Olá!
Gostava de entrar no mundo dos RPG's e não sei como começar.
Há algum grupo na zona da Guarda que esteja disposto a ensinar um noob?
Olá!
Gostava de entrar no mundo dos RPG's e não sei como começar.
Há algum grupo na zona da Guarda que esteja disposto a ensinar um noob?
Benvindo André vieste ao sítio certo, mas acho que aqui tu és o primeiro roleplayer da zona da Guarda Não sei se temos cá alguém em Aveiro, pois só conheço mais o pessoal que está em Braga ou cá no Porto.
Na pior das hipóteses, talvez possas aparecer a um dos encontros nacionais, sendo que os próximos eventos já anunciados vão ser em Leiria e em Coimbra.
Bem, eu e muitas outras pessoas que conheço começámos com um grupo de um! E olha que na altura nem havia a net onde colocar estas questões.
Como começar então? Tens uns poucos de amigos tentados a experimentar o rpg? Essa é a primeira questão. se Tens, já percorreste 90% do caminho. Se não tens, há alguém (amigos, colegas, familiares) que penses conseguir convencer a experimentar? Se tens, são 50% do caminho percorrido. E lembra-te que quando eles aceitarem passa a 90%. E olha que basta um!
A segunda questão é qual o jogo. Primeiro, experimenta obter um - ou mais - jogos gratuitos. Procura jogos bem testados e com o pacote completo: regras e cenários introdutórios. A maior parte das editoras comerciais dispõem de sistemas gratuitos para download na net com regras introdutórias (quickstart, lite ou expressão equivalente).
Mas que jogo em concreto? Aqui cada pessoa te vai dar as suas sugestões - eu dou as minhas. Aponto para dois:
O Basic Role Playing (BRP) da Chaosium. É um dos sistemas mais antigos, mais testados, mais estáveis que existem no mercado. Tem uma excelente edição Quick Start que podes obter no site da empresa, www.chaosium.com. É um pdf com as regras básicas (o que no caso do BRP é quase tudo) e com vários cenários curtos de introdução.
Um jogo de fantasia «clássico» e com muita classe que só existe em versão gratuita, o Mazes & Minotaurs. É uma brincadeira muito séria em torno do incontornável Dungeons & Dragons. Podes obtê-lo em https://storygame.free.fr/. Nota que neste caso para além do jogo está disponível todo um vasto conjunto de materiais, todos gratuitos, que te permitem alimentar muitas horas de jogo. No mesmo sítio, storygame, encontras vários outros jogos gratuitos, a maior parte deles em francês, é verdade. Mas aí encontras jogos para universos de fantasia que são clássicos no seu género: A Terra Média do Tolkien e o mundo de Citizen Kane de Howard.
Bom começo!
Sérgio Mascarenhas