[quote=Demonknight]
Deixa ver, interação social nao é apoiada pelo jogo? Nao pode existir segundo as regras?
Uma coisa é convencer um tipo a fazer algo porque a party necessita de acesso ao lugar x, oútra é o pc que decide ficar amigo com alguem, subir na hierarquia de uma organização, comprar uma estalagem, construir uma arena, etc etc etc
Para tudo isto há apoio nas regras, há bases e pode ser feito, não é interação social?[/quote]
Esquece, ou não percebes o que eu quero dizer ou estamos a falar de coisas diferentes ou whatever, hhmmmm, por outro lado, provavelmente tem muito a ver com os pontos seguintes…
[quote=Demonknight]De resto para se jogar D&D há que se querer jogar D&D, tal como diz o JMendes ir jogar D&D e nao esperar que apareçam monstros para lutas é um bocado… talvez escolher o sistema errado.[/quote]
Ya, absolutamente verdade. Mas nunca nimguém disse o contrário.
[quote=Demonknight]Como já te disse antes nos tempos em que o IRC tinha gente… com tantas house rules que usavas, a maioria nem te lembravas delas e admitindo que nem te tinhas dado ao trabalho de ler bem os livros na totalidade claramente tu procuravas algo que para ti nao se podia encontrar em D&D.[/quote]
Vamos lá ver se a gente se entende de uma vez por todas neste aspecto. Sempre que eu disse algo parecido com isso, e o que é verdade, há vários aspectos dos livros que nunca me dei ao trabalho de ler bem. Sendo eles: listas infindáveis de spells e listas infindáveis de monstros. Nem considero que seja necessário ler-se muito isso para se jogar ou sequer correr um jogo. Daí que acho este ponto meio irrelevante.
Em relação às house rules, antes de começar do zero com um sistema novo, ya tens razão. Aliás, foi exactamente isso que me fez começar com algo novo, o facto de que atingir aquilo que eu queria estava a ser tão complicado e cada alteração que me fazia aproximar disso num aspecto afastava-me ao mesmo tempo em outros 2 ou 3.
Mas, e este mas é importante, eu sempre me concentrei em D20, não em D&D. Acho o sistema com um potencial enorme e considero-o bue sub-utilizado por 90% dos jogos que o utilizam. O pessoal mete limitações artificiais no gajo e, na minha opinião, olha para regras nos sitios errados, tornando o sistema num colete de forças em vez de olhar para a enorme liberdade que dá!! As minhas alterações sempre foram tentativas neste sentido! Mas desde o principio, o que quis nunca foi no D&D, mas sim no D20. A diferença é importante!
[quote=Demonknight]A frase mantem-se, quer seja a forma como se queira jogar D&D há sempre diversão, mas… é preciso quererer-se jogar D&D e saber ao que se vai.[/quote]
Oki, aí já concordo mas isso é algo diferente do que tinhas dito antes.
[quote=Demonknight]Assim continuo a dizer nao se culpe o sistema por ele nao nos dar o que nos queremos, cada um deve procurar aquilo que quer jogar, se achas que D&D devia ser mais assado e menos coiso e tal… no fim será mesmo D&D que estarás a jogar?[/quote]
Ninguém está a culpar sistema nenhum por não dar algo que ele não é suposto dar. Eu não acho que D&D deveria ser de forma nenhuma. É-me perfeitamente indiferente.
Mas não é bem isso que está a acontecer pois não!? O que está a acontecer é que tu dizes que ele dá para algo e eu digo que não dá. E a conclusão a que já cheguei é que nós estamos a falar de coisas diferentes quando falamos nesse algo utilizando as mesmas palavras! Já que se eu tentar perceber do que tu estás a falar concordo ctg mas também vejo que claramente que aquilo de que tu estás a falar não tem nada a ver com aquilo de que eu estou a falar!