Como arranjar inspiração para RPGs

Ok, deixa lá começar um tema interessante.

GMs, o que vocês usam para ganhar inspiração para as estórias a fazer nas vossas seguintes sessões? O que usam como inspiração quando planeam aventuras e campanhas?

Eu, eu cá leio e leio muito, principalmente livros que estejam relacionados com o RPG directamente. Neste casso eu estou agora a re-ler as estórias de Conan pelo Robert E. Howard.

Uso também musica para ter inspiração on the spot. Uso principalmente música do género Viking Metal e Epic Black Metal, como os Summoning. Gosto também de soundtracks, e as soundtracks dos filmes do Conan (única coisa boa dos filmes IMO) dão carradas de inspiração para futuras aventuras. As soundtracks dos Pirates Of The Caribbeans 1 e 2 são supreendentemente inspiradoras.

Desta maneira ganho inspiração. Também a ganho quando estou a explorar a Serra do Caldeirão. Dá-me carradas de ideias.

E vocês, o que fazem parar conseguirem ter inspiração ou ideias para as sessões que vão GM?

Bem eu costumo ver uns filmes ou ler uns livros que tenham a ver com o tema, faço umas pesquisas na net à procura de informação ou de arte inspiradora.

Agora ando-me a inspirar muito no que raio os jogadores querem que as personagens façam ou enfrentem na história: de dilemas morais a vilões terríveis! :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

:smiley:

Um conselho, lê o Malleus Malleficarum, o livro usado pela inquisição para determinar a existência de bruxas e como lidar com elas. É um livro que leva uma pessoa a conhecer o mal mais profundo que existe nas pessoas. Se há algo evil neste mundo, é este livro.


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

Hey, :)

Ultimamente, o prep que tenho feito tem sido quase todo baseado em flags escritas nas folhas de personagem. Isto aplica-se a TSoY e Donjon. Em TSoY, em particular, as situações iniciais têm sido desenvolvidas em grupo, e depois, o prep de cada sessão é baseado no relationship map da situação e nas Keys do pessoal.

Já para D&D, tive uma altura muito prolífica de criação de background para a campanha, que me saiu mais ou menos da cabeça depois de o pessoal dizer que queria jogar "num ambiente semi-deserto, mas com artes marciais". A partir daí, a campanha em si tem progredido com lentidão suficiente para não me obrigar a desenvolver mais background (o que é mau, obviamente...)

In other words, ultimamente, não tenho tido necessidade de ir buscar inspiração a fontes externas... :/

Na minha crónica de TSoY uso como inspiração a seguinte pergunta "considerando este cenário e contexto qual é q coisa mais horrível que pode acontecer neste preciso momento?" e normalmente a resposta dita o que eu vou fazer como GM nesse momento.

De resto existe um tipo de ambiente que me encaixa sempre bem: Dark & Gritty, corrupção, mistério, horror, depravasão. Sinceramente não sei porquê (posso ser o anti-cristo) mas sinto-me sempre atraído para este tipo de cenários desde que interajo com BDs, Livros, Filmes, Jogos, etc. por isso esse género vem sempre ao de cima quando jogo.

Ok, acabei de perceber que se calhar não percebi a onda do tópico hehe. Estás a perguntar sobre inspiração para campanhas em termos de ambiente do jogo ou de planeamento de sessões e crónicas?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Depende do que a malta quer fazer… Geralmente discute-se o setting e ambiente em conjunto, mas toda a gente vai buscar a sua inspiração a algum lado :slight_smile:

A mim pessoalmente viajar é a minha maior fonte de inspiração e dá para meses, especialmente em sítios mais caóticos como Marraquexe ou Beijing. É preciso viajar-se um bocado, claro, mas por exemplo Marraquexe tá mm aqui ao lado, é mm fácil ir lá e volta-se com uma carrada de ideias indefinidas para consolidar :slight_smile:

Outra boa fonte são séries. O Lost já deu uma campanha curta de Cthulhu, o Roma tá a dar uma de Lex Arcana, a Galáctica tá a dar mta pica para uma campanha de SF :slight_smile:

Música já deu mais, mas não digo q aquele black metal sobre hordas de cavaleiros e demónios a partir tudo não dê inspiração para uns épicos de dark fantasy :slight_smile:

Agora, estas fontes de inspiração são sempre vagas, não conseguimos ir lá copiar coisas porque é tudo ou discutido entre GM e jogadores ou improvisado, mas nota-se bem a influência q tem no jogo mesmo assim :slight_smile:

Ambos hehehehe


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

Ambiente
Tal como disse em cima Dark & Gritty é o que me sai mais naturalmente com pequenas variações de acordo com o jogo, exemplificando com os meus 3 jogos favoritos:
Vampire, The Masquerade - Pegar em qualquer noção de pureza e altruísmo do ser humano e mandar janela fora, substituir por depravação e ganância desmesurada e tentar imaginar o lado mais negros do ser humano a vir ao de cima e a festejar toda a sua glória. Basicamente pensar em tudo aquilo que tu consideras ímpio e demasiado forte para a tua moral e meter isso em jogo.

Exalted - Como em cima mas em ambiente Anime hehe.

Don't Rest Your Head - Um bocado mais suave nesses aspectos mas muito mais forte em loucura. Pensa em tudo aquilo que faz sentido, seja por que leis for, para ti e considera que isso não é válido (totalmente impossível mas é um bom esforço).

Preparação
Varia de jogo para jogo e posso dar-te apenas o exemplo de duas preparações que fiz até agora:
Vampire, The Masquerade (estou a dever o post sobre isto à bué tempo.) - Falar com os jogadores para perceber o que é que eles querem fazer em termos de campanha, dominar a cidade, criar um sect novo, etc.
Criar um mapa de relacionamentos entre os vários NPCs e com os seus planos a longo e a curto prazo, considerando que todos eles são neutros perante os PCs, incorporando os desejos que os jogadores expressaram anteriormente.
Começar a crónica.
Depois disto o trabalho é muito pouco, entre e durante as sessões basta analisar o que é que os PCs fizeram, como é que isso altera o mapa (quem é que eles chatearam, quem é que eles usaram, etc.), é durante o jogo que os NPCs deixam de ser neutros aos PCs e começam a tomar posições. Não esquecer que Vampire, The Masquerade é um jogo extremamente político, por isso os sentimentos NPCs/PCs devem variar com fluidez.

Em TSoY podes ver aqui.

A melhor ferramenta (a meu ver) para se usar durante as sessões continua a ser a pergunta "Com este contexto qual é a coisa mais horrível que pode acontecer?", a resposta é o que eu (como GM) vou fazer a seguir.

Espero ter sido mais claro desta vez hehe.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Yeap, vais adorar GMing Conan! :smiley:


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

Para mim, o mais importante é a empatia com os jogadores e com o interesse que revelam nas suas personagens como parte integrante do setting.
Curiosamente, mesmo agora estou a reler Sorcerer com a possível intenção de mestrar e pergunto a possíveis jogadores que possíveis personagens gostariam de jogar :) Isso dá-me ideias do que é que se pode fazer e leio o livro já com alguma coisa em mente.

Confesso que também tento improvisar bastante e, por isso, uma boa relação com o grupo é fundamental. Preparar-me para uma sessão só é preocupante quando ainda não tenho nada com que trabalhar - como me aconteceu recentemente no meu playtesting de Shinigami. Nestes casos, agarro-me a qualquer coisa que me possa inspirar e tento encontrar rapidamente aquilo que preciso: NPCs, locais e uns ligeiros backgrounds. Era bom ter um método para estas alturas, mas vou-me safando e a experiência também ajuda.

ler coisas que aconteceram historicamente e dar-lhes um twist ...

seja acrescentar-lhe um toque de fantasia, seja adapta-lo a outro periodo diferente... umas horitas a pesquisar em livros ou na wikipédia por auto recriação acabam sempre por render muita informação EXTRA!

Outra coisa que me inspira é andar a pesquisar por miniaturas que não conheça... às vezes uma imagem traz uma data de ideias à cabeça :D

Viajar tb me dá ideias brutais... lembro-me agora do "alto das bruxas" que me veio à cabeça quando andei a visitar o castelo de montemor

E METAL dá inspiração a tudo! \m/

Yaaaa Phtagnn!!

Word!