Castellers

Nome original Castellers
Autor(es) Reiner Knizia
Jogadores
2-4
Tempo de jogo 30 minutos
Idades +8
Publicado por
Devir (2008)

Castelos humanos. Sim, sim, é este o tema peculiar deste jogo, que impele os jogadores na formação dos famosos castelos humanos da Catalunha.

É um jogo com regras simples, que alia a colecção de figuras à destreza na construção (conforme idade ou nível de tontura), podendo ser jogado por qualquer pessoa apartir dos 8 anos. Pode ser jogado entre 2, 3 ou 4 jogadores, com a duração duma partida a variar entre os 30 e os 45 minutos.

O jogo faz-se acompanhar de 66 peças em madeiras que precisam dos autocolantes fornecidos para assumirem a figura de castellers (pessoas que compõem os castells – torres humanas diga-se). Esses castellers diferenciam-se por cor (vermelhos, verdes, azuis, rosas e os brancos) e por número (de 1 a 7).

Trás também 12 bases que permitirão edificar as nossas torres e fichas de bónus para o castell mais largo e para o mais alto. E claro, um saquinho de pano para acondicionar os castellers.
O manual vem escrito em 4 línguas (catalão, castelhano, português e inglês) e, para além da descrição das regras, instrui fornecendo uma resenha sobre a tradição casteller.

Iniciamos o jogo com 2 castellers tirados á sorte do saco de pano. Começara o jogo o jogador cuja soma dos castells iniciais for menor.
Durante o jogo cada jogador terá de cativar os melhores castellers (nalguns casos “roubando” aos outros) para a construção de castells, se possível os mais largos e mais altos. Esta competição obriga os jogadores a correrem riscos face à interactividade existente e ao factor sorte na angariação dos castellers.

Assim como os castells precisam de uma boa base, os jogos de tabuleiro também: e este é um bom exemplo.

Em análise


Retrato de JohnnyBeGood

Parâmetros

Dugy

JohnnyBeGood
Reviewer

Sorte

Estratégia

Táctica

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Componentes

Regras

Jogabilidade

Equilibrio

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Avaliação Star YellowStar YellowStar Yellow{#emotions_dlg.staryellowhalf}Star White Star YellowStar YellowStar YellowStar YellowStar White

Dugy

É um jogo fácil de ensinar e aprazível de se jogar, não só face ao tema, mas também face à envolvência entre os jogadores. Envolve decisões de risco, com um bocadinho de sorte à mistura.
Funciona bem com qualquer número de jogadores embora a dois seja mais estratégico e a quatro mais táctico mas, dependerá muito da agressividade dos jogadores.
As partidas são relativamente rápidas e quase não existe tempo de espera entre jogadas.
Os componentes ajudam a cativar os mais jovens, adicionando o parâmetro destreza ao jogo.
Fiquei muito agradado com este jogo não só pela jogabilidade fluida e pela interacção, mas também pelo reduzido tempo e pela cativante experiência de jogo. Se apreciam estas características, recomendo vivamente.

Retrato de JohnnyBeGood

JohnnyBeGood

Um tema interessante e bem aplicado a uma mecânica familiar.

Reiner Knizia, sobejamente conhecido por jogos como Lost Cities (Exploradores) ou Keltis (O Caminho das Pedras), usa mecanismos idênticos em Castellers para dar a conhecer uma tradição Catalã já não tão conhecida.

O resultado é um jogo relativamente simples em regras, mas com muita interacção e com tensão até ao fim - tal como nas verdadeiras pirâmides humanas.

É uma excelente alternativa como Gateway e por ser relativamente rápido, poderá servir como Filler ou como início de sessão de jogos.

Reviewer

No nosso turno, poderemos realizar uma destas 3 acções:
- recrutamos um casteller do saquinho de pano;
- principiamos a construção dum castell com um casteller previamente recrutado;
- trocamos um ou mais dos nossos castellers por um (e só um) dum adversário.
A construção de cada castell está, contudo, condicionada em três factores:
- só podem existir castellers duma cor;
- um casteller colocado por cima dum outro, terá de ter um número superior;
- ao iniciar um novo nível, não mais se poderão adicionar castellers aos níveis inferiores.
Existem duas situações que adicionam um pouco de tensão e proporcionam um grau de interactividade curioso:
- ao recrutarmos um casteller branco, que funciona como joker assumindo a cor que pretendermos, o casteller com o número mais elevado num nosso castell cai;
- a troca de castellers só pode ser feita se quem a iniciou oferecer castellers cuja soma seja superior ao número do casteller recebido.

Existem condições para atingir o final do jogo diferentes, dependendo do número de jogadores. No final só contam castells válidos (se cada tiver pelo menos 2 níveis e 4 castellers no total).

Cada base usada vale –1 ponto, cada casteller vale 1 ponto e os castellers com um fundo azul valem 2 pontos. Existem bónus para o castell mais alto (+4 pontos) e para o mais largo (+4 pontos). Quem tiver o maior número de pontos, está contratado para organizar a próxima festa dos castellers na Catalunha!