No seguimento do meu ultimo post no Bode Gueims ( https://bodegueims.blogspot.com/ ) preciso da vossa ajuda para estabelecer as categorias que vão orientar a selecção de jogos para a minha “ludoteca”, que neste momento corre o risco de se tornar uma “Colecção”.
E qual é o problema, dizeis vós espantados? O problema sou eu e a minha mania de querer ser apenas um gamer e não um coleccionador, até porque nunca fui muito dado a coleccionar coisas.
Neste momento tenho uma colecção com cerca de 70 jogos, mas que pretendo reduzir drásticamente, inicialmente para um numero a rondar os 50, e, mais tarde, para cerca de metade (24-26).
Como principios orientadores deste “downsizing” escolhi os seguintes: a) Todos os jogos da ludoteca/colecção terão de ser jogados, e com grande potencial de REjogabilidade; b) Todos os jogos da colecção deverão ser entusiasmantes; Jogando em primeiro lugar a 2, será este u numero base de jogadores que todos os jogos devem ter; c) Todos os jogos deverão ter um tema, ideia ou mecânica originais.
Aceito, no máximo, 1 excepção por jogo a estas 3 regras, desde que os jogos em questão sejam verdadeiramente excepcionais, e quero que o numero final inclua tres “slots” vazios para as novidades de cada ano.
Por fim falta-me decidir que categorias essenciais devem estar representadas na ludoteca/colecção, e para este efeito peço a vossa colaboração. Gostaria que contribuissem com exemplos de jogos e as razões pelas quais acham que os jogos X, Y e Z devem fazer parte da colecção, ou não.
Dou aqui o pontapé de saída, invocando as 5 principais categorias (baseando-me nas pesquisas estatísticas do Matthew Gray no BGGeek):
1 - Core Euro Games (jogos tipo Puerto Rico, Caylus e Power Grid)
2 - Family Euro Games (jogos tipo Carcassone, Settlers Catan e Ticket to Ride)
3 - Complex Euro Games (jogos tipo Tigris & Euphrates, Die Macher e Age of Steam)
4 - Amerigames (jogos tipo Memoir’44, Twilight Struggle e War of The Ring)
5 - Wargames (jogos tipo ASL, Hannibal: Rome versus Carthage, Paths of Glory)
A partir daqui procuro mais detalhe nas categorias, de modo a poder ter um leque de jogos que me permita ter pelo menos 1 jogo fabuloso para cada ocasião e para diferentes grupos de jogadores.
Podem aceder à minha colecção e à minha wishlist através do meu perfil, quer aqui no Abre O Jogo ou no BGGeek.