Chegei!

Meus amigos cá estamos para mais uma temporada de outono/inverno 07. As modinhas vão-se ajeitando, deixei de saber jogar jogos e de vencê-los, estou enferrujado (é verdade!) mas estou com ganas. O que sobrou das férias foram uns míseros 2 battlelines e umas centenas de vitórias taxativas sobre o #nbs#, mas no PES.

Ah. E também trago mais uns 5 quilitos acomodados num airbaig de água, malte e lúpulo (não sei bem a ordem).

E amanhã, 6ª feira 7, somos 4/5 não sei ainda. O que é que sugerem? O novíssimo Age of Empires está quente mas o Carlos é o gajo que o sabe desbundar e ainda anda por terras de sua majestade. Ou seja, não sei se trará vontade depois da viagem!

Quanto ao resto é o que quiserem. Mas sob uma condição (ou mesmo duas) quero repetir o Shogun brevemente e tenho de jogar Liberte ainda este mês. Estou ressacando!

Abraços

PS

O Carlos sempre vem? E o Luis?
Bem, isso requer um jogo à séria... que tal um DOMINÓ??!!

ehehehe, lol, agora a sério, porque ressacado ando eu (e nem tive férias). Eu pensei em várias hipóteses: KRELIN, HERMAGOR, THEBES, POWER GRID, ANTIKE, INDONESIA... qualquer um destes ia-me saber bem.

Mas também pode ser um LIBERTÉ, porque não?

BTW, bem-vindo... ;)

 

Já chexastes ?

Só para dizer que a minha equipa fabulosa derrotou copiosamente toda e qualquer equipa (mal orientada) que passou pelas mãos de um tal de Adriano...

Eu jogava qualquer coisa...

Excepto Caylus... :p

#nbs#

Oi Paulo, é uma sorte aí para a malta de Leiria, pois o Costa não parava de escrever sobre o TtR. Sealed

Acho que o rapaz está a precisar de ser reencaminhado de novo.

Em relação ao AoE já fiz uns quantos jogos e depois de muito teste proponho-vos uma pequena variação que é a que resulta melhor para o nosso grupo.

Não sei se já conheces as regras, mas na parte das descobertas, as regras dizem que quando esta não é conseguida, virar o tile novamente ao contrário e deixa-lo lá. Nós não usamos essa regra, porque além do prejuizo ser grande para o jogador que não conseguiu concretizar a descoberta (perca de uma porrada de colonos), o jogador seguinte tem uma grande vantagem em saber qual é a resistencia do tile que lá está e só envia os colonos suficientes para que a descoberta seja efectuada.

Nós usamos uma variante que acho que também dá um saborzinho histórico ao jogo e foi muito bem recebida no BGG.

Quando a descoberta não se concretiza, o tile junta-se ao molho que sobra, baralha-se e coloca-se de novo no tabuleiro, sem ninguém saber o que lá está, até pode sair o mesmo. Em termos históricos faz mais sentido, pois nessa altura quando se ia á descoberta e se falhava, só se voltava anos depois e as coisas podem mudar, a resistência encontrada podia ser igual, maior ou menor.

Aconselho-vos também a usar o setup avançado que tem um leilão.

No setup para iniciantes a zona das caraíbas já se encontra descoberta e não tem tile de exploração e tira-se a ordem do primeiro turno ao calhas o que dá logo uma vantagem ao primeiro jogador, pois é o primeiro a escolher o melhor edificio que se encontra aberto no tabuleiro.

No setup avançado as caraibas têm um tile de exploração, é mais engraçado e retira o factor sorte.

Então é assim, (está na última pg das regras), faz-se um leilão para determinar a ordem do turno, o vencedor tem o direito a descobrir as Caraíbas, ganha os pontos e o dinheiro que está no tile e coloca um colono na zona. O segundo do leilão paga metade do que ofereceu e se o bid for 8 ou mais tem direito a receber um especialista (obriga o leilão a ser superior a 8). Os outros nada.

Parece uma grande vantagem para os primeiros, mas não é. Porque o único dinheiro que tens no principio do jogo são 10 dobrões, o preço exacto pra comprar um edificio. Assim o primeiro e o segundo jogadores não vão conseguir adquirir nenhum edificio no primeiro turno. Isto faz com que as decisões dificeis que o jogo tem começem logo na primeira jogada.

Pessoalmente gosto muito do jogo, não é muito pesado, mas exige decisões dificeis e por vezes é agonizante ter apenas 4 colonos para ir á descoberta e ainda existriem tiles com uma resistencia de 5. Existe quem queira tirar esse factor do jogo virando todos os tiles de descoberta, mas para nós faz mais sentido não saber o que te espera, tal e qual os exploradores quando foram para o novo mundo.

O jogo tem 4 formas de fazer pontos (Área control, Economia, Descobertas e edificios) e a tua estratégia de jogo deve apontar para pelo menos duas delas.

O jogo é muito bom a 4 e melhor ainda a 5, porque há sempre alguém que fica agarrado. (deves reparar que área de colocação de colonos só permite até 4 com excepção da doca que leva o dobro de colonos que o numero de jogadores menos um e outras que não tem limite).

Em relação aos edificios é bom tentar conhece-los assim como a resistência de nativos que existem nos tiles (atenção ao privateers/os piratas). Eu tenho um player aid com essa informação que uso durante o jogo e que tem sido muito útil. Podes carregar aqui (se não conseguires na zona de downloads da Rede/player aids).

Último conselho, não utilizem a escala de pontos que existe em volta do tabuleiro, pois esse foi adicionado á ultima da hora e para mim é o grande problema do jogo, as peças estão sempre a cair. Recomendo que apontem a pontuação da area control que de cada era, numa folha de papel ou como eu faço, que entrego bits que representam 2 ou 6 pontos a cada jogador, e que são somados no final do jogo. Assim nunca ninguém sabe quem vai à frente a não ser na última jogada.

Pella minha experiência em jogos de 4 e 5 acontece sempre todos estarem muito juntos no final do jogo (3 a 5 pontos de diferença) e uma tartaruga lá para trás. Desculpem o testamento, mas eu gosto bastante deste jogo. se jogarem e tiverem alguma dúvida, deem-me um toque.

Vital - tm: 918570748.

Divirtam-se


--

from apple to earth

Obrigado pelas dicas, Vital. O testamento é bem-vindo. Ajuda. Vamos lá ver se é amanhã que o testamos porque hoje, sexta, o Carlos ainda está em trânsito de Glasgow para Leiria... não facilita! Ele hoje nem vem molhar a sopa.

Achas que o jogo esgalha bem a 3? Se calhar é curto não?!

Abraços

 

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

... o Caylus é um jogo muito bom.

Tu falta-te uma coisa que eu estava a evitar denunciar...

MÃOZINHAS

:P

 

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967