Como começar a jogar Dungeons and Dragons?

Ultimamente tenho querido começar a jogar Dungeons and Dragons. O problema é que não sei como. Devo começar pela quarta edição ou pela 3.5? Onde posso comprar o material que preciso e que material preciso? É boa ideia tentar ser o DM no meu primeiro jogo, num grupo em que ninguem alguma vez jogou? Essencialmente preciso de um guia de principiantes, desde de o que comprar a como fazer os jogos.

Outra dúvida que tenho é se existe material em portugues. Não tenho problemas com o inglês mas traduzir o conteudo dos livros perde um pouco do apelo (Ancient Dragon soa bem, mas Dragão Ancião nem tanto...) durante o jogo. Se esse material estivesse traduzido por alguem competente (i.e. não eu) talvez soasse melhor quando gritado apôs sair um 20 num d20.

Para além disso, dúvido que um livro sobre dragões de 250 páginas consiga ser traduzido eficazmente. O que me leva à dúvida: todo o material produzido pela Wizards é traduzido? Ou apenas algum?

Enfim, no geral preciso de dicas. A 4ª edição parece-me simples portanto talvez devesse começar com isso.

Logo à partida, tens no abreojogo dois fóruns que te podem ajudar: um destinado a D&D e o "Iniciados e Mestres", uma secção dedicada exclusivamente a ajudar todos os actuais e potenciais DMs e mestres-jogo em geral.

Quanto ás tuas questões, na minha opinião, o mais importante é começar, seja com que edição for. A minha recomendação, no entanto, vai mesmo para a quarta edição. Não é necessariamente mais simples, mas certamente é mais coerente e fácil de aprender. No concreto, poderei tentar responder a qualquer dúvida de regras que tenhas. Em relação ás outras edições, este site tem outros especialistas :) que decerto também te poderão ajudar.

A compra de material de D&D - ou de qualquer RPG em geral - dispõe de pouca oferta a nível das lojas locais. A hipótese mais certa é uma simples encomenda da Amazon (eu comprei lá os três corebooks de D&D4Ed por cerca de oitenta euros). De qualquer forma, eu pessoalmente não conheço o panorama actual das lojas em Lisboa em termos de material para roleplay.

É uma excelente ideia tentares ser DM para um grupo de principiantes. O teu post mostra iniciativa e vontade, todos os ingredientes necessários para desempenhar o papel de mestre-jogo. Ao mesmo tempo, podes tentar entrar em contacto com outros grupos que joguem e, no mínimo, assistir a uma sessão para ter uma ideia concreta de como as coisas se passam.

Em relação ás traduções, todo o material de roleplay da Wizards tem vindo a ser lentamente traduzido em português do Brasil (e em Espanhol). Parece que é díficil arranjar material importado do Brasil, mas isso é uma questão a colocar á Devir, a distribuidora que lá faz as traduções e que também trabalha em Portugal. A verdade é que, cá em Portugal, todos os roleplayers se desenrascam contando apenas com o material em inglês.

Ainda dizem que o hobby está a morrer! Qual carapuça, venha daí pessoal com vontade de jogar!

E.T. (em abreviatura a Ethereus), para quem está à procura de começar com D&D, talvez 4ª edição seja o mais recomendado. Pensa em 4.0 como a versão simplificada, e em 3.5 como a versão "extended". Tongue out Não sei se a classificação é a mais adequada de todas, mas dá para ter uma ideia. Além disso, é mais fácil adquirires material de 4.0 e entrar nas regras.

Em Lisboa o panorama está um bocadinho feio... Há uns anos eu dir-te-ia: "Venham ter à loja X no dia Y e eu mostro-vos como se joga!". Só que neste momento, não existe loja X... Frown A Runadrake fechou portas, e a Devir já não vou lá há tanto tempo que já não sei muito bem como é que aquilo está, mas o espaço para jogo era praticamente inexistente...

Eu não sou versado em 4.0 (experimentei no Verão, o meu grupo não gostou, e deixámos de lado), mas se te/vos puder ajudar dentro do meu tempo algo limitado, terei todo o gosto.

Era melhor se conseguisses ter uma ideia de como funciona o jogo antes de te aventurares a ser DM. Muitos de nós (eu incluído) não tiveram essa chance, e para começarem a jogar tiveram que "se atirar de cabeça", mas acho que era uma mais valia para vocês se conseguissem trocar alguma experiência com pessoal mais veterano.

Nota: estou a assumir que tenhas mais alguns amigos interessados em aprender a jogar, mas de facto no teu post nada indica isso... (?)

Quanto ao Inglês/Português... Want some advice? Go for the English...

Se quiseres trocar algumas ideias, manda-me uma mensagem. Eu como moro na área de Lisboa, tendo disponibilidade, posso ajudar um bocadinho, e sempre estou mais à mão do que o Rick, que está no Porto. Smile

---------------------------------------------------------

"Blog" https://balazanar.blogspot.com/ "D&D" https://jrc589.googlepages.com/

Sim de facto a 4ª Edição deverá ser,hoje em dia, a mais indicada para começar a jogar D&D.

Aconselho também a dar uma vista de olhos no D&D Starter Set.

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

O facto de não teres decidido se optas pela edição 3.5 ou pela 4.0 significa que ainda não te empenhaste em nenhuma delas (mesmo em termos financeiros, presumo). Por isso é bom que leves em consideração o facto de existirem alternativas. De facto, há jogos mais simples e amigáveis para quem quer começar a jogar. A minha sugestão pessoal é o:

Basic Role Playing da Chaosium. Aconselho-te a comprares a versão pdf e depois subdividires o livro em fascículos (foi o que eu fiz e posso dar umas dicas). O sistema de jogo tem mais de 30 veneráveis anos de desenvolvimento, cobre muitos mais géneros e estilos do que o DD, é muito mais conciso, flexível e fácil de apreender e tem muito mais material disponível de alta qualidade - quer dizer, material disponível que não precisa de ser convertido de edição para edição. Vai-te sair bem mais barato do que o DD.

Como qualquer jogo precisa de campanhas ou cenários para além das regras básicas, só te posso recomendar que compres a campanha Griffin Mountain. Concebida originalmente para o universo Glorantha do antigo RuneQuest (o pai do BRP), pode ser jogada de forma directa com o BRP. Apesar de ter quase 30 anos, é ainda uma das melhores campanhas alguma vez publicadas.

Se o que queres mesmo é entrar no universo dos rpgs com o menor custo e da maneira mais simples outra opção é o Revised Mazes & Minotaurs do Olivier Legrand. É um jogo em formato pdf gratuito que tem imensos materiais já disponíveis. Tem uma forte veia satírica de falso DD mas para além da ironia está um grande jogo, simples e muito jogável. Para teres uma ideia mais precisa vê a minha crítica do M&M original em https://www.rpg.net/reviews/archive/12/12092.phtml e uma crítica da versão Revised em https://www.rpg.net/reviews/archive/13/13692.phtml. Podes obter o jogo em https://storygame.free.fr/ (vai à página do Mazes & Minotaurs; há no sítio outros jogos excelentes como o Age des Héros).

Como é evidente, há aí muita gente que te vai dar outras sugestões e pode ser que optes pelo DD pelo único facto de ser o jogo de que ouves falar e que encontras à venda em Portugal. Nesse caso a melhor versão, do meu ponto de vista, é o DD4, mas olha que não joguei nenhuma delas.

Sérgio Mascarenhas

Concordo que o Basic RPG da Chaosium é excelente. E é muito modular, ou seja, podes adicionar e remover partes do sistema conforme queiras mais ou menos complexidade. Mas já que falamos em alternativas, não posso deixar de salientar o Savage Worlds da Pinnacle. É um livrinho com umas meras 160 páginas em tamanho de bolso e que custa cerca de 7 libras. É um sistema muito acessível e simples mas que permite um certo grau de complexidade das personagens e dos combates. A ideia por detrás do sistema são os três FFF (Fast, Furious and Fun). Já o experimentei com The Savage World of Solomon Kane e estou a preparar uma conversão do Conan RPG e sinto que o sistema permite fazer practicamente tudo, sem grande trabalho de preparação, sem que nos obrigue a ler 400+ páginas de regras e é, neste aspecto, o que eu mais aconselho actualmente a quem quiser experimentar um roleplay (depois logo partirás para sistemas mais complexos).

O site da Pinnacle tem bastantes downloads grátis a começar pelas Teste Drive rules (para experimentares o sistema antes de comprares), Wizards & Warriors (uma demonstração das regras em fantasia com uma aventura e personagens) e literalmente pilhas e pilhas de one-sheet adventures (cenários pré-criados que ocupam uma página e se jogam numa tarde). Os fóruns são muitos amigáveis e todos se dispõem a esclarecer todas as dúvidas que tenhas.

Depois de ter jogado 6 sessões, eis as vantagens do sistema:

  • Regras simples (livro de bolso)
  • Nenhum bookkeeping em termos de combates. E quando digo nenhum, é mesmo nenhum. Não é necessário apontar quem perdeu quantos pontos de vida, quem está onde, quem já fez o quê, quem age primeiro, etc.
  • Sistema convertível a practicamente tudo. Basta dar uma vista de olhos pelo site para ver a quantidade de settings já criados desde fantasia (Sundered Skies, Solomon Kane), super-heróis (Necessary Evil), ficção-científica (Slipstream) e muitos outros.
  • Bastante suporte não só por parte da Pinnacle como de terceiros. O objectivo seria criar um sistema tipo OGL que permitisse a terceiros criarem os seus settings.
  • FFF (Fast, Furious and Fun), os combates são rápidos, a resolução de skills é rápida, a criação de personagem não demora mais de 15 minutos e, por conseguinte, rápida, é tudo muito rápido.
  • Preço acessível (6 libras mais portes de correio): www.leisuregames.com


“You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"

..voto em favor das alternativas apresentadas, seja BRP ou Savage Worlds, no sentido de serem RPGs mais fáceis de aprender do que D&D e, de certo, mais económicos. No entanto, acho que foste bastante claro em começar por dizer que querias jogar Dungeons & Dragons. É porque tiveste já um primeiro contacto com as novelas ou com as miniaturas?

…Parece-me que ele está a querer começar jogar Dungeon & Dragons, mesmo! …Senão lá ia eu apresentar os meus favoritos ou até outros projectos de tradução. :stuck_out_tongue:

Pois, boa pergunta Rick, já agora como é que conheceste o jogo, Ethereus?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim /ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG! / "Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Olá a todos

Gostava de saber onde é possivel ir para alguem me ensinar a jogar D&D.

Tenho o Starter Set 3.5 tenho o livro dungeon master e tenho muitos e-books da 3.5 e 4 ed.

Mas gostava de jogar com alguem que saiba.

Obrigado.

[quote=metalmarcio]Gostava de saber onde é possivel ir para alguem me ensinar a jogar D&D.[/quote]

Podes começar por te inscreveres no grupo de Roleplayers - Lisboa aqui do site e veres se se passa alguma coisa perto de ti.

Boa tarde Márcio.

Embora eu já não jogue D&D (pessoalmente prefiro o RPG de L5R) terei todo o gosto em ajudar-te e ensinar-te o que precisas. :) Eu não tenho muita experiencia com 4ª edição porque só joguei com 2.0, 3.0 e 3.5, no entanto tenho vários amigos que jogam em 4.0 regularmente caso seja necessário.

De qualquer maneira se quiseres e tiveres interessado podemos nos encontrar ás 4ªs feiras na Magic Pool (noite dos boardgamers em Lisboa) e falarmos mais sobre isso.

Mais alguma questão estarei ao teu dispor.

Strilar / Nuno Carreira