Como é que isto funciona?

Texto:

Tenho andado curioso com este jogo (o facto de sempre que entro na Runadrake haver milhentas cartas expalhadas pela mesa tem ajudado a isto) o que talvez queira dizer que se calhar o vou experimentar, mas antes disso queria esclarecer umas quantas dúvidas técnicas em relação a ele:

- Quanto é que o jogo requer em termos de investimento financeiro? ou seja é algo para o qual tenha que estar constantemente a comprar cartas (investimento alto) ou nem por isso (investimento baixo)

- Quantas expansões (tipo Magic) contumam sair anualmente?

- Número mínimo de jogadores envolvidos num jogo para ser funcional?

- Tempo médio de duração de um jogo?

Acho que por enquanto é tudo, obrigado.


Ois RPL, espero que estas respostas te recrutem para as nossas hostes, e que contemos ctg nos proximos tempos:


Investimento: muito baixo, com 2 decks iguais ou do mesmo clã ficas com um deck pronto para enfrentar quase todas as mesas.É o jogo mais barato do mercado, com decks a 10€ e boosters a 3,50€ aproximadamente.

Expansões: 2 por ano. Sim, tão poucas. E não costumam ser muito grandes. Há anos em que saem 3, mas essa terceira é mais pequena, por isso n tens que abrir muito os cordões á bolsa.

Jogadores: normalmente fazem-se mesas de 4 pessoas. É um jogo optimo em multiplayer mas péssimo em one-on-one. Normalmente na Runadrake há mesas de 5 pessoas que é um numero bastante bom. Mais do que isso o jogo torna-se muito demorado.

Duração: um jogo de 4 pessoas vai para 2 horas, e com mais gente vai para 3h. Quando se está a começar pode ser ainda mais longo, porque os novatos passam mais tempo a rever o turno. Pode parecer longo mas é bem empregue, o numero de jogadores novos provam isso.


Light allows us to see, Darkness forces us to create...

 

1) Isso é muito fixe e extremamente apelativo. Existe diferenças entre os clans que se escolhe? replicam o RPG e cada baralho (de cada clan) tem uma apetencia especial qualquer? se sim quais são as de cada clan?

2) Cool;

3/4) Isso é que já é pior, percebo que se enquadre bem no ambiente de manipulação e jogos de bastidores do RPG, mas para mim é muito tempo de jogo que sou capaz de não ter disponível.

Sim, cada clã tem as suas maneiras de fazer as coisas, alguns têm muitas possibilidades diferentes, outros só conseguem fazer bem 1 ou 2 coisas.

Decks principais: Combate (que focam muito em eliminar os vampiros dos adversarios de modo a controlar a mesa); Bleed (que fazem acções só para tirar vida á sua presa; dentro deste tipo há os Stealth&Bleed que fazem passar as acções com muito stealth, os Power-Bleeders que não têm stealth mas qd passa um bleed é logo por muito, e o Tap&Bleed, que têm maneira de evitar que os vampiros da presa tentem sequer bloquear); Politicos (que usam acções politicas e tiram partido dos votos dos vampiros para dar dano, ganhar vida e controlar a mesa); Wall (que focam principalemente em ter muito intercept e tentarem bloquear todas as acções da mesa); e o Toolbox (que tentam ter um pouco de tudo mas nunca conseguem fazer algo muito bem, é a estrategia mais fraca).

Os 13 clãs estão representados no jogo, e ultimamente foram adicionadas as bloodlines mais famosas, e 4 Legacies dos Kindred of the Ebony Kingdom. Como é muita coisa para estar a dizer o que cada um faz, seria preferivel que escolhesses uns clâs da tua preferencia, e depois aqui o pessoal dizia-te as fraquezas e forças dos decks que podes fazer. (a não ser que mais alguém se queira dar ao trabalho de fazer a lista de clãs e decks q estes podem fazer)


Light allows us to see, Darkness forces us to create...

 

Os meus clans favoritos sempre foram (por ordem): Ravnos, Nosferatu e Malkavian.

Tirando os Toolbox os outros baralhos são equilibrados entre si? ou seja há algum baralho que seja melhor do que os outros todos, ou onde um tem uma vantagem tem também uma desvantagem que pode ser explorada por outro baralho, o que mantém as coisas equilibradas.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

  • Ravnos: Faz bons decks de Wall e poderá safar-se com algum bom de combate. Animalismo e Fortitude fazem combate, Animalismo e Chimerstry fazem intercept, Chimerstry faz lock a vamps e dá modificadores a acções. Já vi uns bons decks de Ravnos com Dominate mas é mais raro. Deck muito dificil de começar agora porque a ultima ediçao em que sairam foi Final Nights e está esgotada há tempo. Qualquer dia reeditam e fazes se estiveres interessado. Há variações maradas só com Chimerstry para bloquear o jogo dos adversarios (vira os vamps e n deixa desvirar) e lentamente desfazer a vida dele.
  • Nosferatu: Normalmente vejo-os com decks de combate, graças ao Animalismo e á Potence. Dão muito dano mas não conseguem prevenir nenhum de volta, o que os torna vulneraveis. Conseguem fazer um Wall limitado. Nas variações estranhas, já vi politico com Presence.
  • Malkavian: O melhor para qualquer jogador começar. Stealth & Bleed puro, muito fácil de jogar e que facilmente ganha mesas. Obfuscate e Dementation dão muito stealth, Auspex providencia defesa contra bleeds. São é muito fracos em combate, pois nenhuma destas disciplinas tem coisas que os safam sem problemas. Se quiseres começar aconselho-te experimentar este. Nas variações estranhas já vi combate com armas e Obfuscate, ou o deck que tirava disciplinas aos adversarios para depois se poder ir espancar sem problemas, ou o deck que bleeda no turno dos adversario (bem antigo este).

Como cada deck tem os seus pontos fortes, há outros pontos que serão fracos. Mas no final de contas, o que interessa é aonde tu calhas na mesa, e que tipo de agressão vais ter em cima. Stealth&Bleed cai facilmente contra combate focalizado e Walls com muito intercept. Combate cai contra politico e Stealth&Bleed se não se mexer. Politico morre contra Wall e bons decks de Combate. Wall aguenta-se razoavelmente mas é preciso saber-se gerir tudo muito bem pois tem pouca maneira de ganhar rapido. Se deixa os adversarios crescer muito nunca consegue apanhar.
Light allows us to see, Darkness forces us to create...

Muito obrigado pelas dicas, só não percebo uma coisa, porque é que os Nosferatu, tendo obfuscate no RPG não o podem usar para se defender como os Malkavian?

O jogo parece-me muito fixe, equilibrado e barato (o mais importante hehe), só tenho mesmo pena pelo tempo de jogo que leva, sinceramente acho que não consigo arranjar 2h para estar a jogar cartas durante a semana, só se fosse aos sábados e domingos de manhã hehe.

De qualquer maneira sou capaz de comprar um deck só para matar a curiosidade.

O Obfuscate salvo erro é mais usado para stealth o que não é bem uma defesa.

Uma coisa importante que não foi dita aquié que tu podes jogar actualmente Vampire com qualquer edição (Até a primeira chamada Jyhad desde que tapes o verso das cartas) ao contrario de magic... Claro que isso depois dá asas a uma errata de uns bons MB em txt mas pronto, é benefico para quem joga porque não precisas de gastar rios de dinheiro naquilo.

Investir neste jogo está a tornar-se cada vez mais atraente.

Não existe nenhum módulo ou modo de jogo que seja mais curto em termos de tempo?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Eu hoje fiz duas mesitas, uma de quatro pessoas que durou hora e meia, e outra de três que deve ter durado uma hora. Se fores com mais malt, demora mais, mas depende sempre da mesa.

A grande vantagem, e isto digo eu que ja joguei muito ano magic, é que jogando uma boa mesa de Vampire ficas saciado, nao ficas com aquele sentimento vazio de Magic, em que so ao fim de N jogos por dia achas piada.

Em termos de “saciar” é mais quase um boardgame.

Domingo passado o Phillip explicou-me na Runadrake's como é que isto funciona, em termos de jogo propriamente dito, e experimentamos um face-a-face eu com um deck de Nosferatu e ele com Ventrue.

Gostei da experiência e acho que vou começar a construir um deck de Nosferatu, sei que já não existem pré-feitos e por isso devo demorar mais um bocado até estar minimamente pronto, de qualquer maneira é por ai que vou enverdar.

Estou também a pensar na virtude de comprar ou não o Players Guide do VTES, acham que é algo que vale a pena? a principal razão é ter ficado +/- a perceber bem como é que um deck de Nosferatu deve funcionar, mas não o de Ventrue, este livro ajuda a perceber o que se pode fazer com os vários clans e os vários tipos de baralho?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Eu pessoalmente não comprei e vou aprendendo perguntando a pessoas como o Phill. Os tipos de deck não são dificeis de perceber e em ultimo caso tens sempre o site www.thelasombra.com por exemplo onde podes encontrar bastantes artigos sobre VTES logo não acho que devas gastar o dinheiro no livro, gasta antes num pre-feito e vai jogando com ele para ires treinando enquanto constrois o teu deck.