Clans

Há muito, muito tempo atrás saiu um boardgame chamado Settlers of Catan. E durante muito, muito tempo este boardgame era considerado o boardgame gateway para introduzir novatos nestas andanças.

Alguns anos mais tarde sai um boardgame chamado Clans. Para mim esse boardgame iria definitivamente substituir o Catan como boardgame gateway.

Clans, feito pelo Leo Colovini, é um very light boardgame. O objectivo do jogo é que as cabanas da nossa cor sejam as que tenham mais pontos. Dá até quatro jogadores.

O jogo é bonito, com muitas cabanas de madeira e um tabuleiro colorido e dividio em varios tipos de terreno.

O bom deste boardgame é que explicar e montar o boardgame demora mais tempo do que jogá-lo. Consegue-se acabar um jogo em 15 minutos, e se se tiver familiarizado com o jogo, 10 a 5 minutos, o que o torna bastante atrativo a novatos. É rápido e não se perde tempo com regras complicadas.

As regras são simples. O tabuleiro esta dividio em vários terrenos. Cada terreno tem uma cabana. O objectivo é formar grupos de cabanas movendo uma ou mais cabanas de um terreno para outro adjacente que contenha pelo menos uma cabana. Quando um grupo de cabanas estiver isolado, ou seja, que os terrenos adjacentes não tenham cabanas, pontua-se, um ponto por cada tipo de cabana no terreno.

As regras têm mais um ou outro promenor mas basicamente é só isto. Simples e eficaz, perfeito para ensinar a alguém que nunca tenha jogado boardgames.

É um light game com um tema que não pega, um very light game de facto. Não é um family game no entanto, isto é mesmo tipo-Alemão de raiz. É simples, não é pesado de maniera nenhuma e é puramente táctico, pensamos somente a curto-prazo. Basicamente, perfeito como gateway. Não dá dores de cabeça e é tão rápido que provavelmente os jogadores quererão jogar mais do que uma vez. Não tem nenhum factor de sorte também, excepto no setup onde se coloca randomicamente cabanas nos vários terrenos. No entanto, este boardgame é a definição perfeita de um boardgame abstrato, o tema é só para acompanhar.

Eu gosto muito deste jogo. Para mim, substitui o Catan como boardgame que jogo com pessoas que nunca jogaram boardgames antes. É muito mais rápido, mais movimentado e sem nenhum enfase na sorte excepto no setup, o que dará a correcta impressão aos jogadores que os boardgames tipo-Alemão devem ter e a maioria tem pouco ênfase em sorte. É um dos baordgames mais simples que tenho. Não recomendo a quem quer um Gamer’s Game, mas recomendo a quem quer um light filler ou a quem tem muito contacto com novatos e quer variar os boardgames a introduzir aos novatos.

14 de 20.

https://www.boardgamegeek.com/game/4636