Como (não) vender jogos

Realmente percebo-te quando dizes que os encontros são para jogar e não para divulgar. É verdade que a maior das vezes, as pessoas que aparecem são trazidas por um conhecido, mas posso garantir-te que é divulgação dissimulada: esse é o momento do anzol . A grande questão é a sua reacção depois:

- Ou não voltam a pegar no assunto porque não acharam grande piada, e/ou não querem encaixar isto na sua vida. Talvez ainda voltem a fazer mais umas tentativas...

- Ou tornam-se pessoas que começam a adquirir jogos, e dar a conhecer a mais pessoas (e talvez até traze-las). (REPEAT LOOP)

Em qualquer um dos casos, e dado o espirito dos grupos abertos a todos os participantes, as pessoas perdem parte do preconceito ao hobby ("o meu amigo não é assim tão maluquinho e não é o único"), e quem sabe um dia numa montra, apontam para um jogo e o comprem/recomendem para alguem: isto é divulgação/informação! E sei por experiencia que é isto que acontece.

Relativamente ao abreojogo, nos encontros de Lisboa já apareceram algumas pessoas vindas daqui (e chegaram aqui a partir de buscas na net). Por isso nesse aspecto ajuda na divulgação: talvez para ti seja pouco, mas ainda assim... divulgação.

Mas não é essa a maior arma do abreojogo: por ser onde muitos divulgadores se encontram, torna-se um veiculo de comunicação muito rápido e acessivel, para trocarem experiências, ajudar a aprender o que resulta e o que talvez não resulte. A cada dia que passa, aparecem mais pessoas com opiniões formadas (cada opinião no seu diferente tom de cinzento), pessoas que se tornam membros mais activos na comunidade, dispostos a participar em acções de divulgação, em pensar em iniciativas,.... No fundo ajuda a aparecer cabeças conscientes, e com tantas opiniões diversificadas, haveremos de encontrar um caminho menos mau (que nunca irá ser o ideal para todos).

Não é um processo rápido, mas o crescimento bem visivel em número de participantes, indica que é em boa parte graças ao esforço dos maluquinhos (ajuda sabermos que o nosso peixe é de qualidade).

Naturalmente que fica ao criterio de cada um o grau de crescimento que pretende para o seu hobby. Crescer vai de certeza.

Obrigado pelo lançamento do tópico, pois estas discussões ajudar-nos-ão a saber as diferentes opiniões sobre as muitas vertentes do hobby. Achei-a muito elucidativa.