uma pechincha. Estar num sítio das 18 às 24 (pelo menos) a jogar jogos, que por vezes são “oferecidos” pela loja por 2 euros? Para quem paga 5 euros para estar a correr atrás de uma bola durante hora e meia ou 6 euros para estar 2 horas a ver um filme no cinema… Olha, é menos uma cerveja que se bebe no sábado à noite!!!
E se isso ajuda significativamente a Runa, óptimo! Enquanto jogador quero locais para jogar.
E, sinceramente, as consequências desta medida não são da minha competência.
E, não, não vou exigir nada por passar a pagar. Deixo de o fazer se passar a preferir a cerveja de sábado à noite, às 6 horas de jogatana.

É óbvio que nós não temos nada a ver com decisões de negócio de espaços comerciais contudo, e isto vindo de alguém que já viu lojas dedicadas ao seu hobby a fechar e a mudar de sítio e ser actualmente uma sombra daquilo que eram, penso que aqui todos estão a tentar perceber a solução melhor tanto a nível individual, como de grupos, como de sobrevivência da loja.

Porque se a loja se tornar inviável a nível económico o ponto de encontro de muitos desaparece e com isso de certeza que o hobby perde.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

A decisão foi ponderada. Há alguns meses a Runa falou comigo pediu-me a opinião, suponho que o tenha feito com outras pessoas.

Não posso dizer qual é a melhor solução NESTA altura em que a corda parece já estar ao pescoço, porque estaria a falar do que não sei. Houve uma altura para dar opiniões e já a dei. Se a decisão foi esta, só tenho que acreditar que é a melhor para manter a loja.
Se me dão 2 alternativas eu tenho 3: Ou aceito a 1ª, ou aceito a 2ª, ou não aceito nenhuma.
Por mim, aceito a 2ª - a dos 2 euros.
Se é ou não a melhor, AGORA não é talvez a altura do debate sobre essa questão. AGORA é altura de puxar os cordões à bolsa, ou perder o melhor local para jogar em Lisboa.

A título individual: pago 2 euros/dia
Para o grupo: adoptar uma das modalidades propostas e/ou arranjar espaço alternativo
Para a loja: não é da minha competência

A mim também não.

Porque:
-podes jogar um jogo que ninguém do teu grupo tenha.
-podes aprender a jogar um jogo de difícil digestão com alguém que o sabe jogar como o Die Macher, ou um wargame
-podes jogar com pessoas diferentes das habituais
-é-te mais fácil encontrares os outros 6 para um Strugles of Empires
-PODES FAZER NOVAS AMIZADES ( e diz o povo que a amizade não tem preço :))

É uma decisão comercial arriscada… Mas bem, não as são todas?! :slight_smile:

Tem tudo a ver com a percepção do valor do serviço como diz um qualquer manual de “Maketing para Tótós” ou parecido.

Para algumas pessoas ter um espaço para jogar até às tantas como vários jogos e alguma constância de gamers hardcore (que jogam quase tudo, e alguns até RPG!) por 2 Eur é uma mais-valia.

Para outros a ideia de ter de se pagar para se divertirem quando parte do divertimento é facilitado pelos próprios pagantes (não só porque são o elemento humanos que o faz concretizar-se [sendo jogadores] como também trazem os seus próprios jogos [alguns até têm ludotecas conjuntas à disposição]) não é uma mais-valia.

Se depende muito da percepção dos possíveis consumidores sugiro apenas que as condições de uso sejam mais claras e transparentes focando-se essencialmente no valor acrescido do serviço. Acho que é capaz de fazer uma grande diferença.

O evoluir da situação será orgânico e logo veremos para onde penderão os jogadores e os lojistas. E isto independentemente da vontade altruísta de melhorar o hobby e do sentimento de culpa do hardcore gamer.

Eu por meu lado sempre apoiarei a diversidade quer de oferta de serviço quer de espaços que os facilitem. Seja ou não de origem comercial. :slight_smile:

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Ok, obrigado a todos pelas vossas sugestões e reclamações, que são sempre úteis.
Que valores consideram VOCêS justos para a mensalidade/ diária de jogo? O que seria acertado para conciliarmos bolsas, visto que quase todos estamos de acordo que seria minimamente justo solicitar o que estamos a solicitar?
Já agora, quero relembrar que a mensalidade dá direito a um desconto de 15% nos jogos de tabuleiro!

Cpts,

Regina

Runadrake
Rua Agostinho Neto, n.º 23, Espaço 3
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa
Tel.: 934770693

A minha opinião pessoal sobre o assunto, com números e tudo para ver se não me perco.

1. A mim pessoalmente não me choca o conceito de pagar para poder jogar na runa. Afinal de contas, se fosse preciso alugar um espaço também se pagava.

2. Quanto à quantia, para mim não é problemática (quem é viciado é assim…), mas acredito que haja outras pessoas para quem não seja assim. Se não quiserem baixar o preço, podem se calhar pensar incluir algum consumo, por exemplo, os dois euros dão direito a uma bebida ou coisa semelhante. Duvido que toda a gente aproveitasse, pelo que saíam a ganhar.

3. Por outro lado, isto quer dizer que quase de certeza que vou deixar de aparecer todas as semanas. Qualquer dia em que não possa ou queira ficar muito tempo, vou ter de pensar duas vezes antes de ir.

4. A modalidade dos 10 euros parece-me francamente pouco interessante. O desconto de 15% não é muito relevante, já que muito honestamente mesmo assim é possível arranjar os jogos online mais baratos, e agora que se paga para jogar perde-se em grande medida o problema de consciência de ser preciso comprar jogos lá para ajudar a loja.

5. Como já foi sugerido, parece-me muito mais atractiva uma modalidade em que o pagamento mensal acumulasse em crédito da loja (e não necessariamente a quantia completa que se paga), com os jogos aos preços actuais. Se pagando todos os meses ao fim de 6 ou 7 meses podesse levar um jogo para casa, de certo que o faria.

6. O ponto mais importante para mim, que já foi referido por algumas pessoas. A pagar, vai-se tornar muito díficil convencer gente nova, que nunca tenha jogado antes, a aparecer. A minha sugestão é terem um dia dos noobs, por exemplo um dos dias do encontro mensal, em que se possa aparecer sem pagar. Assim quem quisesse levar gente nova podia dizer-lhes para aparecerem nesse dia. E provavelmente tinham casa cheia, o que ajudava a promover o hobby :slight_smile:

Quanto às pessoas que não querem pagar 2 euros para jogar só um ou dois jogos, talvez a Runa possa fazer do seguinte modo (pelo menos às 4ªas):
Utilização até a hora de jantar - 1 euro;
Utilização após a hora de jantar - 1 euro.

Assim, quem puder só ir um par de horas pagaria 1 euro, quem, como eu, vai antes e depois de jantar, pagaria 2 euros na mesma.

Quanto aos novatos, parece-me que a Runadrake teria interesse em não lhes cobrar nada na sua primeira ida à loja.

Pode ser Phillip, Regina?

Bem, tens aí um conceito bastante interessante sobre os novatos, isso parece-me exequível e interessante.
Quanto às fracções, parece-me um pouco difícil de implementar por não serem um sistema prático de gerir, mas podemos tentar e ver como resulta.
Para além disso, as nossas sugestões, depois de falarmos com várias pessoas, são estas:

• 10€ de mensalidade, 15% de desconto nos jogos de tabuleiro como proposto, MAS contrariamente ao que foi dito ao início, 50% desse valor poderá ser descontado em material, sendo que quando o cliente fosse usar o seu crédito não haveria 15% de desconto nesse jogo. Para além disso, o cliente compromete-se a abater esse valor em compras mensais e não pode acumular créditos para o mês seguinte.

O que nós pretendemos é que haja COMPRAS efectivas, e não podemos ter dias de facturação zero em dias de Encontros, onde são consumidos bastantes recursos da loja sem possibilidade de amortização de pelo menos o que foi consumido.

Chamo a atenção para que esta condição do pagamento de fracções será SÓ PARA OS ENCONTROS SEMANAIS E MENSAIS DOS BOARGDAMERS, pois somos sensíveis ao facto de ser esta a comunidade ter o maior número de membros que fica por pouco tempo na loja (1, 2 horas).

[Falhou aqui uma informação vital, que foi a seguinte: em vez de pagar os 2€ (ou as fracções) os clientes podem em vez disso efectuar uma compra na loja nesse dia e ficam dispensados do pagamento desse valor.]

Quem quiser, pronuncie-se rapidamente para podermos avançar com isto já quarta-feira. Quando chegarmos a consenso, sistematizamos a informação toda.

Runadrake
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa

Ok,

Reparámos que falta aqui alguma informação, e de uma vez por todas, a situação é a seguinte. A partir desta semana, para os jogadores poderem utilizar o espaço de jogo da Runadrake, haverá as seguintes condições:

• Gasto mínimo diário de 2€ pr pessoa (no caso dos Encontros Mensais e Semanais dos boardgamers, a situação da fracção: 1€ por pessoa desde a abertura até à hora de jantar, e para quem volte, 1€ depois do jantar, devido a haver várias pessoas a ficar pouco tempo nos Encontros); isto quer dizer quem quem quiser pode comprar qualquer coisa acima desse valor nesse dia e fica dispensado de o pagar.
  • Em alternativa: o ciente pode subscrever o Cartão e pagar 10€ de mensalidade, e 50% desse valor poderá ser descontado em material, sendo que quando o cliente fosse usar o seu crédito não haveria 15% de desconto nesse jogo. Para além disso, o cliente compromete-se a abater esse valor em compras mensais e não pode acumular créditos para o mês seguinte.
  • Vantagens do cartão: 15% de desconto em jogos de tabuleiro, Vampire, RPG; 10% de desconto em GW e material D&D; descontos nos eventos tipo Torneios, etc;
  • Comprometemo-nos a cobrir o valor nos jogos da Planetongames que sejam da mesma edição e língua do que existir no nosso stock.

É isto, penso que assim já está mais entendível.

Runadrake
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa

Ressalva: Achei que poderia mostrar uma parte do sentimento de alguns Boardgamers de Lisboa. Este post NÃO REPRESENTA TODOS os boardgamers. Cada pessoa é 100% independente para ter a sua própria opinião/acção, e tambem pode expressá-la no abreojogo (como alguns o fizeram).

Este grupo que nasceu no abreojogo cresceu muito em número de utilizadores, em parte graças ao Phillip e à Regina pela disponibilização do Espaço Runadrake. Deu-nos a possibilidade de podermos abrir os braços e dizer “podem aparecer à vontade, só precisam de motivação”.

Desde Setembro de 2006 que utilizamos o Espaço Runadrake para os encontros mensais e semanais. As condições nunca foram perfeitas, mas nesse aspecto nunca exigimos nada ao Espaço Runadrake. Quando nos é possivel, compramos jogos à Loja, limpamos o Espaço, ajudamos a carregar caixotes da Loja e fazemos recomendações do stock disponivel da Loja aos turistas. Muitos jogadores, proactivamente e por várias vezes, falaram com a Loja Runadrake para começar a vender comida e bebidas nos encontros, mas foram poucos os dias em que havia alguma coisa para vender. Assim, temos de satisfazer as nossas necessidades alimentares gastando dinheiro em espaços externos à Loja Runadrake.

No verão deste ano percebemos que iamos perder participantes nos sabados mensais à tarde, porque o Espaço Runadrake tinha temperaturas demasiado elevadas e por ser um espaço fechado. Passámos a usar o Espaço da Quinta dos Lilases com uma boa participação e num espaço público. Apesar de não termos feito grandes avanços em termos de divulgação, a mudança de Espaço potenciou a satisfação dos jogadores. Podia ter corrido mal, mas se as condições não tivessem sido as adequadas, tentariamos arranjar outra solução…

E esta é a grande vantagem do nosso hobby: tem poucas restrições. Ao contrário de outros hobbys em que temos de alugar o espaço (futebol, karts, snooker, etc…), os boardgames são portateis e apenas precisam de uma mesa e umas cadeiras, às vezes uma manta basta. Os boardgames compram-se uma unica vez, não precisam de manutenção, não precisam de investimento sucessivo, apenas precisam de pessoas, de um Espaço e da sua motivação pessoal. Existem pessoas que apesar de terem o Espaço Casa, também gostam de participar em encontros com maior variedade de jogos, jogadores diferentes e num ambiente divertido. Mas como os muitos factores do Espaço têem importâncias diferentes para cada um, a motivação pessoal modifica-se. Além dos factores óbvios (distância, transportes, casa de banho, limpeza, necessidades alimentares), não podemos ignorar que um dos factores é o dinheiro que temos de gastar num dia de encontro.

O facto de os jogadores passarem a aparecer menos vezes, e os novatos terem de pagar, vai fazer com que os eventos tenham um pequeno número de pessoas, o crescimento será quase nulo e consequentemente o hobby torna-se restringido.

Nos encontros nacionais que decorreram até hoje, nunca foi cobrada entrada por utilização do Espaço, pois a organização sempre teve apenas como motivação o crescimento do hobby. Por isso a comunidade lhes agradece pelo tempo que eles dispenderam, as chatices que aturam, e até o dinheiro que colocam do próprio bolso.

A comunidade que aqui se encontra, é constituída por jogadores dedicados que têem bastantes jogos (e/ou conhecem quem os tenha). Os jogadores dedicados são neste momento o principal factor de divulgação do hobby, são aqueles que quebram os preconceitos. Conseguem trazer novas pessoas para o hobby, que por sua vez ao passar a palavra, trazem ainda mais pessoas.
A maior parte das novas pessoas, vão ser jogadores casuais que necessitam de um sítio para comprar imediatamente um ou dois jogos por ano (como tal a diferença de preco não é relevante). As Lojas precisam do altruismo dos dedicados para espalhar a palavra, para o seu verdadeiro publico alvo (os casuais) crescer. Varias vezes recomendamos para comprar jogos na Runadrake, bem como a Puros e a Tema (fornecidos também pela Distribuidora Runadrake).
Mas os dedicados compram em maior quantidade, e como são pessoas informadas, compram pelo melhor preço, logo não precisam de uma Loja para comprar. Precisam de uma Loja para recomenda-la aos casuais onde comprar os jogos. Nós somos um dos meios de publicitar o negócio, mas não me parece que sejamos o publico alvo do negócio.

Queremos continuar a manter uma boa relação mutua com a Runadrake, e tal como fizemos em diferentes ocasiões, continuamos dentro do possivel, disponiveis para ajudar a Runadrake na divulgação do hobby.

P.S: A titulo pessoal, vou continuar a utilizar a Runadrake, mas não ignorarei cegamente outras possibilidades de espaços.

Bem,

Para começar, já que ninguém se pronuncia, vou fazer um tópico novo com as condições do cartão e horários definitivos.
Vasco, é impressionante ver que já passaram dois anos desde que os Boardgamers começaram a vir à loja. Por vezes parece que foi ontem que nos conhecemos todos. Tanta coisa aconteceu neste espaço de tempo, algumas boas, outras más. Ninguém é perfeito, é verdade, e houve coisas que poderiam ter corrido melhor. Mas o que a mim mais me toca é teres chamado a este tópico Casa, e por isso te queremos agradecer. Com todas as respostas que houve neste tópico conseguimos sentir um interesse real pela loja e pelo seu futuro, independetemente das críticas.
Por isso hoje quero agradecer-vos a todos, Boardgamers de Lisboa, em meu nome e do Phillip, e da Runadrake.
Que este seja o início de um tempo novo para a Runadrake para todos nós!
Um grande bem-haja para todos e um brinde aos novos começos!

Regina

Runadrake
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa