Como é o NWoD ?

Alguém me pode dizer o que acha do NWoD eu gostava bastante do OWoD (especialmente do WtA, MtA e CtD) mas passei para o Exalted depois daquela coisa toda do Time Of Judgement.

 

O que tem de diferente os novos jogos?

 

Mudaram a interacção entre os vários grupos?

 

Como é o novo sistema?

Eu só posso falar de Vampire:the Requiem que é o unico que tenho e joguei, mas as regras são iguais para todos. A meu ver eles tentaram simplificar o combate, talvez demais. Antes rolavas Hit, o adversário podia rolar Dodge/Parry, rolavas dano e o adversário rolava soak. Agora o atacante rola uma vez e tá feito. O ambiente assim está mais letal. As dificuldades são mais simplificadas, tipo Exalted, sempre diff8 no dado, penalties são menos dados. Parece minimalista mas funciona muito bem, comprovado por mim e pelos meus.

Em termos de ambiente, eles simplificaram muito os grupos. Enquanto que antes tinhas mais de uma dezena de clan/tradições/tribos/kith diferentes, agora tens 5 clans/breeds/tradições e depois tens mais 5 seitas/whatever com as quais podes combinar livremente. Os grupos são mais abertos, mais acessiveis mas não menos violentos. Antes tinhas sempre uma facção contra outra, agora tens 5 ao barulho. 5 clans pode parecer pouco mas podes combinar mais tarde com outras coisas, podendo até fazeres as tuas proprias personalizações, o que antes não estava bem definido.

O principal choque para um jogador OWoD é que não há canon. Não há livros que digam "isto é assim e acabou-se". Eles frisam que o jogo é do ST, e que ele tem toda a liberdade de fazer o mundo como bem entender. Na minha opinião é bom e mau ao mesmo tempo. Bom porque pode haver surpresas a toda a hora, os jogadores nunca chegam a saber mais de NPCs e plots do que o ST, mas mau porque há uma falta de familiaridade com o resto do mundo. Há novels e sourcebooks, mas as novels não sao tidas como exemplos a seguir, e sourcebooks são muito vagos em termos de história/s.

É um bom jogo, com muitas arestas limadas. Vê-se que agarraram no jogo antigo e aplicaram todas as lições que aprenderam. Tem coisas diferentes, mas o gostinho acaba por ser o mesmo. Eu antes era muito fã de VtM e agora só quero VtR! E de certeza que se conhecesse os outros mundos também faria a transição.


Light allows us to see, Darkness forces us to create...

 

Obrigado The_Watcher

Alguém poderia dizer-me como são os outros jogos ?

Tal como o Watcher, a minha experiência com o nWoD vem basicamente de Requiem, com uma já extensa campanha, mas já tive uma oportunida de espreitar os outros livros, nomeadamente Werewolf e Mage.

Aquilo que o Watcher disse aplica-se também aos outros jogos, ou seja, os developers tiveram todos a mesma intenção ao abordarem uma nova perspectiva para cada um dos templates sobrenaturais: trazer o terror e o drama pessoal de volta; tornar as regras mais "aerodinãmicas"; restringir menos o ambiente com oficial canon e possibilitar a cada personagem tomar mais escolhas e definir a sua personalidade.

Se é verdade que conseguiram fazer isso em Requiem, não sei até que ponto cumpriram esses objectivos com os Forsaken ou os Awakened. Dá-me a ideia que os antigos fãs de Werewolf devem ter ficado reconfortados com esta nova versão, enquanto que o novo Mage deixou mesmo cair alguns elementos do setting anterior e partiu para uma abordagem mais neo-pagã-atlãntica que, pelos menos a mim, desagrada.

Outra novidade é que o livro base de nWoD é stand-alone, ou seja, podes simplesmente comprar só esse e jogar com mortais que tomam consciência das sombras do oculto e do sobrenatural. Mas isso suponho que já sabias.

Império RPG