Caríssimos,
Foi há pouco mais de dois anos que vim a este fórum saciar as minhas dúvidas sobre dois jogos semelhantes, pelo menos na temática, em que acabei por optar pelo Memoir'44.
Volvido este tempo e depois de bastantes jogos de MM'44 inclusive Campanha, vou "despachar" o MM'44 para terras do Kaiser e optar por algo mais "completo"!
E para essa tarefa preciso da vossa sapiência!
Como já referi, tenho um interessado em ficar com a minha colecção de MM'44. Não o estou a vender por não ter gostado do jogo, antes pelo contrário, gosto bastante do jogo... mas penso que é altura de "evoluir" para um jogo mais completo, mais denso. O MM'44 é um jogo engraçado mas é só isso. Preciso de um jogo de guerra envolvente, com liberdade táctica que não consigo ter no MM'44.
Então, e o que há por aí?!
Para além dos dois jogos que se encontram no título do tópico, existem ainda o clássico ASL, um noviço Band of Brothers e o embrião Pocket Armies. Bem como outros que desconheço por completo!
Então do que vi, o que me criou interesse/desinteresse (+ é positivo, - é o inverso; isto baseado nos vídeos sobre os jogos e respectivas reviews)?!
Combat Commander
+liberdade de Deploy. É um conceito dos jogos com miniaturas e como tal algo que me é familiar e gosto!
-ser um jogo unicamente concebido para Infantaria
+por outro lado a caracterização das unidades de Infantaria está muito bem concretizada, com Líderes, Armas Especiais, possibilidade de fazer stack de múltiplas unidades num Hex
+Objectivos Secretos
-certas acções parecem muito aleatórias, como o facto de disparar para uma unidade e despoletar um tiro dum Sniper mesmo não existindo o Sniper na mesa.
-decisões por cartas. Foi uma das razões que me causou desinteresse no MM'44, ou seja, chega-se ao ponto em que se quer tomar certas acções tácticas e não é possível porque não temos aquela carta!
-randomização por cartas. Outra razão que me levou a desfazer de um jogo como o Runewars, por causa do efeito Corey e da randomização por cartas, que à medida que o jogo avança as possibilidades de randomização diminuem.
+parece ser um jogo com boa aceitação geral e encontra-se bem cotado no Ranking
Conflict of Heroes
+Tanques, Transportes, Armas Estáticas, Fumo
+Gestão de Action Points e CAPs
+Aspecto e qualidade dos Mapas/Componentes
+Randomização por dados
+/-sistema de Dano. Parece-me engraçado mas por outro lado... acho que o - é mesmo só pela estranheza.
-cenários pré-concebidos com posições de tropa pré-definidas. Gosto do Deploy livre e este jogo parece montar cenários tal como o MM'44
-receio que tal como o MM'44 os cenários possam favorecer um dos lados, em vez de um "equilibrio".
-as unidades de Infantaria terem uma Frente e Laterais. Compreendo e estou completamente de acordo com esse factor nos blindados/veículos, mas na Infantaria?! À escala em que se joga não existe o efeito "Tunnel Vision".
-algumas cartas que permitem acções especiais
+ e um G'ANDA MAIS para 1939!! (Early War YEAH!)
E pronto... são estes os pontos que gostei e não gostei do que vi em ambos os jogos. Gostava de experimentar ambos, ou os outros que referi, antes de tomar uma decisão. Para o CC:E já tenho quem me queira convencer a abraçar esse jogo mas para o CoH ainda não encontrei ninguém, pelo menos no nosso grupo.
O que eu realmente gostava de encontrar num Wargame?!
*Randomização por dados
*Deploy Livre (dentro do espaço permitido)
*Objectivos Secretos
*Sem cartas, ou apenas cartas que servissem apenas de referência
*a possibilidade de se criar o cenário/missão a jogar, bem como um sistema de criação de exércitos para se jogar
*que permitisse reacções às acçõe e não fosse somente IGO-UGO
Eu sei que é pedir muito e quem sabe se um dia não aparece um jogo assim... mas por enquanto peço a vossa opinião, pessoal versado nos Wargames, principalmente pontos fortes no CC:E e pontos fracos no CoH, porque dos dois apesar do CC:E estar muito bem cotado e ter boas reviews não me parece que seja jogo para mim.
Obrigado e Cumprimentos,
Carlos