Como organizar um encontro?

Moro num região onde há poucos (ou nenhuns) jogadores nem onde comprar jogos (Celorico da Beira - Guarda) e gostava de promover o hobby e encontrar outros aficcionados dos jogos de tabuleiro (e RPG também). Para isso, lembrei-me de promover um encontro e gostava de ouvir algumas dicas do pessoal mais experiente.

As minhas dúvidas, por agora são:

- É preferível fazer um encontro pontual, um encontro regular ou partir já para uma espécie de mini-CON?

- O pessoal de fora costuma aderir a estes eventos fora dos grandes centros urbanos?

- Há por aí pessoal da região para colaborar?

Quem puder dar umas dicas de como fazer uma coisa destas eu agradeço.

Na minha opinião, a "fórmula de sucesso" é promover um encontro regular num local público onde qualquer pessoa possa aparecer e jogar mesmo que caia lá de pára-quedas. Com as maravilhas da interneta, em princípio o problema não será a falta de jogos, será a falta de gente. Mesmo mantendo a atitude de abertura a qualquer pessoa que apareça, é sempre preciso ter duas ou três pessoas verdadeiramente regulares que estão lá a manter a chama acessa. A ideia é que, aconteça a acontecer, aquelas terças à noite ou tardes do primeiro domingo do mês são sagradinhas para que haja sempre jogatina.

No entretanto, é bom assinalar estes eventos com alguma promoção e discussão do que se vai jogar e daquilo que já se jogou. Os grupos que qualquer pessoa pode criar aqui no AbreoJogo enviam um e-mail a todos os membros sempre que algum tópico é neles colocado. Isto permite manter aquele buzz do "atenção pessoal, amanhã há jogatina!" e vai criando um histórico do "ena, tanta coisa que já jogamos".

O problema é mesmo esse, a falta de jogadores. Eu jogo com a minha mulher e tenho alguns jogos, por isso já somos dois e temos jogos para experimentar (Carcassone, Ticket to Ride Europe, Stone Age, p.ex.), mas penso que será difícil encontrar um local que nos deixe fazer isso sem garantia que apareça gente.

De qualquer maneira continuo à procura de mais alguém para haver um grupinho base.

Já é um começo teres alguns jogos e pelo menos serem duas pessoas.

A forma mais rápida para começar é convidares os teus amigos, filhos (caso os tenhas), sobrinhos para jogar :)

Outra das hipóteses é convidares as pessoas via Facebook (local onde agora está toda a gente).

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Boas

Antes de mais os meus parabens por tentares criar um grupo por aí.

Faço parte de uma associação que realiza encontros em Bragança, ou seja estaremos a falar de uma cidade do interior e imagino que de tamanho ainda superior a Celorico da Beira de onde és.

Em Bragança tem sido complicado e começou-se um pouco por convencer a amigos a aparecer de vez em quando aparecem algumas pessoas, mas é muito dificil que apareçam em todos os encontros.

Já se usaram cartazes, anuncios em jornais, rádio local, divulgação com entrega de pequenos jogos em outros eventos nossos e se bem me lembro quase todas as pessoas que apareceram são ou meus amigos, ou amigos e conhecidos de amigos meus.

O meu conselho é que tentes cativar amigos, nem que para isso tenhas de começar por jogos mais simples e tentar cativar crianças (muitos jogos consegues por a jogar facilmente crianças de 8 ou mais anos e os pais ao mesmo tempo).

Quanto a local penso que um cafe não tera muito problema que ocupes uma ou duas mesas desde que não seja um sitio que esteja sempre cheio.

Mas se conseguisses um local mais "publico" tipo um shooping, mercado municipal ou algo assim do genero talvez cativasses as pessoas.

A nossa organização tem por base uma associação, por isso tem alguns fundos por trás mas sinceramente os fundos de pouco ou mesmo para nada serviram.

https://videos.sapo.pt/carnepcanhao