Clans of Caledonia, nova expansão discutida com o autor no discord

Vi isto no bgg e decidi partilhar, este autor já tinha partilhado na altura que lançou o jogo uma espécie de diário de como chegou ao jogo, e falou na inspiração, p.ex. terra mystica.

Acho que é 1 oportunidade interessante para quem gosta do jogo e quer contribuir (:


We recently created a company discord server, and we already got 437 members! The community there is very active. We post ideas for expansion content, receive feedback, the community suggests new clans, organizes online playtests etc.

So if you want to get more involved and hear more about the development of the expansion (and our other upcoming releases),
I can only encourage you to join our discord server!

2 Curtiram

Gosto do jogo e uma expansão se tornar o jogo ainda melhor é sempre bem-vinda. O problema que tenho com muitas das expansões é que quase nunca jogo suficientemente o jogo para depois estar confortável em adicionar as expansões (que por vezes melhoram mas adicionam complexidade ao jogo). Como alguém dizia, todas as expansões deveriam vir com o livro de regras do jogo base revisto para incluir a explicação das expansões

@tmgd Tenho uma opinião muito específica relativamente às expansões.
A meu ver, só deveriam existir expansões em 2 situações:

  1. Quando o jogo é um verdadeiro sucesso, tornando-se num “clássico” instantâneo, algo que não pode ser obtido num curto período (mínimo dos mínimos 1 ano, e, e…) e se torna “necessário” adicionar alguma novidade, variabilidade, um novo sabor ao já bem saboreado;
  2. Quando, na pior das hipóteses, o jogo apresenta falhas de concepção, desiquilíbrios, quebras de fluxo ou regras, ineficiências. Esta é a expansão que já nos diz alguma coisa sobre o jogo e, idealmente, não deveria existir.

Quando os jogos, principalmente nos últimos anos, são apresentados já com expansões (olhando para casos concretos dos jogos lançados em kickstarters) fico já de pé atrás.
O jogo não é completo o suficiente e precisa de uma muleta/expansão para me agradar? Alguma coisa se passa…
Querem mugir a minha já vazia carteira para poder ter acesso ao que o designers originais achavam que era o jogo completo, dividindo-o em pedaços?

Posto isto, neste caso específico creio tratar-se, claramente, de uma situação enquadrada no ponto 1, o que será um bom sinal…

1 Curtiu

acho que é mais o primeiro caso, embora tb não seja um clássico, anda ali no #50 bgg

mas já é de 2017, e são os jogadores a pedir e a sugerir novos clans sobretudo, e novas peças para o mapa, porque não são muitos. (há 4 peças com 2 lados, que podem dar até 16 combinações diferentes

também os portos são poucos visto que se usam 4 por jogo (n sei, mas acho que o total são uns 8

1 Curtiu