Local e momento: Cerca do meio-dia de hoje naquela loja do 2º andar do Colombo perto dos cinemas que vende jogos, bd, revistas e merchandising. Convém referir que os jogos estão em exposição a 1m do balcão da loja, mesmo em frente ao lojista.
Quem: Eu, a empregada da loja e uma família composta por mãe, avó e neta.
A mãe: Estes jogos são tão giros.
Diz isto claramente sem saber nada dos jogos. Após alguma esitação dirige-se à empregada e pergunta-lhe pelos jogos. Evasivas da empregada que não menos claramente é totalmente ignorante sobre os produtos que está a vender.
A mãe, de novo voltada para os jogos: São tão giros. São jogos de computador?
Aí eu tive de intervir. Olhei para os jogos e recomendei vários. A mãe e a avó estão fascinadas. A mãe não para de dizer que são muito giros. Pergunto se é para rapaz e ela diz que é para uma rapariga de 12 anos. Recomendo o Carcassonne. Depois menciona uma menina mais nova. Recomendo o Heck Meck. Fala do primo. Lá vai o Carcassonne Hunters & Gatherers. A avó gosta muito de Alhambra e está fascinada com o jogo do mesmo nome.
No fim elas saíram dali com os dois Carcassonnes, o Alhambra e o Heck Meck, pelo menos. Não vi se levaram também o Catan. Mesmo ao sair meti-lhes na mão a caixa de introdução do DD4.
A minha impressão é que elas compraram pelo menos 100€ em jogos mas podem ter comprado mais.
Porque eu lhos vendi. A lojista, atrás do seu balcão, não tinha vendido uma caixa, demasiado preocupada com revistas que valem 3€.
E nem teve a decência de me agradecer, apesar de ter assistido a toda a cena que decorreu a menos de 2m dela.
Devo dizer que isto me deixa danado. Eu voltava a fazer o que fiz para promover o hóbi e ajudar pessoas que têm interesse e querem comprar jogos. Eu vi que aquela mãe vai dar os jogos aos filhos e sobrinhos e vai acabar a jogá-los. Se ela gostar deles vai tornar-se compradora habitual.
Um destes dias em que tenha tempo passo lá e vou falar com o dono ou gerente e dar-lhe uma descasca das grandes.
Sérgio