Casa

Hoje, a Runadrake informou-me que terá de começar a cobrar pela utilização do espaço, para ajudar a pagar a manutenção. As condições apresentadas foram: - Quem não tiver cartão de cliente, paga 2 euros por cada dia que queira jogar - O cartão de cliente custa 10 euros por mes, e permite-lhe encomendar pelos precos dos jogos em ingles na planetongames.com e tambem 15% nos boardgames expostos. - Quem jogar na próxima quarta na Runadrake e tornar-se cliente, terá de pagar 15 euros (5 por Setembro e 10 por Outubro). Todas as opiniões dos membros do grupo de Boardgamers de Lisboa são muito importantes, por isso digam de vossa justiça. Se forem envergonhados, enviem-me a vossa opinião por mail/contacto.

Como é mais que óbvio, faz mais sentido pagar 2 euros por esse dia de Setembro e pagar então os 10 euros em Outubro.

De qualquer forma, 1 euro por dia e 5 euros por mês parecer-me-ia mais razoável. Suspeito que com os valores como estão definidos muitas das pessoas vão deixar de aparecer e isso não será benéfico nem para a loja, nem para os gamers nem para o hobby. Compreendo que a Runa tenha de obter algum retorno de quem usa o espaço mas se “puxarem” demasiado, o efeito pode ser o contrário do desejado.

Além disso, os portes da Planeton são inferiores a 10 euros. E a maioria dos gamers não faz encomendas todos os meses.

Compreendemos isso perfeitamente, mas infelizmente os valores que podemos apresentar neste momento são mesmo estes…

Runadrake
Rua Agostinho Neto, n.º 23, Espaço 3
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa
Tel.: 934770693

Bitaites

À muito tempo que venho a comentar isso com diversas pessoas. Efectivamente não é o valor de 10 Euros por mês que está em causa, mas sim o comodismo das pessoas que se habituaram em 2 anos a aparecer e montar estaminé numa casa que não é a deles, muitas vezes nem sequer fazendo um esforço para de alguma forma compensar minimamente a loja pela ocupação do espaço (com tudo o que isso implica: limpeza, luz, etc), nem que seja comprando de vez em quando um ou outro jogo mesmo sabendo que está mais caro do que aquilo que se consegue em lojas on-line (e não só).

Se dermos uma olhadela ao Grupo do Porto vemos que começaram exactamente no espaço de uma loja mas quando esta fechou, mudaram-se de armas e bagagens para sitios bem públicos e não escondidos dos olhares dos curiosos, o que lhes permitiu aumentar o número de membros para números não imaginados se quer.

Ora o que se passa com o grupo de Boardgames de Lisboa é que os seus membros queixam-se que existem poucas pessoas novas a aparecer e que o hobby é pouco divulgado. Mas efectivamente entraram na rotina de utilizar um espaço que não é público mas sim de uma empresa que, deixemo-nos de rodeios, não ganha a vida a passar cheques!! A localização da Runa neste momento também não facilita a deslocação de curiosos (posso estar enganado).

Temos então duas hipóteses:

1. concordar com o valor que a Runa indica e continuarmos no mesmo espaço o que implica:
    …a) a partir do momento em que se paga, que o cliente passa imediatamente a dispor da capacidade de exigir que o serviço tenha condições, daí que a Runa terá de se esmerar na manutenção do espaço muito mais do que tem feito até aqui
    …b) uma das primeiras coisas é a apresentação das mesas, pois nem uma nem duas vezes que tem sido o Vasco e eu que temos aparecido com uns paninhos para as cobrir. Não se trata aqui de uns naperons pra ficar mais bonito mas sim para facilitar o uso das mesmas (todos conhecem a dificuldade de apanhar cartas directamente de um tampo de mesa)
    …c) uns sanitários devidamente apresentáveis
    …d) água!!! Sugiro à Runa a possibilidade de colocarem um daqueles pedestrais de água para consumo (Fonte Viva ou algo do género é um dos distribuidores destas águas)

2. procurar outro sítio, de preferência público, tendo em consideração que o mesmo deverá ter boa acessibilidade tanto dos transportes públicos como privados e que seja num sitio que, se possivel, permita divulgar o hobby nem que seja só pelo facto das pessoas verem que se está a jogar algo de diferente, e que seja à borla ou até ao valor indicado de 10 Euros por mês.

Pessoalmente faço 60 Kms todas as quarta-feiras para ir de propósito jogar, contabilizando o jantar nesse dia, somando tudo e olhando para um valor de 10 Euros para a utilização do espaço (não esquecendo que isso implica a satisfação de quem usufrui), este valor não me parece descabido. De preferência mesmo, acho que se devia optar por um meio intermédio, ou seja, procurar um local alternativo que seja mais público e cada 15 dias fazer o encontro mensal otra na Runa, ora nesse local, assim estariamos a divulgar o hobby e a manter contacto com a empresa que até hoje na zona de Lisboa nos recebeu de braços abertos (NAO SE ESQUEÇAM DISSO!!). Claro que nesta última opção a Runa deverá rever o valor indicado.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Acho que este assunto já tinha sido mais que debatido por nós. Toda a gente (acho e espero) tem consciência que manter um local destes tem os seus custos e que por isso temos que estar mais que agradecidos por nos terem acolhido até aqui.

Quanto aos valores propostos e a maneira como foram propostos, aí sim tenho que discordar.

Bem sei que são uma empresa, mas o facto de nós estarmos a utilizar um espaço que a Runa nos faculta, é bom para nós, como para eles. O facto de divulgarmos o hobby fará porventura com que as suas vendas subam, e o facto de o fazermos lá só ajuda nesse ponto. Agora alterarem esta política assim de um momento para o outro, sem discussão sobre o mesmo, deixa muito a desejar.

Acho que os valores propostos são exageradamente altos. 10€ para um desconto de 15% ou para ter alguém que seja a nossa central de compras junto da planeton, parece-me muito exagerado. Aquilo que já tinhamos falado, para quem não sabe, o pagamento de um valor mensal, mas com este a ficar como crédito na loja, isso sim parecer-me-ia algo mais justo.

Acho que a escolha de um novo local é a alternativa que temos que seguir. Por muita simpatia que tenha pelo Phillip e pela Regina, esta tomada de posição não foi feita da forma adequada. Bem sei que têm uma empresa e têm que “lutar pela sua sobrevivência”, mas há outras formas para o fazer e um pouco de diálogo não seria de todo mau. Aliás, a nível oficial não há nada sobre o assunto. Apenas o Vasco nos informou disto. Ontem estivemos todos lá. Uma conversa sobre o assunto teria sido o minimo, isto caso eles pretendam que se continue a jogar lá, mas pelo que me é dado a perceber acho que infelizmente esse não é o objectivo.

Uma coisa é certa, nestes moldes as minha aparições por lá serão muito raras :frowning:

Já há muito que tinha lido de outros sítios (noutros países) que faziam o mesmo, principalmente aqueles restaurantes/bares que também têm alguns jogos para aluguer, mas nesses casos o aluguer era por jogo e não por pessoa (também porque sendo um restaurante/bar provavelmente as pessoas também acabam por comer algo e gastam mais).

O valor, para garantir a manutenção do espaço, é justo (e se pensarem bem não é muito porque se forem para um bar jogar acabam por ter de consumir para poderem lá estar e possivelmente mais de 2 euros por pessoa) também acaba com os problemas de se ir para lá jogar com jogos não adquiridos na loja, se bem que vai assustar novatos.

Por isso concordo com a ideia de se tentar organizar eventos fora da Runadrake, não pelo “poupar” mas para cativar novas pessoas o que na Runadrake acaba por não acontecer. E já agora aproveito para dizer que estas acções se enquadrariam na rubrica O que fiz eu pelo meu hobby esta semana.

Quanto à ideia do crédito para jogos em vez do desconto à la planeton, digo desde já que o desconto para alguns títulos vale a pena, mas isso implica a pessoa fazer uma compra que justifique, o que não acontece todos os meses, sendo assim esta vertente vai ser melhor para quem vá um mês ou outro e acaba por fazer as suas compras. Penso também que um crédito a ser feito não seria vitalício sendo assim se o crédito fosse a nível mensal seria muito melhor o desconto, se o crédito acumulasse durante X meses aí já seria diferente.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

Sinceramente parece-me mais do que justo.

Não vou colocar em causa se os valores mencionados são ou não os correctos mas tenho de dizer que concordo com o pagamento pelo uso do espaço.

É um facto que por diversas razões tenho ido pouco á Rune recentemente mas sempre que possível compro lá jogos, como o Phillip e a Regina sabem, coisa que a maioria das pessoas que lá joga NÃO FAZ.

É muito bonito dizer que quando lá estamos a jogar estamos a difundir o hobby mas a Rune é um espaço comercial e como qualquer espaço semelhante vive das vendas.

É óbvio que nem sempre os preços são atractivos mas por vezes a diferença lá para fora é insignificante.

Quanto à verba pedida, se eu frequentasse o espaço assiduamente não me custaria pagar esse valor. Mas é apenas a minha opinião.

I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!

Oblivion

Já agora, esqueci-me desse pormenor na outra resposta, mas se quem paga pelo espaço vai ter direito a descontos, porque não quem compra jogos ter direito a tempo no espaço?

Φ

Acho que não me fiz entender bem.

Não é o valor que está em causa, mas sim a forma como o assunto NÃO foi discutido.

Quanto à compra de jogos, ainda a semana passada comprei lá um jogo apenas para ajudar, pois conseguiria comprar o jogo 10% mais barato numa loja do Colombo… mas isso são outras questões.

Como seria óbvio o crédito seria acumulável mensalmente… ao fim de um certo tempo teriamos crédito para adquirir um jogo. Isso faria com que a tua ideia não se cumprisse, ou seja, quem jogasse lá compraria jogos :wink:

Mas como diz o ditado (???), se a vida te dá limões, faz uma limonada… pode ser que esta “contrariedade” venha a ser bem mais positiva, e isto seja uma forma de combatermos a inércia.

[quote=Oblivion]Sinceramente parece-me mais do que justo.

Não vou colocar em causa se os valores mencionados são ou não os correctos mas tenho de dizer que concordo com o pagamento pelo uso do espaço.

É um facto que por diversas razões tenho ido pouco á Rune recentemente mas sempre que possível compro lá jogos, como o Phillip e a Regina sabem, coisa que a maioria das pessoas que lá joga NÃO FAZ.

É muito bonito dizer que quando lá estamos a jogar estamos a difundir o hobby mas a Rune é um espaço comercial e como qualquer espaço semelhante vive das vendas.

É óbvio que nem sempre os preços são atractivos mas por vezes a diferença lá para fora é insignificante.

Quanto à verba pedida, se eu frequentasse o espaço assiduamente não me custaria pagar esse valor. Mas é apenas a minha opinião.

Oblivion

[/quote]

Carlos eu percebi o que quiseste dizer.

Creio que não lhes teria custado nada aproveitar o facto de lá estarem todos e terem falado com vocês.

Oblivion

Boas

em relcao de nao dizer nada sobre isto. Andamos a dizer que isto ia ser implementado a mais de 1 ano.

Runadrake
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa

Boas

mas e logico se algem consomir mis de que dois euro em jogos tem direito a usar o espaco neste dia

Runadrake
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa

Boas

Em relação aos outros pais, e uma verdade ha sitos que cobrem por jogo jogado.
Em algums casos e 1 euro por jogo e algum,s outros chega a ser 1 euro por jogo/pessoa. Nestes sitos e interdito levar jogos de casa por norma.
Noutros sitos ha consume minimo obrigatorio que chega ser 20 euros.

Runadrake
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa

Boas

Em relação a tomada de posição foi discutida e falado durante mais de que 1 ano e como tal não devia ter surgido como uma supressa. Não podemos ser responsibilizados pelo facto de algumas pessoas não terem dado ouvidos as coisas que nos falamos sobre esta sitação.O que se sempre se falao foi de descontos e nunca de acumolacao de valores, este modelo seria completament useless, ja nao mudava nada em relação a situação.

Quanto a facto ser bom para os dois lados vou ser sincero e ja diz isto mais deque uma vez ate houve uma topico sobre iste tema e tudo. O facto nosse adoramos ter la os Boardgamers mas a benificio tem sido nulo ate negativos.
Uma das principais razoes que isto nao entro mais cedo e o estado das antigas instalações.Atitudo com irem la jogar ver os jogos e compara os memso com outros sitos onlines na loja e depois comparalos neste sites tem levado a tomar certas acções( sendo esta uma delas)ou a facto de nem se quer consultar nos para saber se vamos ou nao ter certos jogos, sabendo que representamos a marca ca.

Em relacao a sitação da central de compras des ja digo que nao e para ser uma central de compras parante de ninguem mas sim que nos fazemos o mesmo preco que a planeton, para os aderentes do cartão de cliente

Runadrake
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa

[quote=Runadrake]Boas

em relcao de nao dizer nada sobre isto. Andamos a dizer que isto ia ser implementado a mais de 1 ano.

[/quote]

Claramente uma questão de higiene pessoal. Parece que terei que lavar os ouvidos mais vezes, visto que isto é um tema completamente novo para mim vindo da vossa parte.

[quote=Runadrake]Boas

Em relação a tomada de posição foi discutida e falado durante mais de que 1 ano e como tal não devia ter surgido como uma supressa. Não podemos ser responsibilizados pelo facto de algumas pessoas não terem dado ouvidos as coisas que nos falamos sobre esta sitação.O que se sempre se falao foi de descontos e nunca de acumolacao de valores, este modelo seria completament useless, ja nao mudava nada em relação a situação.
[/quote]

Como já referi… eu prometo que lavarei mais vezes os ouvidos. É novo para mim vindo da vossa parte.

Já agora em relação à acumulação de valores ser useless. Queres fundamentar? ou é mesmo só para mandar abaixo? Se te queixas que não se compram lá jogos, esta medida iria fomentar a compra dos jogos lá, ou não? Serei assim tão estúpido? Se eu tiver lá um crédito de 30€ irei comprar noutro sitio? Ou vou comprar lá? Já disse que não é o valor que está em causa, mas a forma como foi implementado. Agora, acredito que para algumas pessoas esse valor possa ser impeditivo, e a prova disso foi o que ouvi ontem. E se essas pessoas deixarem de ir? Vou pagar 10€ por mês para estar num convivio com mais 3-4 pessoas?

[quote=Runadrake]
Quanto a facto ser bom para os dois lados vou ser sincero e ja diz isto mais deque uma vez ate houve uma topico sobre iste tema e tudo. O facto nosse adoramos ter la os Boardgamers mas a benificio tem sido nulo ate negativos.
Uma das principais razoes que isto nao entro mais cedo e o estado das antigas instalações.Atitudo com irem la jogar ver os jogos e compara os memso com outros sitos onlines na loja e depois comparalos neste sites tem levado a tomar certas acções( sendo esta uma delas)ou a facto de nem se quer consultar nos para saber se vamos ou nao ter certos jogos, sabendo que representamos a marca ca.[/quote]
Como disse atrás. Se eu tivesse um crédito comprava-os na Runa, algo que sabes EU até faço :wink: , mas aparentemente a medida é useless.

Se me fazes o preço da Planeton, porque não os comprarei eu directamente lá? Como podes ver por este post eu até tenho acesso à Internet. Os jogos até virão para minha casa. Portanto os 10€ que pagarei serão o mesmo que eu fazer uma mortalha deles… queimadinhos. Ou então serão apenas uma reserva numa das vossas cadeiras?

Eu sempre disse que deveria haver uma forma de vos ajudar, não acho é que seja esta a mais justa.
Vocês têm uma empresa e têm que tomar as medidas que acham mais correctas. Eu que sou um mero cliente tenho o direito de concordar ou não com essas medidas. Como cliente tenho também o direito de continuar ou não a sê-lo. Não digo que que deixarei de o ser, mas NUNCA o serei nos moldes com que fui até agora. Isso é certo.

Se estou aqui a escrever isto é mais para vos tentar ajudar, pois acho que estão a ir pelo caminho errado. Ou se calhar sou eu que tenho uma visão reduzida, talvez.

Desculpa mas estás a ver as coisas pelo prisma incorrecto.
Se achas que pagar pela utilização de um espaço comercial não compensa (e no teu caso, por acaso compreendemos que te sintas a queimar dinheiro porque sabemos que és uma pessoa que apoia muito o nosso projecto, mas tens de ver que por cada pessoa disposta a fazê-lo há um número bem superior que não o faz e o número que faz não é suficiente para cobrir os outros), epa, compreendemos a tua posição, mas não podemos deixar de o fazer.
Se achas que os descontos são useless, tu é que sabes. Qual é a diferença entre acumular dinheiro e receber desconto? É uma camuflagem para algo que está a acontecer neste momento e não se modifica. Se achas que comprar na Planeton é preferível, by all means, mas para todos os que pensarem assim, desafio a pensarem no raciocínio oposto: porque não comprar na Runadrake, que por acaso é o sítio onde costumam jogar?
Não te estamos a retirar o valor, não te estamos a deixar de agradecer, não leves isto como um ataque pessoal, mas esta situação do cartão era inevitável e estava a ser discutida há muito tempo. Lamentamos que tenhamos de agir desta forma aparentemente tão brusca, mas ou é isto, ou as consequências serão inevitáveis.

Cumprimentos,

Regina

Runadrake
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa

Se me permitem, vou meter a “foice em ceara alheia”.
Isto porque, apesar de ja ter gasto umas centenas de Euros na Compra de jogos na Runa (antiga), e de não ter conhecido as instalações na totalidade, nem nunca ter participado nas vossas jogatanas (com muita pena minha), gostava de deixar algumas ideias sobre este assunto.
Compreendo que manter o espaço custe alguma coisa á Runadrake, por isso até não discordo desta medida, a não ser nos valores. Acho que deviam ser mais “brandos” com o pessoal que costuma utilizar o espaço, e que no meu entender, ajuda a dinamizar/divulgar o mesmo e como consequência a Loja. Acho portanto que deviam baixar um pouco os preços. Em vez disso, (esta sugestão surge do desconhecimento das vossas instalações, pelo que não sei se será util ou não) porque não um pequeno barzinho, com umas sandocas, cafés, sumos, etc? Ou talvez umas máquinas de Vending? Sempre vos dava mais algum, “guito” para manter o espaço, sem “massacrar” quem, na minha opinião, vos tem ajudado tanto. Afinal, foi através de comentários e sugestões, AQUI, de vossos clientes habituais, que descobri a vossa Loja e lá gastei algumas das minhas economias.

PS: Em breve pretendo conhecer as vossas novas instalações e quem sabe comprar alguma coisa. Ah, e já agora, uma última sugestão. Resolvam de vez o problema do vosso site. Não ajuda nada a imagem da vossa Loja. Se quiserem, arranjo alguem para o fazer, mas a “pagantes” claro. :slight_smile:

Um Abraço

Rui Silva

Deu-me vontade de dizer: “I’ll make it cheaper!” com sotaque indiano, enfim referências obscuras a mais.

De facto a apresentação da Runadrake na internet não lhe faz justiça.

Φ

[quote=Tiago]Deu-me vontade de dizer: “I’ll make it cheaper!” com sotaque indiano, enfim referências obscuras a mais.

De facto a apresentação da Runadrake na internet não lhe faz justiça.

Φ

[/quote]

Mais Barato, ou até de Borla, mas que é algo a mudar … é.